SóProvas


ID
636727
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando as características que mais se associam ao Período Medieval, analise a falsidade ou veracidade das proposições abaixo:
( ) O período é marcado, em princípio, pelo avanço da ruralização da sociedade que tendeu a se acentuar mais, pelo menos, até o ano 1000. Após essa época, assiste-se ao reforescimento da vida urbana, mas de forma tímida.

( ) Com exceção da monarquia inglesa, que dispunha de um controle maior sobre a nobreza, o que se via em matéria de autoridade monárquica na Europa continental era quase que uma nulidade.

( ) Os monarcas impedidos de instituir impostos sem o aval da nobreza, tiveram difculdades em montar um exército profssional, que lhes pudesse conferir o monopólio da violência. Sem esse instrumento de poder, reis como os da França eram muito mais suseranos do que soberanos.

( ) A Igreja medieval se via às voltas com a eclosão de vários movimentos heréticos, que ameaçavam a sua hegemonia espiritual. Por conta disso, empreendeu uma severa repressão aos cátaros, aos valdenses, aos dolcinianos dentre outros.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • (V) O período é marcado, em princípio, pelo avanço da ruralização da sociedade que tendeu a se acentuar mais, pelo menos, até o ano 1000. Após essa época, assiste-se ao reforescimento da vida urbana, mas de forma tímida.

    Comentário : de fato o período medieval ocorreu um avanço da ruralização, dividindo o território nos famosos MANSOS (SENHORIAL, SERVIL e COMUNAL) Após disso ocorreu o renascimento urbano e comercio de forma tímida.

    (V ) Com exceção da monarquia inglesa, que dispunha de um controle maior sobre a nobreza, o que se via em matéria de autoridade monárquica na Europa continental era quase que uma nulidade.

    Comentário : a igreja detinha toda matéria de autoridade sobre todos, pois era detentora de grande parcela territorial e controlava a massa através da fé. Assim o nobre se via obrigado a se alinhar à Igreja.

    ( V) Os monarcas impedidos de instituir impostos sem o aval da nobreza, tiveram dificuldades em montar um exército profissional, que lhes pudesse conferir o monopólio da violência. Sem esse instrumento de poder, reis como os da França eram muito mais suseranos do que soberanos.

    ( F) A Igreja medieval se via às voltas com a eclosão de vários movimentos heréticos, que ameaçavam a sua hegemonia espiritual. Por conta disso, empreendeu uma severa repressão aos cátaros, aos valdenses, aos dolcinianos dentre outros.

    Comentário: Os movimentos antagonista à ideologia católica era visto como heresia, tanto que foi criado um tribunal da INQUISIÇÃO para combater tamanha oposição.

    LETRA C

    APMBB

  • Item 2 é polêmico

    Todo mundo sabe que durante o feudalismo o poder monárquico ficou enfraquecido e o maior poderio era o da Igreja. Mas não concordo com a palavra "nulidade". O império carolíngio e o Sacro império romano-germânico estão aí pra provar.

    Na minha opinião o examinador se empolgou, o item 2 ta errado.

    Gabarito seria a letra A.

  • O item dois não considera o contexto da reconquista na península ibérica, onde não se configurou o feudalismo clássico.