SóProvas



Questões de A complexidade do conhecimento


ID
213832
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A década de 1980, no Brasil, marcada por tentativas de restabelecimento da democracia, assistiu a reformas curriculares cuja tônica estava em

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da questão D?

  • Por não conter o que solicita o enunciado, "a tónica estava em" pedi a questão.

    A tonica da reformacurricular de 1980 estava em recuperar a relevancia do social, pois a critica  a objetivos e médotos é segundaria e argumentativa.


ID
262591
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale V onde for verdadeiro e F onde considerar falso.

( ) O currículo é um processo educativo, não uma etapa programada.

( ) O currículo é um programa de estudos onde existem relações pessoais.

( ) O currículo propicia uma transformação que na esfera pessoal chamamos de desenvolvimento.

( ) O sentido principal do currículo é levar as pessoas a aprender em saberes, valores, competências e habilidades.

Assinale a sequência correta, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • O currículo é um processo educativo, não uma etapa programada.

    Pra mim essa tá errrada. Td cagada essa questão


ID
312397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

Nos últimos anos, o referente ético do direito passou a fazer parte da organização dos currículos escolares, pois os educadores e os educandos estão passando a verem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos.

Alternativas
Comentários
  • • Todos constatam as mudanças que vêm acontecendo na consciência e identidade profissional dos(as) educadores(as). Todos coincidem ao destacar as mudanças nas formas de viver a infância e a adolescência, a juventude e a vida adulta. O que há de coincidente nessas mudanças? Educadores e educandos se vendo e sendo reconhecidos como sujeitos de direitos. Esse reconhecimento coloca os currículos, o conhecimento, a cultura, a formação, a diversidade, o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, os valores e a cultura escolar e docente, a organização dos tempos e espaços em um novo referente de valor: o referente ético do direito. Reorientar o currículo é buscar práticas mais conseqüentes com a garantia do direito à educação.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAskAAE/indagacoes-sobre-curriculo-5

ID
555253
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na construção do trabalho pedagógico, o conceito de competência é uma forma de repensar as interações entre pessoas, seus saberes e capacidades. A competência não se reduz ao saber, mas sim à capacidade de mobilizar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Para essa mobilização, o professor deverá possibilitar o desenvolvimento de competências articulando

Alternativas

ID
555667
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo integrado parte necessariamente de uma visão

Alternativas
Comentários
  • Letra C está correta  pois refere-se ao que se menciona na Lei de diretrizes e bases da educação "curriculo com um a base nacional comum articulado com eixos temáticos (temas transversais) que vão estar presentes em tods as disciplinas.

ID
560251
Banca
ACAFE
Órgão
FCEE-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como:

Alternativas
Comentários
  • ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO CURRÍCULO 
    Consistem no conjunto de modificações ou provisão de recursos técnicos e materiais, adequações no 
    ambiente, introdução de sistemas alternativos de comunicação que venham facilitar que os alunos 
    com necessidades educacionais especiais possam desenvolver satisfatoriamente o currículo regular. 

    Não encontrei nenhum alternativa condizente, penso que deviam ter incluido a palavra "provisão" antes de recursos, soaria melhor que "ou".

    Deus nos guie...

ID
588949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia instituiu a reorganização curricular das escolas de educação da rede pública estadual e estabeleceu, por meio de portaria, o currículo referenciado. Nesse contexto, é correto afirmar que esse currículo

Alternativas
Comentários
  • Correta letra C

    Comentário reflexivo:

    É de se lamentar que o nosso Estado "abrace" como premissa uma educaçao generalista, em que o currículo é formado por conteúdos universalmente aceitos. Pergunto: onde fica a individualidade do aluno?? E mais, onde ficam as diferenças regionais e distritais?? Onde ficam os conteúdos que brotam de dúvidas, questionamentos, conflitos intergrupais?? Verifica-se que esta educaçao não produz cidadãos críticos e prontos para transformar a realidade que os cerca, mas sim sujeitos apáticos,  que irão reproduzir o sistema social vigente, que vão se adaptar às mazelas sociais, à corrupçao, à cultura do lucro desenfreado. 
  • currículo referenciado = tradicionalismo, transferências de conhecimento acima de tudo com valor na base nacional comum.

  •  C

    currículo referenciado, lembrando que nem mesmo os Pcn's indicam tal currículo: 

     

    "...Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores. Não configuram,
    portanto, um modelo curricular homogêneo e impositivo
    , que se sobreporia à competência político-executiva dos Estados e Municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do País ou à autonomia de professores e equipes pedagógicas..."( Parâmetros Curriculares
    Nacionais). 

     


ID
588991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola somente pode avaliar, no cotidiano, aquilo que ela ensinou; as avaliações externas em larga escala propiciam medir o nível de domínio daquilo que se reputa ter sido ensinado em todas as escolas a partir do currículo formal.

Philippe Perrenoud. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. o 119, jul./2003, p. 11 (com adaptações).

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a

Alternativas

ID
595711
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1 – Língua portuguesa, o professor, para avaliar a linguagem oral do aluno em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais , deve seguir as seguintes recomendações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  c)

    refletir sobre o próprio processo de aprendizagem e sobre a participação no processo de avaliação a partir do preenchimento de campo específico da mesma ficha utilizada pelo professor e discussão conjunta.

    exeto 


ID
595714
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1, no que tange especificamente à Língua Portuguesa, é possível dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Conforme, PCN - Língua Portuguesa, p. 21, "O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social,pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos."

    CORRETA:E


ID
610135
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento é um produto da atividade social que se produz, se mantém e se difunde nos intercâmbios com outros. O empirismo, o inatismo e o construtivismo foram posições dominantes e que influenciaram a prática escolar na formação dos conhecimentos. De acordo com estas concepções, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • e) ERRADA - Jean Piaget não defende a doutrina do inatismo e sim, a doutrina da Epistemologia Genética ou Piagetiana, onde é defendido a interação entre sujeito e objeto. 
  • Alternativa E

     o inatismo apresenta o ser humano como um agente estático, sem a possibilidade de sofrer mudanças. Desta forma, quando o homem nasce, sua personalidade, valores, hábitos, crenças, pensamento, emoções e conduta social já estão definidos, uma vez que toda a atividade de conhecimento é exclusiva do sujeito, o meio não participa dela.

  • LETRA D 

    O argumento da tabula rasa foi usado pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704), considerado como o protagonista do empirismo. Locke detalhou a tese da tabula rasa em seu livro, Ensaio acerca do Entendimento Humano (1690). Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (i.e. a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência.


ID
636379
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Instrução: Leia atentamente o texto abaixo:


“Nas décadas de 60 e 70 a Didática e a Prática de Ensino têm como paradigma e fundamento básico a psicologia, com ênfase na abordagem comportamentalista Skineriana, cujo viés instrumental-tecnicista ganha força total. Este era visto como uma verdadeira panacéia para solução da problemática educacional. Dominar técnicas de ensino, construir planejamentos rígidos deslocados dos fundamentos teóricos e da compreensão da realidade social para os quais eram empregados, utilizar adequadamente recursos didáticos e ter domínio de sala de aula eram condições consideradas fundamentais para garantia de um ensino de qualidade. A grande ênfase pedagógica estava localizada mais no resultado da aprendizagem do que no processo.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, o Brasil vivia momentos de efervescência no conjunto da sociedade, com o objetivo de restabelecer a democracia política e o Estado Democrático de Direito, após o longo período de ditadura militar.
É na sociedade civil organizada que começa um movimento, através de diferentes organizações, movimentos populares, partidos políticos [...]. Esse movimento ganha corpo com o processo de abertura política e o campo da educação começa a evidenciar a necessidade de revisão dos paradigmas nas diferentes áreas do conhecimento.”
( CANDAU, 2000, p. 188/9).

Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:

I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.

II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.

III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.

IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.

Estão CORRETAS as afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • Item IV - O novo paradigna diz respeito à interdisciplinaridade como superação da fragmentação. Portanto, o item está errado.
  • ACREDITO QUE O GABARITO ESTEJA CORRETO, POIS A QUESTÃO SE REFERE A UMA VISÃO FRAGMENTADA DO CONHECIMENTO O QUE NÃO CONDIZ COM A REALIDADE ATUAL, A QUAL REQUER UMA VISÃO GLOBAL. SENDO ASSIM ESTÁ FORA O ITEM IV TORNANDO A LETRA B A CORRETA.

  • Currículo sócio-crítico (histórico-social)

    Dão ênfase às questões políticas e pedagógicas no processo de formação. O ensino tem como princípio a compreensão da realidade para transformá-la, visando a construção de novas relações sociais. Entende-se que sem os conceitos, a teoria e os conteúdos culturais sistematizados, dificilmente os alunos estarão aptos a analisar a realidade e formular estratégias de atuação.

    (Bárbara Santana)

    Os 3 primeiros itens estão de acordo com esse currículo.

    O iten 4 erra ao dizer que a visão do conhecimento é fragmentada nos dias atuais.
  • No campo científico, a interdisciplinaridade equivale à necessidade de superar a visão fragmentada da produção de conhecimento e de articular as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade. Busca-se estabelecer o sentido de unidade, de um todo na diversidade, mediante uma visão de conjunto, permitindo ao homem tornar significativas as informações desarticuladas que vem recebendo.

    fontehttp://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/viewFile/92/93

    o item IV está errado


ID
637090
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre currículo, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • )

    É um meio de atribuição de sentido às diversas atividades realizadas no interior da escola, tomadas isoladamente. Essas atividades poderiam parecer aleatórias, mas vistas na relação com o todo, com a intencionalidade educativa, ganham significação.

  • Qual o erro da letra C?

     

  • O erro da letra C é a palavra NEUTRAS. O currículo nunca é neutro. 

     

  • Que questão estranha !!

     

  • Sinceramente não vejo erro nenhum na B...é exatamente isso:

    "Incongruente com a diversidade de valores e culturas de uma sociedade aberta e pluralista, manifesta-se pela imposição a todos da instituição escolar."


ID
671557
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“É preciso retirar as disciplinas científicas de suas torres de marfim e deixá-las impregnar-se da vida cotidiana, sem que isso pressuponha, de forma alguma, renunciar às elaborações teóricas imprescindíveis para o avanço da ciência.” (Montserrat Moreno, 1997)

A citação de Moreno apresenta uma reflexão crítica acerca daquilo que é ensinado nos currículos. Ao mesmo tempo, a expressão “impregnar-se da vida cotidiana” significa a necessidade do ensino incorporar uma dimensão

Alternativas
Comentários
  • Currículo Globalizado: interdisciplinariedade , construir e integrar os conhecimentos.

