SóProvas


ID
63382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais
da escola.

Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.

Alternativas
Comentários
  • A escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas especificas. a escola assim, funciona no aperfeiçoamento da ordem social vigente (sistema capitalista)articulando assim diretamento com o sistema produtivo.sendo assim empregará a tecnologia comportamental (mudança de comportamento), seu interesse imediato é produzir individuos "COMPETENTES" o mercado de trabalho com eficiencia, objetivas e rapídas.
  • "A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista. Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento."

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/37579/a-tendencia-liberal-tecnicista#ixzz2e4FoOG95
  • Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.

    As concepções estão invertidas na questão:

    A tendência liberal tecnicista  preocupa-se com os aspectos sociais, no sentido de formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho; não está preocupado em transmitir valores culturais em si.

    A tendência liberal tradicional  preocupa-se com o ensino humanístico e valores culturais, no qual o aluno é educado para atingir sua plena realização como indivíduo através de seu próprio esforço, além de não ter nenhum envolvimento com o cotidiano do aluno, dispensando is aspectos sociais (diferenças de classes, por exemplo) que o envolve.