SóProvas


ID
633172
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A literatura econômica tem revelado a importância da inovação para o desenvolvimento de um país. Para inovar, um país precisa fundamentalmente de educação. Nesse aspecto, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No PISA, avaliação internacional, o Brasil apresenta um dos piores desempenhos.

    Nossa educação melhorou em termos de quantidade de alunos matriculados, escolas,  faculdades etc. Mas ainda temos muito que melhorar em qualidade.
     

    •  a) a educação das escolas privadas brasileiras tem o mesmo nível das melhores escolas do mundo, mas as escolas públicas têm um grande déficit.
    Alguém poderia responder o motivo do erro na questão, uma vez que as  instituições privadas de ensino em geral possui bom desempenho, mesmo se comparado a escolas internacionais.

    Questão ambigua...
    •  
    • Colega Roberto:

      o erro da alternativa A está em afirmar que as escolas particulares do nosso país estão no mesmo nível das melhores escolas do mundo. Até lá, onde o investimento em infraestrutura e professores é bem maior, há problemas de qualidade.

      Quanto a resposta correta, letra B, eu discordo, pois dizer que a "parte do problema do mau desempenho da educação brasileira nos exames internacionais se explica pela falta de educação formal de muitos brasileiros" é forçar a barra e jogar a responsabilidade para cima dos pais. Cadê o governo que não investe pesadamente nas escolas como deveria?

      Mas em se tratando de concurso, a letra B é a menos errada.

      Bons estudos!
    • Sobre a "D"

      O Programa Bolsa Família foi criado para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. O programa visa a inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais. Em todo o Brasil, mais de 11 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.

      Programas incorporados ao Bolsa Família:

      - Bolsa Escola;
      - Cartão Alimentação;
      - Auxilio Gás;
      - Bolsa Alimentação.

      fonte: caixa.gov.br

    • Alguém sabe dizer qual o problema da letra C?
    • Questão horrivel. Banca mais ridicula ainda em colocar uma questão dessas. Não sei se a C está correta, mas olhando as questões é a menos idiota. Falar que a letra B está certo é brincadeira. Quem estuda nas escolas são os filhos. Eles fazem exames para avaliar o ensido do pais e os pais é que tem que saber que o ensido é de pessíma qualidade. Fala sério.
    •         Bom, a grande verdade a nível de Brasil é que pra muitos pais o fato de os filhos irem para a escola de condução paga pelo governo (seja ele estadual ou municipal), e poderem fazer refeições na escola já representa muita coisa. E em função disso, a qualidade do ensino acaba se tornando secundária para estes pais.  E o ensino formal talvez fizesse com que estes mesmos pais tivessem sim um olhar mais crítico sobre as escolas. E, por certo, onde não há críticas não há "motivos" para que o governo melhore coisa alguma. 
    • Caro Eduardo Orem e demais colegas,
      Respondendo sobre a dúvida na alternativa C.
      C) a educação de excelência no Rio Grande do Sul melhorou seu desempenho nos últimos anos nos testes e exames promovidos pelo Ministério da Educação/INEP com estudantes brasileiros, aparecendo sempre com mais de cinco colégios/escolas entre as trinta melhores do Brasil no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
      1º - A questão afirma que é uma educação de excelência. - Errado!
      – O Rio Grande do Sul já teve uma educação, no Ensino Médio, de excelência.
      2º - A questão afirma dizendo que o Rio Grande do Sul melhorou seu desempenho nos últimos anos. – Errado!
      O resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) - realizado a cada 2 anos, nas redes públicas e privadas de todo o País - mostrou uma queda, um declínio, no Ensino Médio do RGS.
      3º - Atenção: A questão fala sobre o Ensino Médio, do Rio Grande do Sul.
      Um pouquinho sobre o IDEB: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
      Continuando...
    • Lembrando: conforme a tabela (apresentada no site do IDEB), o índice do primário (o 1º grau – 4ª a 9ª série) alcançou o IDEB de 2012, deixando o Estado, nesta categoria, dentro do índice. A última vez que o Ensino Médio do RGS alcançou o índice foi em 2009. Por isso, o erro na assertiva C.
      Dica: acessem o site (http://ideb.inep.gov.br/ ) do IDEB para que vocês possam estar atualizados com relação aos índices apresentados no Estado de vocês. São índices apresentados pelo IDEB em 2012, referente a estudos realizados nos anos de 2010/2011.
      Acredito, que, daqui pra frente, este assunto será bastante cobrado nas provas de concursos.
      Vejam a tabela de 2012, que mostra o erro da assertiva C: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=821361 
      Um abraço e bons estudos!