SóProvas


ID
636802
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I:
O judeu de Bethesda

Último dia de aula na escola Walt Whitman. Situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos. O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros. Mas o sonho duraria pouco. Ao fim da tarde, chega o pai judeu, carregando uma sacola de livros recém-comprados. Chama o filho, esparrama os livros na mesa da sala e começa a montar o cronograma de leituras, incluindo a cobrança periódica do que terá sido lido. Ignoro quantos pais judeus passaram também nas livrarias. Mas imagino que não foram poucos. (...)
Tais ideias abrem caminho para muitas linhas de atividade. Pais interessados e comprometidos com a educação dos seus filhos podem fazer o mesmo que os judeus de Bethesda. Mas, vamos nos lembrar, se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo. Só livro lido é cultura. Portanto, cobranças sem dó nem piedade. Mas seria só empurrar livros e mais livros goela abaixo dos filhos? Jamais! É preciso desenvolver o prazer da leitura, e o bom exemplo é essencial. À força, pode sair o tiro pela culatra. Que livros? Não adianta comprar Hegel, Spinoza ou Camões, se as leituras favoritas ainda não passaram muito da Turma da Mônica. É fracasso garantido. Os livros devem andar muito próximo do interesse e da capacidade de compreensão dos leitores, sempre puxando um pouco para cima.
(Cláudio de Moura Castro. Veja, junho/2010 – com adaptações)

Considerando as características de construção, assinale a alternativa correta a respeito do texto:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar porque não é correta a letra 'D'? Discordo da letra 'C',  não acho que o autor quer 'convencer', 'persuadir'.


  • Luiz, no que entendi sobre o texto é q no primeiro parágrafo o autor fala como é importe a leitura. E no segundo ele fala que a leitura não pode ser feita de qualquer forma, mas sim uma leitura que seja interessante ao leitor, visando estimular o poder da leitura.

    Sendo assim, não seria um conflito de ideias e sim um complemento.

  • Continuo não concordando, e não entendi porque a C está correta. Os páragrafos apresentam opiniões diferentes. O primeiro informa um estimulo à educação forçada. O segundo apresenta um questionamento se "ler à força" é recomendável, se não seria prejudicial. Entendi isso como um conflito de ideias conforme letra D.

  • No 1º parágrafo a narrativa dá ideia de convencer, no intuito de força a leitura fosse a melhor solução para educar o filho, no entanto no 2º  parágrafo o autor mostra que a solução para educar o seu filho advém do seu interesse pela leitura.

  • Se alguém puder esclarecer melhor as alternativas. Para mim o 1° paragrafo não induz o sentido de convencimento. Ele simplesmente narra um fato ocorrido em que nem mesmo da pra saber se o autor é contra ou a favor. Só se percebe isso no 2° paragrafo.