    Exemplo: PCN com os temas transversais

ID
707488
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O tempo é uma variável importante para a configuração das propostas metodológicas. Para exemplificar, podemos considerar que a partir do 6º ano de escolaridade, quando as aulas se organizam por áreas com professores específicos e tempo estabelecido, seria oportuno organizar aulas duplas. Sob o ponto de vista metodológico, podemos supor que aulas curtas tendem a apresentar a seguinte configuração:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A


ID
802126
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:


A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    A adoção do modelo das competências profissionais pelas gerências de recursos humanos no mundo empresarial está relacionada, portanto, ao uso, controle, formação e avaliação do desempenho da força de trabalho diante das novas exigências postas pelo padrão de acumulação capitalista flexível ou toyotista: competitividade, produtividade, agilidade, racionalização de custos. Este modelo tende a tornar-se hegemônico em um quadro de crise do trabalho assalariado e da organização prescrita do trabalho e do declínio das organizações profissionais e políticas dos trabalhadores.

    As noções estruturantes do modelo das competências no mundo do trabalho são a flexibilidade, a transferibilidade, a polivalência e a empregabilidade.4 Para o capital, a gestão por competências implica em dispor de trabalhadores flexíveis para lidar com as mudanças no processo produtivo, enfrentar imprevistos (incidentes/eventos)5e passíveis de serem transferidos de uma função a outra dentro da empresa requerendo-se, para tanto, a polivalência e a constante atualização de suas competências, o que lhes dá a medida correta de sua "empregabilidade



ID
919837
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual das alternativas abaixo é incompatível em relação às formas de integrar o currículo?

Alternativas
Comentários
  • O Correto é a letra " B "

ID
926071
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que:

I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e classes menos favorecidos, colocando-os em vantagem nas relações de poder;

II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das relações de poder envolvidas na educação e no currículo;

III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes na escola.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
978640
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O teórico espanhol Gimeno Sacristán afirma que ... a realidade não se reduz ao que parece evidente de forma mais imediata: é preciso esquadrinhar nela, descobrir o que não está evidente. (...) Ao lado do currículo que se diz estar desenvolvendo, expressando ideais e intenções, existe outro que funciona subterraneamente, que se denomina ____________. Na experiência prática que os alunos / as têm se misturam ou interagem ambos; é nessa experiência que encontramos o currículo real.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Currículo: Prescrito, Real e Oculto.

     


ID
1015444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Ao proporem a reestruturação curricular, as escolas deverão assegurar a manutenção não só de todos os componentes curriculares constantes do núcleo nacional comum, mas também dos referentes à parte diversificada do currículo.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO. A parte diversificada é pertinente à cultura a que se destina, de modo a atender os educandos.


    LDB art. 26 :Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada , em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade , da cultura , da economia e da clientela .


  • A questão é, se a intensão é fazer modificações não há de se pensar na manuntenção do que está instituído em relação à parte diversificada do currículo. Não necessariamente é relativo à LDB e seu art. 26, mas à situação hipotética da questão.


ID
1040917
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo pode ser definido como: “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes”.

Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.

A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos” e correspondem

Alternativas
Comentários
  • Tirou o mínimo para igualar os denominadores. Aí tem que fazer duas operações, quais sejam:

    1º- divide pelo debaixo (no caso é 1 e ele não aparece, mas está em baixo do 30).

    2 dividido por 1 é 2; e

    2º- pego esse 2 e multiplico com o de cima,no caso 30.

    30 x 2 = 60


ID
1040950
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A chave, tanto para a reorganização do conhecimento escolar em currículo, quanto para o próprio desenvolvimento deste, é a clareza quanto ao papel da aquisição de competências e habilidades na formação do cidadão. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as competências e habilidades

Alternativas

ID
1066975
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de organização curricular expressa formas de concretização das intenções pedagógicas. Com base nesta temática é FALSO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Forquin  (1993)  ensina  que  currículo  consiste  num  percurso educacional,  um  conjunto  contínuo  de  situações  a  aprendizagem às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal. Por extensão, a  noção  designará  menos  um  percurso  efetivamente  cumprido  ou seguido  por  alguém  do  que  o percurso  prescrito  para  alguém,  um programa  ou  um  conjunto  de  programas  de  aprendizagem organizadas em cursos. 


     Para  Libâneo,  é  a  concretização,  a  viabilização  das  intenções  e orientações expressas no projeto pedagógico. De forma geral,  currículo compreende-se  como  um  modo  de  seleção  da  cultura  produzida  pela sociedade,  para  a  formação  dos  alunos.  É tudo  o  que  se  espera  que  seja aprendido e ensinado na escola. 


    O  currículo  deve  ser  entendido  como  o  elo  entre  a  teoria educacional e a prática pedagógica! 

    Currículo é diferente de grade curricular. O currículo é o conjunto de ações pedagógicas e a grade curricular é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo. 

    Prof. Fernanda Lima




  • A incorreta é a letra C.


ID
1212103
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gramsci criticava a dualidade educacional do seu tempo, por separar formação humanista de formação profissional. No entendimento do autor, era uma formação unilateral, que separava o pensar e o fazer. Para formar uma pessoa capaz de “pensar, de estudar, de dirigir ou controlar quem dirige”, defendia o trabalho como princípio educativo. Na atual “modernidade líquida”, o consumo tornou-se princípio educativo e a publicidade modela as identidades de crianças e jovens que chegam à escola. Um currículo orientado para a formação omnilateral deverá priorizar:

I. Uma visão integral da vida, dos problemas filosóficos e morais, que são o fundamento da ação política e econômica;
II. Um princípio educativo, que centre o homem no contexto social e estabeleça uma relação dialética entre ambos mediada pelo trabalho e pela cultura;
III. O desenvolvimento de competências instrumentais à prática pedagógica;
IV. A compreensão da diferença entre o trabalho como atividade concreta do homem e o trabalho substrato de alienação.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Omnilateral é a formação humana oposta à formação unilateral provocada pelo trabalho alienado e pela divisão social do trabalho, e objetiva: uma visão integral da vida, dos problemas filosóficos e morais, que são o fundamento da ação política e econômica; um princípio educativo, que centre o homem no contexto social e estabeleça uma relação dialética entre ambos mediada pelo trabalho e pela cultura; e a compreensão da diferença entre o trabalho como atividade concreta do homem e o trabalho substrato de alienação. O desenvolvimento de competências instrumentais à prática pedagógica não entra nesse contexto, pois representa, na prática, a divisão social do trabalho, a qual gera as desigualdades sociais.

    GABARITO: alternativa “E”

  • Antonio Gramsci defendia uma escola unitária, isto é, que valorize a formação humana não como algo pautado exclusivamente na teoria, ou exclusivamente na prática, mas em uma escola única. O trabalho como princípio diz respeito a uma formação humana integral, não sobre a formação humana ligada ao trabalho centralizado no capitalismo. Gabarito E.

    #vousernomeado


ID
1212130
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Por mais que a escola mantenha o planejamento, como atividade recorrente, e o currículo planejado incorpore a base nacional comum e a parte diversificada previstas no artigo 26 da Lei nº 9 394/96 (LDBEN), o currículo real se realiza no cotidiano escolar, nas diferentes relações pedagógicas, que incorporam sujeitos, discursos, textos, contextos, trabalho, ações governamentais, formação acadêmica e pedagógica. Se o currículo planejado difere daquele operacionalizado no cotidiano escolar, pode-se dizer que:

I. Na prática escolar, entrecruzam-se conhecimentos das diferentes culturas e conhecimentos sistematizados oriundos dos currículos oficiais;
II.O currículo escolar apresenta-se como um instrumento neutro, que implementa os conhecimentos oficiais definidos pela política governamental;
III. O currículo incorpora relações de poder e disputas de significados;
IV. “O currículo é território contestado e constitui um dos nexos centrais entre conhecimento e poder”.

Em relação às alternativas acima, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Item D - Somente a II é falsa

  • Letra D

    O currículo não é neutro pelo contrário é ideológico, cultural em que se travam ferozes competições produzindo e reproduzindo cultura.


ID
1226749
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo compreendido como algo não estático, mas dinâmico e concreto, se expressa a partir de

Alternativas
Comentários
  •  É também na construção ou definição das propostas, que são selecionados

    conteúdos, que vão ajudar as pessoas, a entenderem melhor a sua história e a compreenderem o

    mundo que as cercam. 


  • b) práticas com função socializadora e cultural de determinada instituição que concretizam princípios e valores expressos em seu projeto escrito.

  • O dinamismo do currículo - de acordo com a teoria pós-crítica - fundamenta-se na construção da identidade do indivíduo competente, preparado para o mercado de trabalho, mas que sabe conviver em sociedade, reconhece as diferenças - multiculturalismo - e é fruto de uma sociedade democrática. A flexibilidade do currículo está na conexão da escola o desenvolvimento social do aluno.


ID
1249477
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No currículo tradicional, a avaliação mais valorizada é a:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B- No currículo tradicional o mais importante é o resultado, saber se o conteúdo foi repassado aos alunos ou não. 

     -Avaliação somativa (classificatória) -

     - função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino, classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos

    - "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso"

    - através deste tipo de avaliação que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback que informa o nível de aprendizagem alcançado, se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos, visando também a atribuição de notas


ID
1300753
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Na organização curricular é preciso considerar alguns pontos básicos para sua construção.” Considerando essa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e)Os conteúdos são distribuídos por uma base nacional diferente em cada estado brasileiro e uma parte é diversificada em conformidade com as legislações.

  • Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm


ID
1301065
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

60. Sobre a relação currículo e conhecimento, é correto afrmar:

1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.

3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Impor? Como assim? alguém me explica a letra A?

  • Sobre a letra A) O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.

    Para explicar essa questão é necessário recorrer a Michael Apple (teoria crítica do curriculo): o autor questiona a seleção do currículo e a preferencia de certos conteúdos em detrimento de outros. Para esse autor, o currículo concebe, de forma hegemônica, as estruturas econômicas e sociais mais amplas. Desse modo, o currículo apresenta as ideias de determinados grupos dominantes. Ele não é neutro!

    E como essa imposição é feita? De diversas formas, podendo ser por meio do curriculo formal, através de exigências dos sistemas de ensino; curriculo real, em que o professor trabalha com as crianças de forma diferente, considerando a origem social delas; curriculo oculto, constituido por valores, identidades e ideologias que permeiam as atividades advindas do currículo formal.


ID
1334005
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo escolar é um elemento fundamental para a discussão e elaboração de perspectivas, métodos e objetivos não apenas pedagógicos, mas, de diversas dimensões, a serem propostos pela comunidade escolar. Dessa forma, pode-se dizer que o currículo, juntamente com o Projeto Político Pedagógico da escola, são as estruturas que dão alma aos fazeres e experiências escolares.

