SóProvas


ID
636379
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Instrução: Leia atentamente o texto abaixo:


“Nas décadas de 60 e 70 a Didática e a Prática de Ensino têm como paradigma e fundamento básico a psicologia, com ênfase na abordagem comportamentalista Skineriana, cujo viés instrumental-tecnicista ganha força total. Este era visto como uma verdadeira panacéia para solução da problemática educacional. Dominar técnicas de ensino, construir planejamentos rígidos deslocados dos fundamentos teóricos e da compreensão da realidade social para os quais eram empregados, utilizar adequadamente recursos didáticos e ter domínio de sala de aula eram condições consideradas fundamentais para garantia de um ensino de qualidade. A grande ênfase pedagógica estava localizada mais no resultado da aprendizagem do que no processo.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, o Brasil vivia momentos de efervescência no conjunto da sociedade, com o objetivo de restabelecer a democracia política e o Estado Democrático de Direito, após o longo período de ditadura militar.
É na sociedade civil organizada que começa um movimento, através de diferentes organizações, movimentos populares, partidos políticos [...]. Esse movimento ganha corpo com o processo de abertura política e o campo da educação começa a evidenciar a necessidade de revisão dos paradigmas nas diferentes áreas do conhecimento.”
( CANDAU, 2000, p. 188/9).

Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:

I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.

II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.

III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.

IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.

Estão CORRETAS as afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • Item IV - O novo paradigna diz respeito à interdisciplinaridade como superação da fragmentação. Portanto, o item está errado.
  • ACREDITO QUE O GABARITO ESTEJA CORRETO, POIS A QUESTÃO SE REFERE A UMA VISÃO FRAGMENTADA DO CONHECIMENTO O QUE NÃO CONDIZ COM A REALIDADE ATUAL, A QUAL REQUER UMA VISÃO GLOBAL. SENDO ASSIM ESTÁ FORA O ITEM IV TORNANDO A LETRA B A CORRETA.

  • Currículo sócio-crítico (histórico-social)

    Dão ênfase às questões políticas e pedagógicas no processo de formação. O ensino tem como princípio a compreensão da realidade para transformá-la, visando a construção de novas relações sociais. Entende-se que sem os conceitos, a teoria e os conteúdos culturais sistematizados, dificilmente os alunos estarão aptos a analisar a realidade e formular estratégias de atuação.

    (Bárbara Santana)

    Os 3 primeiros itens estão de acordo com esse currículo.

    O iten 4 erra ao dizer que a visão do conhecimento é fragmentada nos dias atuais.
  • No campo científico, a interdisciplinaridade equivale à necessidade de superar a visão fragmentada da produção de conhecimento e de articular as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade. Busca-se estabelecer o sentido de unidade, de um todo na diversidade, mediante uma visão de conjunto, permitindo ao homem tornar significativas as informações desarticuladas que vem recebendo.

    fontehttp://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/viewFile/92/93

    o item IV está errado