SóProvas


ID
63238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto às diferentes técnicas psicoterápicas.

A terapia comportamental baseia-se em alguns princípios e teorias da aprendizagem para explicar tanto o surgimento como a eliminação de sintomas psicopatológicos mediante a aplicação de suas técnicas. Essas técnicas incluem o condicionamento clássico, o condicionamento operante, a aprendizagem social, a inibição recíproca e a dessensibilização sistemática.

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem que a questão está certa, mas falar em sintomas em análise do comportamento pode ser bastante controverso.
  • Errei exatamente por causa disso!!! O correto seria dizer "... tanto o surgimento como a eliminação de COMPORTAMENTOS INDESEJÁVEIS mediante a aplicação de suas técnicas..."

    Muito mal elaborada essa questão.
  • Certo

    A inibição recíproca, utilizada no Condicionamento Clássico, foi criada por Joseph Wolpe. Segundo a inibição recíproca ´´se uma resposta contrária à que provoca ansiedade é emitida em presença de estímulos produtores da mesma reação, a associação entre esses estímulos e a ansiedade diminui``. Os princípios de inibição recíproca e de contracondicionamento estão na base das chamadas estratégias de exposição gradual e mediatizada, utilizadas no modelo do Condicionamento Clássico, no tratamento de medos e fobias. Nos anos 50 introduziu-se o conceito de Dessensibilização Sistemática, como cura para fobias, aplicando os princípios pavlovianos de extinção comportamental. 


    Mais uma explicação: 

    A Dessensibililação Sistemática baseia-se no principio de inibição reciproca. É uma técnica de aproximação gradual ao estimulo e/ou situação fóbica, frente a que o indivíduo interpõe uma resposta incompatível com a ansiedade - o relaxamento habitualmente (Wolpe, 1958, 1990). Assim, na prática clínica, o cliente é treinado em uma resposta que é antagonista a ansiedade (relaxamento muscular progressivo), e então solicitado a que imagine uma série de situações que provoquem ansiedade enquanto está profundamente relaxado. Exposições ao estímulo evocador do medo in vivo (na vida real), freqüentemente são utilizadas para uma dessensibilização perfeita (King e cols., 1998). 


  •      A inibição recíproca consiste em apresentar um "estímulo relaxante" ao mesmo tempo que um "estímulo ansiogênico" (que provoca ansiedade na pessoa), dessa forma, os comportamentos eliciados (produzidos) são incopatíveis. Um exemplo de comportamentos incompatíveis são o riso e o choro, não se pode rir e chorar ao mesmo tempo, pelo menos nunca vi rs.  Essa técnica, a meu ver, é aquele "relaxamento de Wolp" que se estuda na faculdade de psicologia. O que me pareceu confuso foi a diferença entre "dessenssibilização sistemática" e "inibição recíproca". Bom, tentarei diferenciar, a primeira, à grosso modo, é uma técnica na qual se apresenta um estímulo ansiogênico de forma gradual, por isso o nome "sistemática" e na segunda não existe esse processo, aplicasse o relaxamento ao mesmo tempo que o estimulo está eliciando as resposta de ansiedade ou medo.

     

    http://necpar.com.br/uploads/material/286tcc_e_analise_funcional.pdf

     

    Pouco a pouco...

  • VEJA BEM...

     

    Quem falou em "sintomas psicopatológicos" foi a banca, associando isso à terapia comportamental.

    Não que essa terapia utilize essa expressão.

    É aí que está a arapuca.

     

    Abçs.