O currículo, entretanto, não é apenas aquilo que é conscientemente planejado.

“Pode-se definir currículo oculto da escola como o conjunto de normas sociais, princípios e valores transmitidos tacitamente através do processo de escolarização. Não aparece explicitado nos planos educacionais, mas ocorre sistematicamente produzindo resultados não acadêmicos, embora igualmente significativos. Em certo sentido, representa a operacionalização - ainda que não declarada - da função social de controle que a escolarização exerce.” (VALLANCE, apud GIROUX, Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis, Vozes, 1986).

Dessa forma, poderia compor o que Vallence define como currículo oculto:

Alternativas

ID
1338151
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relacione as Teorias dos Currículos às respectivas palavras-chave.

1. Teoria Tradicional
2. Teoria Crítica
3. Teoria Pós-Crítica

( ) Objetivos e metodologia

( ) Identidade e multiculturalismo

( ) Sociologia e currículo oculto

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1 , 3 , 2


ID
1338154
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à metodologia de currículo por projetos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As escolas não se organizam a partir de aulas fechadas, mas sim de espaços de trabalho.

( ) O currículo aproxima os conteúdos à vida prática dos alunos.

( ) Os alunos aprendem a dialogar com vários fatores de um fenômeno.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

ID
1399366
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo Integrado faz parte de uma concepção de organização da aprendizagem que tem como finalidade oferecer uma educação que contemple as formas de conhecimento produzidas pela atividade humana. Seguindo seus conhecimentos sobre o tema, julgue os itens a seguir:

I. Ramos (in Currículo Integrado. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2005) apresenta um caminho que denominou “desenho do Currículo Integrado”, no qual orienta alguns passos importantes para a sua execução, a saber: 1. Problematizar fenômenos - fatos e situações significativas e relevantes para compreensão do mundo, bem como processos tecnológicos da área profissional para o qual se pretende formar, como objetos de conhecimento, buscando compreendê-los em múltiplas perspectivas, 2. Explicitar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão dos objetos estudados nas múltiplas perspectivas em que foram problematizados e localizá-los nos respectivos campos da ciência, identificando suas relações com outros conceitos do mesmo campo (disciplinaridade) e de campos distintos do saber (interdisciplinaridade).

II. O Currículo Integrado se insere em processos de formação meramente voltados para a preparação de mão-de-obra para o mercado, por trazer essa visão da totalidade, ele abre um espaço para que o pensamento fique limitado aos valores hegemônicos na sociedade brasileira. O Currículo Integrado, conforme seus principais elaboradores, é um instrumento capaz de auxiliar educandos e educadores na identificação das contradições existentes no sistema econômico e social. Para que isso ocorra, no entanto, é fundamental entender que ele se trata de uma ferramenta de ensino voltado ao aspecto operacional do conhecimento, em detrimento do aspecto instrumental e metodológico.

III. O Currículo Integrado organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar/compreender. No trabalho pedagógico, o método de exposição deve restabelecer as relações dinâmicas e dialéticas entre os conceitos, reconstituindo as relações que configuram a totalidade concreta da qual se originaram, de modo que o objeto a ser conhecido revele-se gradativamente em suas peculiaridades próprias.

São corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I e III, apenas.


ID
1421884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

Currículo e avaliação devem ser definidos separadamente.

Alternativas
Comentários
  • errado = um estar interligado no outro não há separação

  • Errado! São indissociáveis.


ID
1512535
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação entre conhecimento científico e conhecimento escolar nos estudos e nas pesquisas sobre o currículo, o conhecimento escolar compreende

Alternativas
Comentários
  • c)

    as diferentes instâncias de referência, como as universidades, o mundo do trabalho, as tecnologias, as atividades esportivas, a produção artística, o campo da saúde, as formas de exercício da cidadania, os movimentos sociais e, inclusive, a própria escola


ID
1539091
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo traduz-se em uma prática na qual se expressa a função social e cultural das instituições educativas. Por meio do currículo, as diversas práticas pedagógicas entrecruzam-se, dialogam e configuram-se. Considerando essa abordagem de currículo, é correto afirmar que o(s)

Alternativas

ID
1569868
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo sobre o Currículo Escolar:


I. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.

II. A escola precisa preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.

III. Entendemos relevância, então, como o potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, bem como de ajudá-las a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para que isso aconteça.


Estão corretas: 

Alternativas
Comentários
  • letra D é a resposta todas estão corretas

ID
1629859
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Veiga (2002), currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive. A transmissão dos conhecimentos, historicamente produzidos, e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Considerando essa abordagem de currículo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) O currículo não é estático, pelo contrário, ele está em processo de construção permanente.

  • Certo - A - O currículo não é estático, pelo contrário, ele está em processo de construção permanente.

    B - Fatos do cotidiano escolar não estabelecem relação com o currículo, pois este se concretiza apenas na sala de aula.

    C - O professor constrói isoladamente a concepção de aprendizagem e o tipo de currículo a ser trabalhado na sala de aula.

    D - O currículo diz respeito apenas a uma relação de conteúdos.

    E - O currículo assessora o diretor na elaboração de um projeto inovador de gestão, e busca adesão à sua implementação entre os demais profissionais da escola.

  • Segundo Veiga o conhecimento escolar é dinâmico, e não uma simplificação de conteúdos , o currículo é ao mesmo tempo processo e produto não é um instrumento neutro , expressa ideologia, cultura.


ID
1685434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é, colocar em prática o que já está estabelecido.


Alternativas
Comentários
  • Atribuições de um Técnico em Assuntos Educacionais: planejar, desenvolver, implementar, executar e acompanhar a implementação de rotinas administrativas e técnicas relacionadas à atividade de recursos humanos, orçamento e finanças, logística, contratos e licitações, arquivo, comunicação e tecnologia da informação, elaborando projetos e propostas para a implementação de novos métodos e técnicas de trabalho que objetivem a otimização de resultados, a melhoria de processos e procedimentos, elaborar normas, manuais e correlatos para padronização de rotinas e executar tarefas administrativas correlatas, bem como desempenhar quaisquer outras atividades constitucionais e legais a cargo do Órgão, desde que não exigida qualificação específica.

    Gabarito: errado

  • o erro está em  = "somente"

  • A questão tona-se errada ao restringir através do temo somente as funções do técnico em assuntos educacionais.


ID
1685443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.

Para entender o conceito de currículo, é preciso separá-lo da prática e do contexto em que se encontra, pois ele é uma sistematização técnica de conteúdos institucionalizados.


Alternativas
Comentários
  • Separar o curriculo da prática e do contexto, perde o sentido, e a compreensão não será possível.

  •  De acordo com Sacristán (2000), “[...] planejar o currículo para seu desenvolvimento em práticas pedagógicas concretas não só exige ordenar seus componentes para serem aprendidos pelos alunos, mas também prever as próprias condições do ensino no contexto escolar ou fora dele. A função mais imediata que os professores devem realizar é a de planejar ou prever a prática do ensino.”

    Leia mais: http://planejamentoeducacional.webnode.com.br/planejamento-curricular/

  • O currículo escolar abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes níveis de ensino.

    Ele deve contribuir para construção da identidade dos alunos na medida em que ressalta a individualidade e o contexto social que estão inseridos. Além de ensinar um determinado assunto, deve aguçar as potencialidades e a criticidade dos alunos.

    Nessa perspectiva, a função da teoria curricular é compreender e descrever fenômenos da prática curricular. É através da teoria que teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo social. Temos como teorias do currículo:

     

    Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.

    Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.

    Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.

  • o erro está em = "separá-lo"

  • O currículo se materializa na prática, logo não há como se falar em separá-lo da prática.

    Questão ERRADA.

  • ERRADO.

    Separar o currículo da pratica, e do contexto, é distancia-lo e torna-lo irreal.


ID
1762441
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre os princípios que fundamentam a organização e gestão do currículo da escola brasileira e pelos quais se revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante, está a abordagem interdisciplinar.
A definição que melhor expressa o conceito desta abordagem é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E 

  • Letra E

    Interdisciplinar: há uma interação entre os conhecimentos, há organizacão e um diálogo entre as discipinas.

    Disciplinar: 1 disciplina, conhecimento específico que possui características próprias.

    Pluridisciplinar: várias disciplinas, não são organizadas, não há hierárquia

    Transdisplinar : vai além da interdisciplinaridade

  • Palavra CHAVE: INTEGRAÇÃO

  • interdisciplinaridade: as disciplinas dialogam, conversam, integram-se.

    #PartiuPosse!


ID
1791769
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em se tratando de políticas inclusivas e participação de estudos de revisão de currículo e programas de ensino, há que se pensar em adequações curriculares que venham como respostas curriculares à diversidade e respeito às diferenças individuais. Uma sociedade democrática, em que os princípios de igualdade e diversidade são patamares sobre os quais as instituições educativas constroem seus currículos, as adaptações curriculares são consideradas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Ações apolíticas com vistas à construção de uma modalidade de instituição não educativa.


ID
1795078
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Levando-se em conta as correntes modernas sobre currículo, elencadas no livro “Documentos de identidade:uma introdução às teorias do currículo", de Tomaz Tadeu da Silva, pode-se inferir que:

I. O currículo é neutro e o que se ensina na escola é o conhecimento historicamente necessário para a formação de cidadãos para o mercado de trabalho.

II. A escola não produz novo conhecimento, mas transforma o conhecimento científico em conhecimento escolar.

III. O currículo cria relações de poder.

IV. Na concepção crítica, o currículo é construído no desenvolver das relações, ele produz e contesta cultura.

São corretas somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • III. O currículo cria relações de poder.

    IV. Na concepção crítica, o currículo é construído no desenvolver das relações, ele produz e contesta cultura.

  • Atenção! O currículo não é neutro.

  • I) Currículo não é neutro, nele pode haver:

    1) Currículo real - o que ocorre na sala durante a relação ensino aprendizagem.

    2) Currículo formal - o que há legislado (+ material escolar). Ex.: BNCC.

    3) Currículo oculto - o que culturalmente e ideologicamente é passado para os alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

    Portanto, o currículo é tendencioso a depender de sua estrutura e forma como é criado, ele delimita os temas abordados em sala de aula.

    II) A escola produz conhecimento sim, ele é adicional ao currículo formal na prática do currículo real. O artigo 26 abre chance de haver ensino de artes musicais e teatrais na escola. É discricionário, é opção. Portanto, escola produz conhecimento extra e muito. Lembre-se que quem determina o que é a escola é exatamente a comunidade escolar e comunidade social no entorno da escola.

