SóProvas


ID
638530
Banca
ND
Órgão
OAB-SC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Penal

O advogado de “Alfa” alegou em sua defesa a tese da “inexigibilidade de conduta diversa”. Se acolhida isso importaria em:

Alternativas
Comentários
  • Nao poderia-se exigir conduta diferente.

    No caso, os exploradores tiveram conduta admissível quanto aos fatos que ocorreram; nao poderia-se exigir comportamento diferente, dada as circunstancias presentes.


    Permita-me lembrar: " Façamos a pergunta ao coração humano. nele encontraremos os preceitos basicos do direito de punir" (Cesare Beccaria).


    Um exemplo é aquele da queda do avião nos Andes, onde os sobreviventes foram obrigados à antropogagia.
  • Percebe-se que a banca, ao contrário do que adota o CP, adotou a teoria tripartida do crime, sendo a culpabilidade integrante do crime e não mero pressuposto para aplicação da pena.

    De ressaltar que doutrima majoritário adota o conceito tripartido do crime.

    A meu ver, por ser uma prova objetiva, deveria a banca ter em mente o que o Código adota e, neste caso, Alfa seria isento de pena.
  • Os elementos da Culpabilidade são:

     

    IMPUTABILIDADE: é a capacidade de entender e querer. Via de regra, todos nós somos imputáveis. Causa de exclusão (art. 26, CP): doença mental, desenvolvimento mental incompleto, desenvolvimento mental retardado e embriaguez completa oriunda de caso fortuito ou força maior.

     

    POTENCIAL CONSCIÊNCIA DA ILICITUDE: "consciência profana do injusto”, basta que o agente tenha condições suficientes para saber que o fato praticado está juridicamente proibido e que é contrário às normas mais elementares que regem a convivência. Exemplo: tradição dos índios de matar criança deficiente. Excludente: erro de proibição.

     
    EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA: permite a formação de um juízo de reprovabilidade de uma conduta típica e ilícita. Entendendo culpabilidade como juízo de reprovação, só posso estabelecer juízo de reprovação contra alguém, se no caso concreto, eu podia exigir dessa pessoa comportamento diverso. Excludentes: coação moral irresistível e obediência hierárquica.

     
    Logo, caso existisse a inexigibilidade de conduta diversa, não haveria elementos suficientes para existir culpabilidade.

  • Gabarito: D

    Segundo a teoria tripartida, crime é fato típico, ilícito e culpável. Deixando de existir qualquer um destes não há crime.
    A "inexigibilidade de conduta diversa" exclui a culpabilida, pois exclui um de seus três elementos, portanto há culpabilidade, logo não há crime.