SóProvas


ID
632728
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Considerando a jurisprudência majoritária do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa correta quanto ao direito de ser reconhecido como filho, mediante a ação própria de investigação de paternidade.

Alternativas
Comentários

  • Processo: REsp 939818 RS 2007/0075550-4

    Relator(a): Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO

    Julgamento: 19/10/2010

    Órgão Julgador: T4 - QUARTA TURMA

    Publicação: DJe 25/10/2010

    AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE. FILHO REGISTRADO POR QUEM NÃO É O VERDADEIRO PAI. RETIFICAÇÃO DE REGISTRO. IMPRESCRITIBILIDADE. DIREITO PERSONALÍSSIMO. RECURSO ESPECIAL PROVIDO. 1. É assente nesta Corte que a ação de investigação de paternidade é imprescritível, estando subsumido no pedido principal o cancelamento do registro relativo a paternidade anterior, por isso que não há como se aplicar o prazo quadrienal previsto no artigo 1.614 do Código Civil vigente. 2. Recurso especial provido para afastar a decadência e determinar o prosseguimento da ação de investigação de paternidade.
  • SÚMULA Nº 149 - STF
     
    É IMPRESCRITÍVEL A AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE, MAS NÃO O É A DE PETIÇÃO DE HERANÇA.
  • O art. 1614 do Código Civil referido no comentário mais acima destaca o seguinte: Art. 1.614. O filho maior não pode ser reconhecido sem o seu consentimento, e o menor pode impugnar o reconhecimento, nos quatro anos que se seguirem à maioridade, ou à emancipação.
    A situação de fato é diferente do ajuizamento de ação de investigação de paternidade. Esta além de relacionada a um direito personalíssimo, a sua imprescritibilidade está ligada ao fato de ser uma ação declaratória.

    Ademais, para fins de complementaçã, a ação de petição de herança prescreve em 10 anos. Regra geral e subsidiária do novo Código Civil de 2002.

    Abç.