    III) Sim, por não ser neutro e ainda ter aquelas características acima em I e II.

    IV) Esse é o conceito dinâmico da relação entre o currículo e a realidade escolar.

  • Analisando as assertivas

    I) O currículo não é neutro;

    II) a escola é sim um espaço de elaboração de novos conhecimentos;

    Gab A)

    #vousernomeado


ID
1809148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que segue.

Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia, parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.

Alternativas
Comentários
  • "Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248).

  • A pesquisa-ação pode ser considerada com uma forma de ação planejada de caráter social, educacional, técnico entre outros. O seu uso como instrumento metodológico permite aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, onde todos estão envolvidos na solução de problemas e na busca de estratégias que visam encontrar soluções para os problemas.

     

    E importante salientar que a investigação parte do pressuposto de que existe um processo de aquisição de conhecimento prático diferenciado de acordo com os contextos formativos: da universidade a escola.

     

     

    Fonte: http://projetosaladoeeducador.blogspot.com/2016/05/texto-ii-pesquisa-acao-na-analise-do.html


ID
1817065
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos."

MEC - Currículo Conhecimento e Cultura

Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • "Os professores das áreas menos reconhecidas na hierarquia do currículo têm menos poder de argumentação, por isso, não contestam esta lógica". Como assim, menos poder?


ID
1831555
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir:

Fazer alguém aprender alguma coisa – o que chamamos de currículo, seja de que natureza for aquilo que se quer ver aprendido."

Assinale a opção que indica o conceito apresentado no fragmento. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Educar


ID
1832350
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O estudo do currículo leva a descobrir inúmeras informações que o torna mais fundamental para a realização de uma prática educativa mais eficiente e comprometedora. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO ESTÁ TROCADA: o correto é dizer que " deixando de significar apenas as matérias ensinadas na sala de aula, e considerando também as atividades ocorridas fora da sala de aula, que certamente contribuem muito para a aprendizagem."


ID
2001163
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As teorias críticas de currículo, ao deslocar a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino-aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, por exemplo, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva. Da mesma forma, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, as teorias pós-críticas de currículo efetuaram um outro importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011, p. 17.

As abordagens críticas do currículo defendem que

Alternativas
Comentários
  • Macetes das Prof(as) Fernanda Lima e Fabiana Firmino do Estratégia Concursos:

    Palavras relacionadas a cada teoria

    *Teorias Tradicionais: organização,aprendizagem,metodologia,didática,planejamento,objetivos,ensino e eficiência.

    *Teorias Críticas: reprodução cultural e social, poder,emancipação,ideologia,capitalismo,libertação,conscientização,currículo oculto, e relações sociais.

    *Teorias Pós-Críticas: diferença, identidade, cultura, multiculturalismo,gênero, raça, etnia e sexualidade.

    Gabarito: A

     

  • Letra A

    Envolvem o currículo oculto os valores e atitudes transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.


ID
2001169
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A fragmentação dos conhecimentos escolares dificulta a compreensão das relações e conexões entre diferentes saberes de uma mesma área e as diferentes áreas do saber. A interação entre as disciplinas escolares é fundamental na atualidade. Associe os diferentes tipos de interação disciplinar com suas respectivas características.
  l - Multidisciplinaridade
 II - Interdisciplinaridade
III - Transdisciplinaridade 
P - Sistema de conhecimentos em um só nível e de objetivos múltiplos; pouca cooperação entre as disciplinas
Q - Sistema de conhecimentos em dois níveis e de objetivos múltiplos; cooperação entre as disciplinas procede de um nível superior 
R - Sistema de conhecimentos em um só nível e de objetivos múltiplos;
há cooperação entre as disciplinas, mas sem coordenação
S - Sistema de conhecimentos em diferentes níveis e de objetivos múltiplos; há cooperação entre as disciplinas com vistas a uma finalidade comum.
As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Bom dia, galera o gabarito diz que é a letra B, isso procede? Eu marcaria a letra E.

  • não é a letra E , pois  ela diz que A MULTIDISCIPLINARIDADE É:

    Sistema de conhecimentos em um só nível e de objetivos múltiplos;

    há cooperação entre as disciplinas, mas sem coordenação.

    NAO EXISTE DIALOGO ENTRE AS DISCIPLINAS, ELAS SÃO ISOLADAS.

  • Também não concordei com esse gabarito e acho que a correta é a letra "e".

  • Concordo com Priscila. Visto que é a transdiciplinaridade que busca uma finalidade comum.

    segundo o professor Vinicius, em uma das suas videoaulas:

    Multidisciplinar: conjunto de disciplinas, todas isoladas entre si;

    Pluridisciplinar: as disciplinas conversam entre si, mas sem nada de novo;

    Interdisciplinaridade: as disciplinas interagem entre si;

    Transdisciplinar: todas as disciplinas juntas formam um só saber que explica as coisas...

     

  • Duvidoso esse gabarito!!!

     

  • A Multi.- pouca cooperação entre as disciplinas;

    A Inter.- cooperam e integram;

    A Trans.- cooperam e formam um único saber.

    GABARITO CORRETO


ID
2133430
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.
Nessa perspectiva, uma proposta educacional

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

  • Pq a letra B está errada?

  • Colega Joilson, entendo que o desqualificador da alternativa B seja a expressão: "...a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica. "

     

    Aqui, penso, há um engessamento do que se pode propor como ensino, além da base comum curricular, uma vez estabelcido que só determinados conhecimentos/conteúdos devem ser ministrados em cada etapa da educação. Penso que isso contraria o enunciado, mais precisamente no trecho: "... percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências...". 

     

    Dele pode se inferir que a proposta educacional não deve ser engessada a conhecimentos específicos somente, mas deve levar em consideração diversas realidades, sentimentos e experiências de determinados grupos sociais (alunos) como uma complementação. Por isso marquei a letra D. O que você acha?

  • pq nao pode ser a E?

  • Acredito que o erro da letra "E" esteja em "conceitos abstratos". 

    Abstrato é tudo aquilo que resulta de uma abstração de um alheamento. É o que só existe na ideia, no conceito. Em filosofia, abstrato é toda representação que não corresponde a nenhum dado sensorial ou conceito. É aquilo que é de compreensão difícil (https://www.significados.com.br/abstrato/)

    Assim, a realidade dos alunos e professores  viabilizaria  a construção e compreensão do currículo como um todo, não somente de conceitos abstratos.

  • Letra E o erra está no "conceito abstrato"

  • A) não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação. Deve sim o conhecimento ele é plural integrado e interdisciplinar

    B) exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico ( parte diversificada de acordo com as especificidades de cada região) de cada etapa da educação básica.

    D) necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício. ( Aqui temos uma visão tecnicista, deve ser compatível com a realidade da comunidade local e escolar.

    D) não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas. Certo uma proposta educacional deve ser interdisciplinar, que leve a uma transformação social

    E) precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos. ( o professor deve sim partir da realidade dos estudantes, porém para compreender conceitos concretos- da vida política, economia, sociedade, criticidade, os conceitos abstratos são algo que fica no mundo das ideias imaginação o que não tem significado para o indivíduo - Vygotsky diz que o conhecimento é resultado das mediações que o indivíduo realiza com seus pares com o meio social, ser concreto: real

  • Gabarito letra D

    A educação precisa partir da realidade dos alunos, não é algo padronizado, estático.


ID
2231917
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre currículo é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a)

     é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social. 

  • RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 (*) Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

    configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

    Gabarito A

     


ID
2234539
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.
Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.

II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.

    Gab C.

  • III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”. 

    "O que ensinar" está relacionado com a teoria traducional do currículo;

    "Para quem" teoria pós-crítica;

    "Por que" teoria crítica.


ID
2234608
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20)

A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

Alternativas

ID
2247802
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Para que a educação seja de fato um espaço pleno de significados e aprendizagens, é importante não esquecer que é na interação com o outro e com o mundo que se edifica o conhecimento e se compreende a realidade.”

NESTE SENTIDO

II. “O currículo deve ser apresentado como uma listagem de conteúdos e objetivos a serem alcançados.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "listagem de conteúdos".

  • GABARITO B

  • Não seria um "erro" colega Poliane, mas uma perspectiva que não condiz com o texto I, de visão mais sociocultural.


ID
2271520
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São fatores que contribuem para a padronização e homogeneização do trato pedagógico, exceto:

Alternativas
Comentários
  • gabarito b

    A ampla variedade de espaços, de estímulos e recursos culturais para a aprendizagem contribuem para heterozenizar as práticas pedagógicas 

  • Vale chamar atenção ao enunciado: São fatores que contribuem para a padronização e homogeneização do trato pedagógico, exceto:

    A alternativa selecionada tem que favorecer a diversidade e a heterogeneidade educativa.

    Alternativa correta: B.

    Bons estudos!

    :)

  • A questão está pedindo a assertiva positiva. Gabarito: B


ID
2280652
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ramos (2005), ao discutir a (re)construção de conhecimento na escola e os fundamentos do currículo integrado, propõe um movimento no desenho para a construção desta concepção de currículo. Sobre esse processo analise as proposições:

I) Problematizar fenômenos como objetos de conhecimento, buscando compreendê-los em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social e cultural.

II) Explicar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão dos objetos estudados nas múltiplas perspectivas em que foi problematizada e localizá-los nos respectivos campos da ciência.

III) Situar os conceitos como saberes de formação específica, considerando as suas finalidades e aplicações, bem como as técnicas procedimentais à ação em situações próprias a essas finalidades, independentemente dos conhecimentos da formação geral.

IV) Organizar os componentes curriculares e as práticas pedagógicas, visando corresponder, nas escolhas, nas relações e nas realizações, ao pressuposto da totalidade do real como síntese de múltiplas determinações.

V) Conferir preeminência às atividades práticas em detrimento da construção de conceitos, permitindo a apreensão dos fenômenos na sua forma objetiva, que caracteriza o processo de trabalho moderno.

Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    I) Problematizar fenômenos como objetos de conhecimento, buscando compreendê-los em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social e cultural.

    II) Explicar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão dos objetos estudados nas múltiplas perspectivas em que foi problematizada e localizá-los nos respectivos campos da ciência.

    IV) Organizar os componentes curriculares e as práticas pedagógicas, visando corresponder, nas escolhas, nas relações e nas realizações, ao pressuposto da totalidade do real como síntese de múltiplas determinações.


ID
2307016
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características. Nesse sentido, leia as proposições a seguir:

I. O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana.

II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.

III. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.

