SóProvas


ID
63661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Entre as máquinas de elevação, incluem-se os guindastes, os
guinchos, as pontes rolantes, os elevadores, entre outros
equipamentos. Acerca das características dos componentes
comumente utilizados nessas máquinas, julgue os itens
subseqüentes.

Entre as vantagens da utilização de cabos pré-formados em substituição a cabos de aço convencionais, incluem-se a distribuição uniforme da carga sobre os fios individuais, a qual reduz a um mínimo as tensões internas, a maior flexibilidade e o menor desgaste ao passar sobre a polia ou ao se enrolar em um tambor.

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre um cabo pré-formado e um não pré-formado consiste em que na fabricação do primeiro é aplicado um processo adicional, que faz com que as pernas e os arames fiquem torcidos na forma helicoidal, permanecendo colocados dentro do cabo na sua posição natural, com um mínimo de tensões internas. As principais vantagens do cabo pré-formado podem ser enumeradas da seguinte maneira:

     

    1. No cabo não pré-formado os arames e as pernas têm a tendência de endireitar-se, e a força necessária para mantê-los em posição provoca tensões internas às quais se adicionam as tensões provocadas em serviço quando o cabo é curvado em uma polia ou em um tambor. As tensões internas provocam pressões entre os arames na região de contato entre camadas e entre pernas que se movimentam reciprocamente no momento em que o cabo é curvado, causando acentuado atrito interno. No cabo pré-formado as tensões internas são mínimas, e por seguinte, o atrito e consequentemente o desgaste do cabo é mínimo Os cabos de aço pré-formados, por terem tensões internas mínimas, possuem também maior resistência à fadiga do que os cabos não pré-formados.

    2. O manuseio é muito facilitado pela ausência de tensões internas.

    3. O equilíbrio do cabo é garantido, tendo cada perna tensão igual a outra, dividindo-se a carga em partes iguais entre as pernas.

     

    4. O manuseio é mais seguro, sendo o cabo isento de tensões, não tendo a tendência de escapar da mão. Em segundo lugar, se um arame quebra pelo desgaste, ele ficará deitado na sua posição normal, não se dobrando para fora, o que tornaria perigoso o seu manuseio.