SóProvas


ID
637903
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo.” Segundo Antoni Zabala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A avaliação é um processo em que sua primeira fase se denomina avaliação inicial. ( ) O conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino-aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, denomina-se avaliação reguladora.
( ) A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas.
( ) A avaliação final é o termo usado para se referir aos resultados obtidos e aos conhecimentos adquiridos.
( ) O termo avaliação somativa ou integradora se refere ao conhecimento e a avaliação de todo o percurso do aluno.
( ) O objeto de avaliação deve ser sempre o aluno.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Obs:A primeira fase pode ser tb chamada de diagnóstica.
    Nem sempre o objeto de avaliação deve ser o aluno, mas tb serve para o professor avaliar seus métodos de ensino, ou seja, se auto-avaliar.
  • A intencionalidade e as características da avaliação

    formativa reguladora estão alicerçadas em alguns princípios, entre os quais destaco: a negociação, a pertinência socioepistemológico-cognitiva, o formativo, o emancipador e o ético. A negociação diz respeito à necessidade de transparência no processo avaliativo para se evitarem possíveis autoritarismos por parte dos(as) professores(as) e para considerar e se aproximar da multiplicidade de aprendizagem dos(as) alunos(as). Esse princípio também amplifica os sujeitos e os objetos do processo avaliativo. Os sujeitos passam a ser o “aprendente”, a sua classe, o(a) professor(a) e a equipe docente; os objetos da avaliação ficam sendo o trabalho do(a) professor(a) e da equipe a que pertence e a aprendizagem do(a) aluno(a) e de sua classe (ZABALA, 1998). Esses sujeitos debatem em torno dos critérios, dos objetivos, dos conteúdos e dos procedimentos do processo avaliativo, estabelecendo, assim, a dinâmica e a intencionalidade da avaliação.