IV. Conhecimento implícito é o que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.

V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C - Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características, que seriam explícito, implícito e tácito.
    O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana. Seria o conhecimento documentado e contido em informações não-estruturadas. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento, e que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação. Já o conhecimento tácito é o conhecimento que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras. Exemplo disso seria um bom jogador de futebol, onde desempenha bem a sua função, mas não sabe passar para outra pessoa a forma como joga bem.

    O conceito de gestão do conhecimento é a prática de agregar valor à informação e de distribuí-la, sendo um conjunto de processos que visa colaborar para a criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito e implícito entre as pessoas de uma organização, tendo como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na disseminação destes conhecimentos dentro desta organização. Desta forma, todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

    http://gestaoconhecimentoinovacoes.blogspot.com.br/2010/08/conhecimento-na-organizacao.html

  • II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.??

  • ...E quando você coloca apenas duas alternativas, mas TODAS ESTÃO CORRETAS ...KKK Fico como? kkkk....

  • Eu heim....sei é de nada dessa matéria! Para mim é tudo ao contrário...vixiii

     

    Concurseira concursada, eu fui melhorzinha, coloquei 3 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e como a gte fica????

  • LETRA C 

    Conhecimento explícito é o conhecimento que possuímos e de que temos consciência. É o conhecimento que somos capazes de documentar, é o conhecimento que as organizações conseguem armazenar.

    O conhecimento tácito, ao contrário, é conhecimento que temos mas do qual não nos apercebemos. É conhecimento que adquirimos através da prática, da experiência, dos erros e dos sucessos. É conhecimento que não somos capazes de descrever nem documentar. É conhecimento que as organizações não podem utilizar depois fora das horas de trabalho dos seus colaboradores.

    O conhecimento implícito é um conceito mais recente e que serve para descrever conhecimento que, embora ainda não tenha sido documentado, é passível de o ser. É conhecimento que possuímos e que somos capazes de transmitir, de forma mais ou menos assistida.

    FONTE: https://kmol.pt/blog/2003/05/01/conhecimento-tacito-explicito-e-implicito/

  • O CONHECIMENTO TÁCITO  pode sim ser traduzido em palavras, em muitos casos...

  • GAB: C

     

    Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras". Isto se deve ao fato que lidamos com algo subjetivo, não mensurável, quase impossível de se ensinar, de se passar através de manuais ou mesmo numa sala de aula.

    Este tipo de conhecimento parece ser mais valioso devido a sua difícil captura, registro e divulgação, exatamente por ele estar ligado as pessoas. É o que algumas pessoas chamam de verdadeiro conhecimento.

    Podemos dizer que todos nós possuímos este conhecimento, mas é difícil de explicá-lo e isto se deve a nossa experiência de vida, dos conhecimentos que adquirimos com o passar dos anos, ou seja, é um conhecimento que está lá dentro de nós.

    Nos parece que a melhor forma de transmiti-lo é através da convivência, das interações que fazemos com o grupo que participamos, via comunicação oral, no contato direto com as pessoas.

     

    Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos. Alguns dizem que este tipo de conhecimento é confundido com a própria informação, na sua forma mais simples.

     

    https://imasters.com.br/artigo/3599/gerencia/conhecimento_tacito_e_explicito/

  • Para quem vai fazer prova do IBFC que cai adm perceba que as questões que tem vários itens para dizer se I, II, III ou todas estão certas, geralmente a resposta é que todas estão certas.

  • Se o conhecimento tácito não pudesse ser expresso em palavras não existiria a EXTERNALIZAÇÃO,  que é justamente passar o conhecimento tácito para explícito. 

  • Pegou algum autor péssimo, desses que generalizam tudo, e botou na questão.

  • c-

    tudo correto, mas as afirmações se contradizem:

    Se isto esta correto:

    III - O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.

     

    Como isso tb esta correto?

    V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.

  • GABARITO DEFINITIVO DA BANCA: LETRA A.

  • Só pode ser piada o item II está correto...


ID
2309164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.

O currículo pode ser entendido como o conjunto de experiências necessárias à formação de um aluno.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    CURRÍCULO:  
    A  palavra  vem  da  palavra  latina  currere  e  significa  percurso  a  ser
    atingido,   referindo-se   à   carreira.   Enquanto   a   escolaridade   é   um
    caminho, o currículo é considerado seu complemento e guia que leva ao
    sucesso da jornada escolar.

  • Questão correta.

    há vários conceitos de currículo, mas um dos mais cobrados é este ai " Conjunto de experiências..."


ID
2309167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.

O currículo, apesar de representar as mutações sociais, deve permanecer inalterado por longos períodos de tempo, haja vista ser muito complexo seu processo de reelaboração.

Alternativas
Comentários
  • Só se for o currículo do Chaves: para evitar a fadiga.

  • Currículo consiste num percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal.

    Podemos  dizer  que  o  currículo  se  caracteriza  nas  organizações  educacionais  como  o conjunto de conhecimentos escolhidos como formativos. 

  • ERRADA

    O curriculo é flexivel.

  • Do Chaves. Kkkkkk
  • o Currículo deve estar em constante mudança para o progresso da escola

    #PartiuPosse!

  • O currículo que orienta a SEDF ( Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) é o currículo em movimento que é justamente o movimento de constante visitação. Currículo inalterado, homogêneo remete à pedagogia tradicional.

    Questão ERRADA;


ID
2309170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.

O currículo representa a conexão entre sistema educativo e sociedade na medida em que se atualiza em função das demandas sociais.

Alternativas

ID
2309173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.

O currículo, fixado e delimitado pela equipe gestora da escola, consiste simplesmente de uma lista das matérias de formação e das horas necessárias ao seu estudo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO: Essas informações se enquadra nas GRADES CURRICULARES.

  • O currículo configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

    GABARITO: Errado


ID
2317921
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conteúdos escolares são um meio para a transformação dos alunos, e não um fim em si mesmos.


Analise as seguintes afirmativas sobre aprendizagem e os conteúdos escolares.


I. A natureza do conteúdo escolar não implica diferenças relevantes na maneira como os alunos aprendem.

II. Os objetivos gerais da educação auxiliam na seleção e determinação dos critérios de caracterização e organização dos conteúdos escolares no currículo.

III. Por meio dos objetivos gerais da educação, “para que se ensina o que se ensina”, ocorre a concretização das capacidades que os professores propõem para que os alunos construam em cada etapa.


A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB C


ID
2317933
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Coll (1994) sugere em suas reflexões que, como a significância da aprendizagem é uma questão de grau, talvez fosse mais apropriado tentar que as aprendizagens realizadas pelos alunos sejam, a cada momento da escolaridade, as mais significativas possíveis.

Em relação à construção de significados, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  a)

    a significância lógica e psicológica em potencial do conteúdo de aprendizagem são condições necessárias e suficientes para que o aluno construa significados


ID
2317936
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando-se as reflexões de Coll (1994) sobre a aprendizagem significativa e os conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • c)

    na construção progressiva de significados compartilhados, o professor e o aluno têm papéis iguais. 

  • Letra C

    Segundo Coll (1994, P. 103)

    "A aprendizagem escolar não pode ser entendida nem explicada como o resultado de uma série de “encontros” felizes entre o aluno e o conteúdo da aprendizagem; é necessário, além disso, levar em conta as atuações do professor que, encarregado de planejar sistematicamente estes “encontros”, aparece como um verdadeiro mediador e determina, com suas intervenções, que as tarefas de aprendizagem ofereçam uma maior ou menor margem para a atividade autoestruturante do aluno."

    OBS: No relacionamento professor-aluno, acontecem trocas de experiências e de conhecimentos, se comparado aos diferentes papéis de cada um no processo e sua importância, e pode-se afirmar que o professor também aprende com a realidade de cada aluno; “[...] e o aluno no lugar de quem recebe ensinamentos também ensina e aprende mesmo sem intencionalidade.” (SILVA; NAVARRO, 2012, p. 97).

     


ID
2326063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É perceptível nos dias atuais a necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional, visto que a relação educação versus tecnologia está presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Educação e políticas de ciências e tecnologia ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas pertinentes à qualificação de recursos humanos moldados aos novos padrões de desenvolvimento.

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, relativo à tecnologia e ao seu uso na escola.

A sala de aula não é o único lugar onde ocorre a aprendizagem, pois a comunicação pode proporcionar, por variados meios, a formação de diferentes ambientes de aprendizagem e uma maior participação dos alunos nas relações de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Paulo Freire, Célestin Freinet entre outros autores e pensadores da educação idealizam e afirmam que o dialogo é fonte de uma aprendizagem poderosa.

    Este mesmo dialogo é aprovado nos dias atuais como o eixo central da educação necessária aos alunos de hoje, aparecendo nas tendências pedagógicas Libertaria (de Paulo Freire), libertadora (Célestin Freinet) e Critica Social dos Conteúdos (Demerval Saviani, George Snyders, José Carlos Libâneo.

  • A exemplo disso é o que eu estou fazendo agora...


ID
2328346
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Ipumirim - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Pedagogia Histórico-Crítica como perspectiva didática para o Ensino prioriza a realidade social, o que a princípio torna-se o diferencial do método, pois as relações de hierarquia, poder e desigualdades presentes nas relações de professor-aluno, ficariam em segundo plano, dando lugar para a realidade social em que ambos estariam no mesmo patamar e construiriam juntos o conhecimento sobre a mesma. Sendo assim, a especificidade da escola, o que é considerado como clássico da escola para a Pedagogia Histórico-Crítica é: [...] a transmissão-assimilação do saber sistematizado. Este é o fim a atingir. É aí que cabe encontrar a fonte natural para elaborar os métodos e as formas de organização do conjunto das atividades da escola, isto é, do currículo. E aqui nós podemos recuperar o conceito abrangente de currículo (organização do conjunto das atividades nucleares distribuídas no espaço e tempo escolares). Um currículo é, pois, uma escola funcionando.
Conceitualmente o exposto acima é objeto de estudo de qual pesquisador?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Currículo, para o autor, é o conjunto de atividades nucleares realizadas na escola. O autor destaca a necessidade desta distinção, pois caso tudo o que seja desenvolvido dentro da escola, passe a ser denominado de currículo, com facilidade, o secundário se torna principal, passando para acessório aquilo que deve ser o centro do trabalho da escola. 

  • Saviani = Currículo

    Conforme Saviani, Currículo

    “É o conjunto das atividades nucleares desenvolvidas pela escola.”

    Trata-se das atividades essenciais que a escola não pode deixar de desenvolver, sob pena de perder a sua especificidade.

    O processo de “seleção do conhecimento” a ser incorporado ao currículo não deve se dar de maneira aleatória, mas com base no que é necessário ao ser humano conhecer para enfrentar os problemas que a realidade apresenta.

    A problematização da realidade pelo professor como parte do método da prática pedagógica é fundamental, pois a seleção do conhecimento que se vincula à definição dos objetivos de ensino implica definir “prioridades” (distinguir o que é principal do que é secundário), o que é ditado “pelas condições da situação existencial concreta em que vive o homem...”

    Gaba B


ID
2361934
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

        O mundo contemporâneo, em constante processo de transformação e inovação tecnológica e com suas consequentes alterações no âmbito do mundo do trabalho, demanda a construção de um projeto de Educação Profissional que supere a dualidade entre o ensino geral, propedêutico, e o ensino técnico, de forma a deslocar o foco dos seus objetivos do mercado de trabalho para o desenvolvimento humano, tendo como dimensões indissociáveis a aprendizagem, a cidadania, o trabalho, as comunicações, a ciência e a tecnologia, entre outras.

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância.

Secretaria de Educação do Distrito Federal (com adaptações).

Em relação ao Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o item a seguir. 

O Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância é um documento que possui por objetivo delimitar um currículo único para a Educação Profissional no DF, estabelecendo, assim, as linhas gerais e as diretrizes curriculares para o desenvolvimento da Educação Profissional da rede pública de ensino. 

Alternativas
Comentários
  • "Nesse sentido, é necessário destacar que o presente documento não tem como objetivo delimitar um currículo único para a Educação Profissional, mas estabelecer em linhas gerais diretrizes curriculares para o desenvolvimento da Educação Profissional da rede pública de ensino do Distrito Federal, que deve, em sua essência, observar os eixos transversais."

  • "O Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância é um documento", o erro já começa aqui, currículo em movimento não é documento.

  • O currículo em movimento não quer delimitar, mas sim nortear.

    Esse currículo é concretizado nas escolas através do PPP (que deve ser realizado com a participação de toda a comunidade escolar). Assim, busca-se a diversidade e não a uniformidade.


ID
2409859
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar.

Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

  • Alguém poderia explicar essa questão?

     

     

  • Renato, não sei se conseguirei te ajudar, mas te darei um caminho para compreender a resposta: assisti a um mini documentário do Edgar Morin sobre a complexidade do pensamento que está intrinsecamente relacionado com a transdisciplinaridade. Ele afirma que são indissociáveis, por isso, logo interliguei os pressupostos de Demo e Morin. Assiste no you tube, pois vai te ajudar a compreender essa interligação. Espero ter te ajudado.

  • Letra B

    O pensamento ele deve ser complexo e não simplista, complexo no sentido de integrado contínuo.


ID
2421013
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção da escrita dos estudos de letramento pressupõe que as pessoas e os grupos sociais são heterogêneos e que as diversas atividades entre as pessoas acontecem de modos muito variados. Portanto, é viável que se concebam princípios gerais para a organização do currículo, mas as atividades para seu desenvolvimento, na interação entre professor e aluno(s) e entre aluno(s) e aluno(s) envolvem tal sorte de fatores de ordem social e pessoal que seus resultados são imprevisíveis. Entre esses princípios gerais do desenvolvimento do currículo, segundo a concepção do letramento encontra(m)-se o(s):
I. currículo é rígido.
II. currículo parte da realidade local: turma - escola -comunidade.
III. princípio estruturante do currículo é conteúdo.
IV. conteúdos do currículo têm a função de orientar, organizar e registrar o trabalho do professor, não são, necessariamente, conteúdos a serem focalizados em sala de aula.
Está correto apenas o que se expõe em:

Alternativas
Comentários
  • I. currículo é rígido. ERRADO O CURRÍCULO DEVE/PODE SER MODIFICADO

    II. currículo parte da realidade local: turma - escola -comunidade. CORRETO

    III. princípio estruturante do currículo é conteúdo. ERRADO, A JUSTIFICATIVA ESTÁ NO ITEM IV

    IV. conteúdos do currículo têm a função de orientar, organizar e registrar o trabalho do professor, não são, necessariamente, conteúdos a serem focalizados em sala de aula.CORRETO


ID
2432539
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Moreira e Tadeu (2011), a teoria do currículo, quando guiada por reflexões que se referem à teorização crítica, tem a seguinte concepção em relação às formas de organização do conhecimento escolar:

Alternativas

ID
2448193
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a concepção de currículo integrado, analise as afirmações a seguir.
I. A concepção de currículo integrado remete à ideia de completude, à compreensão das partes em relação ao todo ou da unidade dentro da diversidade, com base nos conceitos de Politecnia e Formação Integrada.
II. A concepção de currículo integrado demanda valorização da polivalência, segundo exigências e princípios inerentes ao domínio da estrutura lógica, conceitual, investigativa e metodológica dos diversos cursos e atores participantes.
III. A concepção de currículo integrado compreende a educação como uma totalidade social nas múltiplas mediações que caracterizam os processos educativos. Nesse sentido, a formação geral é parte inseparável da formação para o trabalho.
IV. A concepção de currículo integrado supera o ser humano segmentado historicamente pela divisão social do trabalho entre o planejar e o executar. Fundamenta-se, pois, na priorização do trabalho e da tecnologia, na globalização das aprendizagens e nas especializações dos saberes.
Estão corretas as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Santomé (1998) explica que a denominação ‘currículo integrado’ tem sido utilizada como tentativa de contemplar uma compreensão global do conhecimento e de promover maiores parcelas de interdisciplinaridade na sua construção. A integração ressaltaria a unidade que deve existir entre as diferentes disciplinas e formas de conhecimento nas instituições escolares.

     

    Segundo Bernstein, essas análises colocam a necessidade de relacionar o âmbito escolar à prática social concreta. A proposta de ‘currículo integrado’ na perspectiva da formação politécnica e omnilateral dos trabalhadores incorpora essas análises e busca definir as finalidades da educação escolar por referência às necessidades da formação humana. Com isto, defende que as aprendizagens escolares devem possibilitar à classe trabalhadora a compreensão da realidade para além de sua aparência e, assim, o desenvolvimento de condições para transformá-la em benefício das suas necessidades de classe.


ID
2465581
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Comitê do Ministério da Educação e Cultura (MEC, Brasília), que debate a oferta de cursos na área de energias renováveis e eficiência energética, pretende alinhar a oferta de educação tecnológica nesta área para o ano de 2017. As instituições da rede federal trabalham na construção de cursos piloto de qualidade na área, mapeando as necessidades do setor produtivo, desenvolvendo novos itinerários formativos, elaborando currículos e estimando as especificações de equipamentos e infraestrutura.

                                   (Adaptado – Educação Profissional/portal do MEC.

(Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=45681> . Acesso em: 08 mar. 2017.)

Assim, a organização curricular dos cursos superiores de tecnologia deverá contemplar o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas gerais e específicas, incluindo os fundamentos científicos e humanísticos necessários ao desempenho profissional do graduado em tecnologia.

                                      PORQUE

Nessa organização curricular, cursos de educação profissional de nível técnico, que deverão ser parte dela, complementarão a formação do graduando em tecnologia, para o atendimento de demandas específicas.

Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A PRIMEIRA ASSERTIVA FALA A RESPEITO DA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS NA AREA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NO ENSINO SUPERIOR. JÁ A SEGUNDA ASSERTIVA DIZ QUE OS CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES TAMBÉM SERÁ IMPLEMENTADO TAIS CURSOS . ( O QUE TORNA A SEGUNDA ASSERTIVA ERRADA, POIS NO TEXTO I CITA APENAS O ENSINO SUPERIOR),

  • Na realidade, os cursos de educação profissional de nível técnico não deverão ser parte da organização curricular dos cursos superiores de tecnologia. Acredito que esse seja o erro da segunda afirmativa.


ID
2532925
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.


( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.

Alternativas
Comentários
  • Extrapolação do texto aí rolou solta.

     

  • complicado

  • Não entendi nada. 

  • Barbosão

  • Questão ridícula. 

  • Se eu chamar a questão de complexa, estaria fazendo um elogio, é ridicula mesmo. Porque eles não pedem nas provas simplesmente questões que testifiquem o conhecimento do participante? Tem que levar os mesmo aos níveis da loucura? Com qual finalidade? Conhecimentos Pedagogicos é um campo tão vasto...

     

  • sadfasd

    fdghfgh

     

  • Todas são verdadeiras. Alternativa B

ID
2597506
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“[...] a complexidade não é mágica e não se limita à própria palavra complexidade. Para Morin, a palavra complexidade porta em seu seio a confusão, a incerteza e a desordem. [...] A complexidade não elimina a simplicidade, ela a integra em termos dialógicos, recusando as consequências mutilantes, redudonistas e unidimensionais da Simplificação”. (M ACEDO , Roberto. Currículo e complexidade. Edufba, Salvador, 2005, p. 21-22).


Sobre as implicações do conceito de complexidade para as teorias contemporâneas de currículo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ✅RESPOSTA E

    Como instrumento de concretização do projeto referencial da escola, o currículo é um documento que traz uma rede de referências importante, a partir da qual se tenta organizar o trabalho educacional. Com base no currículo, seja ele formal ou informal, explícito ou implícito, é que as escolhas são feitas, os caminhos e os percursos são traçados e vivenciados no cotidiano escolar. Mediante sua elaboração e apresentação é dada a partida para o jogo de poder que acontece dentro dos sistemas de ensino.


ID
2610730
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Lopes (2011), a vertente sobre conhecimento, no campo do Currículo, que defende a existência de regras e métodos de validação de saberes é a perspectiva

Alternativas

ID
2761876
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Gadotti (2000), analisando as atuais perspectivas da Educação, salienta que podemos estar vivendo na era do conhecimento, da informatização e da informação. Para pensar uma educação para o futuro, necessitamos de uma aprendizagem que se estenda ao longo da vida, fundada em quatro pilares, que foram definidos por Jacques Delors, em 1998.


Do exposto, faça uma relação dos quatro pilares da Educação e suas definições, marcando a alternativa correta.


I. Aprender a conhecer: a aprendizagem não pode ser apenas lógico-matemática e linguística. Precisa ser integral.

II. Aprender a fazer: é indissociável do aprender a conhecer. Nesse sentido, vale mais hoje a competência pessoal que torna a pessoa apta a enfrentar novas situações de emprego, mas apta a trabalhar em equipe, do que a pura qualificação profissional. Hoje, o importante na formação do trabalhador, também do trabalhador em Educação, é saber trabalhar coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos, ter estabilidade emocional. A flexibilidade é essencial.

III. Aprender a viver juntos: prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, curiosidade, autonomia, atenção. Isso supõe uma cultura geral, o que não prejudica o domínio de certos assuntos especializados.

IV. Aprender a ser: no Brasil, como exemplo desta tendência, pode-se citar a inclusão de temas/eixos transversais (ética, ecologia, cidadania, saúde, diversidade cultural) nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que exigem equipes interdisciplinares e trabalho em projetos comuns.

Alternativas
Comentários
  • II. Aprender a fazer: é indissociável do aprender a conhecer. Nesse sentido, vale mais hoje a competência pessoal que torna a pessoa apta a enfrentar novas situações de emprego, mas apta a trabalhar em equipe, do que a pura qualificação profissional. Hoje, o importante na formação do trabalhador, também do trabalhador em Educação, é saber trabalhar coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos, ter estabilidade emocional. A flexibilidade é essencial.

  • eu acho que esta questão não está correta...

  • A seguir, uma síntese dos quatro pilares para a educação no século XXI, segundo Rodrigues:

    Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes consequências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante dos professores deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.

    http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=337

  • Não entendi nada

  • Aprender a conhecer - Prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, curiosidade, autonomia, atenção. Inútil tentar conhecer tudo. Isso supõe uma cultura geral, o que não prejudica o domínio de certos assuntos especializados. Aprender a conhecer é mais do que aprender a aprender. Aprender mais linguagens e metodologias do que conteúdos, pois estes envelhecem rapidamente. Não basta aprender a conhecer. É preciso aprender a pensar, a pensar a realidade e não apenas "pensar pensamentos", pensar o já dito, o já feito, reproduzir o pensamento. É preciso pensar também o novo, reinventar o pensar, pensar e reinventar o futuro. 

    Aprender a fazer - É indissociável do aprender a conhecer. A substituição de certas atividades humanas por máquinas acentuou o caráter cognitivo do fazer. O fazer deixou de ser puramente instrumental. Nesse sentido, vale mais hoje a competência pessoal que torna a pessoa apta a enfrentar novas situações de emprego, mas apta a trabalhar em equipe, do que a pura qualificação profissional. Hoje, o importante na formação do trabalhador, também do trabalhador em educação, é saber trabalhar coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos, ter estabilidade emocional. Essas são, acima de tudo,qualidades humanas que se manifestam nas relações interpessoais mantidas no trabalho. A flexibilidade é essencial. Existem hoje perto de 11 mil funções na sociedade contra aproximadamente 60 profissões oferecidas pelas universidades. Como as profissões evoluem muito rapidamente, não basta preparar-se profissionalmente para um trabalho.

     Aprender a viver juntos - a viver com os outros. Compreender o outro, desenvolver a percepção da interdependência, da não-violência, administrar conflitos. Descobrir o outro, participar em projetos comuns. Ter prazer no esforço comum. Participar de projetos de cooperação. Essa é a tendência. No Brasil, como exemplo desta tendência, pode-se citar a inclusão de temas/eixos transversais (ética, ecologia, cidadania, saúde, diversidade cultural) nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que exigem equipes interdisciplinares e trabalho em projetos comuns. 

    Aprender a ser - Desenvolvimento integral da pessoa: inteligência, sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa. Para isso não se deve negligenciar nenhuma das potencialidades de cada indivíduo. A aprendizagem não pode ser apenas lógico-matemática e lingüística. Precisa ser integral (GADOTTI, 2000).

    http://proec.ufabc.edu.br/uab/index.php/aulaslpt/19-fteadinicio/fteadaulas/125-3-os-quatro-pilares-da-educacao-e-a-tecnologia


ID
3156757
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Barretos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os autores Edwards, Gandini e Forman, no último capítulo “Para onde vamos agora?”, de As cem linguagens da criança (2015), apresentam nas considerações finais do livro uma lista de procedimentos com o título ‘Preparação do projeto’. O livro relata um currículo baseado em projetos didáticos, bastante ousados para a tradição pedagógica.

Conforme o livro citado, considerando a abordagem tratada e os projetos apresentados, o procedimento correto é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta - desafiar as crianças a fazerem algo grande ou complicado, com a sua intervenção.


ID
3177526
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o papel do currículo no ambiente escolar, é CORRETO afirmar que a política curricular está inserida no

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém poderia explicar melhor essa questão?


ID
3222217
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo aparece especificamente como objeto de estudo nos EUA nos anos 20, fazendo conexão com o processo de industrialização e a intensificação da escola de massa. Um modelo voltado para a economia, nessa época, o currículo em seu efeito final se torna um processo industrial e administrativo. Essa linha de entendimento sobre educação é reconhecida dentro do currículo com o nome de:

Alternativas

ID
3223369
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As adaptações curriculares atuam também como medidas preventivas, levando o aluno a aprender os conteúdos curriculares de maneira mais ajustada às suas condições individuais, para prosseguir na sua carreira acadêmica, evitando-se seu afastamento da escola regular. Dessa forma, afirma-se, corretamente, que:

Alternativas

ID
3224194
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O termo currículo pode ter diferentes conceitos quando relacionados às distintas concepções pedagógicas, principalmente por conta das influências teóricas que se fizeram hegemônicas em determinado momento histórico. Sobre currículo, afirma-se:


I- O papel do educador no processo curricular é fundamental, uma vez que ele é um dos grandes artífices dessa construção que se materializa nas escolas e na sala de aula.

II- O currículo é um documento imparcial e justo, em que devem estar explícitos os conteúdos a serem ensinados e aprendidos, como também as experiências escolares a serem vividas pelos alunos.

III- O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo, quanto o conteúdo dessa cultura.

IV- O currículo multicultural deve transmitir atitudes e valores hegemônicos da sociedade vigente.

V- O currículo é um espaço em que se concentram e se desdobram lutas em torno de diferentes significados sobre o social e sobre o político.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    IV- O currículo multicultural deve transmitir atitudes e valores hegemônicos da sociedade vigente. Errado o currículo multicultural respeita e valoriza todas as culturas, defende a participação das minorias.

    II- O currículo é um documento imparcial e justo, em que devem estar explícitos os conteúdos a serem ensinados e aprendidos, como também as experiências escolares a serem vividas pelos alunos. Errado, o currículo é um território de disputa em que há confronto de várias culturas


ID
3229759
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Arroyo (2013) tece várias críticas ao currículo, tais como sua rigidez, se impondo sobre nossa criatividade, os conteúdos, as avaliações, o ordenamento dos conhecimentos em disciplinas, níveis, sequências caindo sobre os docentes e gestões “como um peso”. Analisa, ainda, a relação tensa entre docentes e currículos, destacando, nessa sua obra, além de outras propostas, algumas com vistas a um trabalho mais autônomo, a outras políticas de currículo e avaliação, bem como ao reconhecimento da diversidade.

De acordo com o pensamento de Arroyo, é correto afirmar que há necessidade de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D - abrir os desenhos curriculares e os livros didáticos aos sujeitos, educadores e educandos, como produtores de conhecimentos.


ID
3235117
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.

I. O “currículo como fato” precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de “currículo como prática” pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de “curriculum” às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica. Se as necessidades são exclusivas da escola não há como ser pedagógica, pois o pedagógica tem intencionalidade educativa visando à transformação social e todos os aspectos.


ID
3243517
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.

I. O “currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de “currículo como prática” pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de “curriculum” às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, , as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Letra A o que deixa a assertiva II certa é o "pode se constituir"

    III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica. Errado quando se fala em concepção pedagógica não há que se falar em exclusividade da escola, pois a pedagogia estuda a educação de acordo com o contexto social.


ID
3288364
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e propostas arrojadas para a profissionalização da sociedade brasileira e, por isso, convoca todas as instituições e instituintes para o desafio de promover uma educação profissional de qualidade.

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional. SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.

A educação profissional da SEEDF está fundamentada nas lógicas taylorista e fordista.

Alternativas
Comentários
  • A educação como um todo da SEEDF está fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica.

    Taylorismo e Fordismo estão relacionados a teoria Tecnicista.

  • As lógicas taylorista e fordista estão relacionadas às teorias tradicionais.


ID
3316558
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No quarto de uma adolescente, há a seguinte frase escrita: “Quanto mais eu vou à escola, mais eu estudo, quanto mais eu estudo, mais eu aprendo, quanto mais eu aprendo, mais eu esqueço, então para que ir à escola?”.

De acordo com Jussara Hoffmann, a frase dessa aluna fala de uma escola que exige

Alternativas
Comentários
  • memorização (característica considerada de sucesso na escola tradicional).

  • Letra D alternativa correta, nas escolas tradicionais realmente os alunos tentam memorizar os conteúdos e em seguida acabam esquecendo.

  • LIBERAL TRADICIONAL:Os exercícios são passados de forma repetitiva visando a memorização. Desse modo é importante que o aluno preste atenção porque “o ouvir” facilita o registro do que se transmite na memória. A tarefa do aluno nesse caso, é decorar a matéria.


ID
3316693
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A articulação entre Currículo, Saúde e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem representado um desafio a ser enfrentado pelos professores no cotidiano de suas práticas pedagógicas. Sobre essa temática, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3339031
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Edgar Morin é um dos autores de referência da contemporaneidade. Sua teoria diz que “há, efetivamente, necessidade de um pensamento: - que compreenda que o conhecimento das partes depende do conhecimento do todo e que o conhecimento do todo depende do conhecimento das partes [...] É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une.” (MORIN, 2000). Assinale a alternativa que indica corretamente de qual teoria estamos falando.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

    C) Teoria da complexidade.

  • Letra C. Teoria da Complexidade . Edgar Morin é considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos do campo de estudos da complexidade, que inclui perspectivas anglo-saxônicas e latinas. Sua abordagem é conhecida como "pensamento complexo" ou "paradigma da complexidade". Morin não se identifica como "teórico da complexidade" nem pretende limitar seus estudos às chamadas "ciências da complexidade". Ele distingue entre perspectivas restritas, limitadas, e amplas ou generalizadas da complexidade (MORIN, 2005).


ID
3424744
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avançar na compreensão de currículo como categoria técnica e instrumental (derivada da concepção cartesiana) ou como uma categoria puramente sociológica (derivada, sobretudo, da concepção crítica) constitui um dos principais desafios que se apresentam no campo da educação. A releitura dos conceitos de tempo e espaço da escola passa pela necessária releitura dessas concepções de currículo.


As discussões que estão em curso, e que incluem novas questões ao tema do currículo, estão auxiliando essa necessária atualização conceitual. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Teoria pós-crítica: considera a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo esse uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugares, buscando a realidade social dos indivíduos, os estigmas étnicos e culturais, como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas.

  • Questão mal elaborada.

    Letra D.

  • A questão esta falando da teoria pós-critica. Mas concordo que está mal elaborada.

    comentário pessoal: independentemente da pluralidade cultural ou "orientação" de cada pessoa, isso não devia ser base de ensino. Estamos caminhando para um novo fracasso educacional, pois a escola e o ensino em si viraram palco das mais diversas lutas sociais. Isso é ridículo e destrutivo. Não importa se tem A, B ou C dividindo uma mesma classe escolar. Diferenças sempre existiram e vão existir e isso não deve estar em evidencia. Mas por que desviar o foco dos estudos, das ciências, da matemática, das línguas para falar de particularidades de A ou B? Por acaso A e B vivem em mundos diferentes? Obviamente não, além de considerar que A, B, C ou D... igualmente precisam aprender e viver em sociedade. Lá vamos comer lixo de novo. Educação como palco de militância.


ID
3424747
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a Profª Sônia Barreira (Escola da Vila/SP), escola forte em conteúdo é aquela que expande a noção de conteúdo para além dos conceitos e fatos, e que entende que as escolhas na forma de ensinar não são neutras, elas têm impacto sobre o tipo e o grau de aprendizagem em curso.

Quando uma escola baseia suas escolhas curriculares na tradição e nos livros didáticos pode passar a impressão de estabilidade e garantia de que essa escolha contempla melhor as necessidades atuais e futuras do aluno. Na prática, isso não acontece. Em um mundo em mutação intensa e constante, as decisões curriculares precisam ser dinâmicas e acompanhadas de profunda reflexão sobre os parâmetros que utiliza para seleção dos conteúdos a serem ensinados.

A ordem em que os conteúdos aparecem no currículo da escola revela os valores do projeto pedagógico. E os métodos não são apenas formas distintas para se ensinar o mesmo.


Para o ensino:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A) método é o mesmo que metodologia. Errada o método é o caminho para alcançar os objetivos a metodologia são as técnicas empregadas para o estudo;

    B) todos os caminhos levam ao mesmo fim. Errado o método não é um fim em si mesmo mas vários caminhos diferentes, pois o professor sempre reformula sua prática;

    C) a forma também é conteúdo. Correta a forma é o concreto e também pode ser conteúdo;

    D) a memorização é aprendizado. Errado em uma concepção tradicional de aprendizagem o aluno memoriza os conteúdos apenas para fazer a prova e para ser aprovado o aprendizado é assimilação ativa, significativa e consciente;

    E) a repetição aprofunda a aprendizagem. Errado outra concepção tradicional de aprendizagem.


ID
3424750
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um currículo construído na perspectiva da Educação Integral precisa dar respostas teóricas e práticas para o por quê, o quê, onde, quando e como ensinar e avaliar aprendizagens. Mas não só: estas precisam estar contextualizadas, oferecendo oportunidades para que os alunos se desenvolvam integralmente.

O currículo da Educação Integral tem por objetivo garantir a construção de sentido e significado das aprendizagens para os estudantes. Este currículo deve ser capaz de articular três elementos: a visão de desenvolvimento integral como objetivo das aprendizagens, o uso de metodologias mais ativas para manter o interesse e a curiosidade dos estudantes, e:

Alternativas
Comentários
  • Em suma, este currículo deve ser capaz de articular três elementos: a visão de desenvolvimento integral como objetivo das aprendizagens, o uso de metodologias mais ativas para manter o interesse e a curiosidade dos estudantes sempre acesos, e a tematização e investigação a partir do território para reconhecer identidades e contextualizar aprendizagens.

  • O que é Educação Integral?

    A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o  dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

    https://educacaointegral.org.br/conceito/?gclid=Cj0KCQiAwf39BRCCARIsALXWETzRt3KMTb_GSo0d8JZXqwit5Tx54SXWfu7Mh1OUjZS3Uy9cWr53UMgaAnP1EALw_wcB

    (...) este currículo deve ser capaz de articular três elementos:

    1 - a visão de desenvolvimento integral como objetivo das aprendizagens,

    2 - o uso de metodologias mais ativas para manter o interesse e a curiosidade dos estudantes sempre acesos,

    3 - e a tematização e investigação a partir do território para reconhecer identidades e contextualizar aprendizagens.

    https://educacaointegral.org.br/metodologias/como-elaborar-um-curriculo-integrado-e-participativo/


ID
3459889
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Moran (2004), é necessário compreendermos que “É fundamental hoje planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem conectadas, a distância. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de

Alternativas
Comentários
  • resposta certa letra ¨ D ¨

  • Para responder essa questão, o candidato deve indicar a alternativa que completa corretamente o trecho citado no enunciado, de autoria de José Manuel Moran. 

    Moran, no texto “Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias" (2004), coloca a ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem com as tecnologias. Argumenta essas tecnologias e a internet trouxeram novos desafios pedagógicos para o campo educacional. Nesse contexto, os professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. 
    Segundo o autor, “é fundamental hoje planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem conectadas, a distância. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática". 

    Fonte: MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004. 

    Dessa forma, a letra D, “qualidade na educação e de uma nova didática", é a alternativa correta.  

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • É fundamental hoje planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem conectadas, a distância. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática.


ID
3470497
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A construção e a elaboração de um quadro curricular implicam a compreensão do que é currículo. Nesse sentido, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Currículo é um conjunto de disciplinas, resultados de aprendizagem pretendidos.

II. Há pelo menos três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo proposto.

III. O currículo real refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos de seu meio social.

IV. Compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos.

V. Currículo é o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos transmitidos nas práticas pedagógicas e nas situações de escolarização.

Alternativas
Comentários
  • Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7

  • Curriculo real acontece na sala de aula

    Manifestação do curriculo: curriculo real; fomal e oculto

  • Curriculo real acontece na sala de aula

    Manifestação do curriculo: curriculo real; fomal e oculto

  • Currículo é um conjunto de disciplinas, resultados de aprendizagem pretendidos.

    Pra mim essa questão está errada, currículo é muito mais do que um conjunto de disciplinas!!!

  • [I] Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas, resultados de aprendizagem pretendidos, experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes, princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera seja aprendido e ensinado na escola (LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSCHI, 2003, p. 362).

    [II] Os autores definem três tipos de currículos - o formal, o real e o oculto.

    [III] O currículo oculto refere àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no ambiente escolar – ou seja, das práticas e experiências compartilhadas na escola e na sala de aula. É chamado de oculto porque não se manifesta claramente, não é prescrito, mas aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem. (LIBÂNEO, 2012:490).

    [IV] No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera seja aprendido e ensinado na escola (LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSCHI, 2003, p. 362).

    [V] Por currículo se entende, geralmente, tudo que é suposto de ser ensinado ou aprendido, segundo uma ordem determinada de programação e sob a responsabilidade de uma instituição de educação formal, nos limites de um ciclo de estudos. Por extensão, o termo me parece fazer referência ao conjunto dos conteúdos cognitivos e simbólicos (saberes, competências, representações, tendências, valores) transmitidos (de modo explícito ou implícito) nas práticas pedagógicas e nas situações de escolarização, isto é, tudo aquilo a que poderíamos chamar de dimensão cognitiva e cultural da educação escolar (FORQUIN, 2000, p. 48).

  • A questão deveria ter apontado o autor que iria definir o conceito de currículo!


ID
3498169
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.


ID
3721417
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Informe se é Verdadeiro (V) ou Falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) As transformações sociais, econômicas e políticas, sobretudo a partir dos anos de 1990, impulsionaram um novo modelo de gestão a partir da organização de projetos.
( ) O trabalho com projetos fornece ao gestor uma visão verticalizada do processo, de forma a manter a rigidez em seu desenvolvimento.
( ) Uma gestão de projetos se compromete com a formação de uma equipe multidisciplinar, bem como com as metas a serem atingidas.
( ) Os projetos possibilitam um caminho para mudanças e inovações a partir de uma situação problema, envolvendo um grupo de pessoas para sua viabilização.
( ) Na atual sociedade, chamada de sociedade do conhecimento, o que mais tem valor e contribui para a gestão e formação de equipes são as atividades rotineiras.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O trabalho com projetos fornece ao gestor uma visão horizontal do processo, de forma a manter a flexibilidade em seu desenvolvimento.


ID
3750373
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na obra “Currículos: Políticas e Práticas” é apresentada a ideia de que na América Latina, é cada vez mais contundente o discurso que afirma a urgência e a inevitabilidade das reformas educacionais orientadas para:

Alternativas
Comentários
  • A melhoria da qualidade da educação ministrada pelos sistemas de ensino, principalmente em relação à educação básica.


ID
3885970
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todas as alternativas abaixo apresentam uma visão do que é conhecimento. Assinale aquela que contém uma visão apresentada pela Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).

Alternativas

ID
3915991
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A publicação dos cadernos Indagações sobre currículo (BRASIL/MEC/SEB) evidencia a necessidade de se refletir a respeito das concepções de currículos e seus desdobramentos.

De acordo com esse documento, qual um primeiro significado dessas indagações?

Alternativas
Comentários
  • Currículos, ao invés de conteúdos prontos a serem passados aos alunos, são uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas


ID
3920215
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao discorrer sobre currículo e conhecimento, Silva (1999) utiliza-se de conceito de Paulo Freire que afirma que “conhecimento é sempre conhecimento de alguma coisa, o que significa que não existe uma separação entre o ato de conhecer e aquilo que se conhece”. Nesse caso, está se referindo

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Concepção libertadora de educação: O ato de ensinar é um ato político e dialógico que parte das experiências dos estudantes por meio de temas geradores.

  • Por que não a D já que a pedagogia freiriana parte do pressuposto de valorizar as experiências de vida do alunado. Gabarito esquisito pra dizer o minimo

  • A educação problematizadora visa a uma transformação por ser uma educação critica. Tanto o professor quanto aluno são midiatizados pelo mundo e pela realidade que o apreende e da qual extraem o conteúdo da aprendizagem. (Freire-2005)

  • Gente, a letra D também não caberia como gabarito?


ID
3987595
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Paraí - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma professora do 2º ano aproveitou a falta de um aluno e o fato de ninguém saber seu telefone, nem onde morava, para propor uma Agenda da Classe, a fim de que as crianças ordenassem os seus nomes em ordem alfabética. A partir do endereço de cada aluno, a professora fez a classe estudar o bairro e também mostrou como é feita a numeração das casas nas ruas. Esse contexto de estudo favoreceu a vivência de currículo

Alternativas
Comentários
  • Sai daí sua c suas propagandas...o QC deveria te excluir.

  • Interdisciplinar : Existe o diálogo entre disciplinas.

  • Letra B alternativa correta, INTERDISCIPLINAR de forma subentendida percebemos que a professora pode trabalhar geografia, português e até a disciplina de história.