SóProvas


ID
63856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação às licitações públicas e aos contratos administrativos,
julgue os itens que se seguem.

O adjudicatário que se recusar, injustificadamente, a assinar contrato administrativo está sujeito às penalidades pelo descumprimento total da obrigação assumida.

Alternativas
Comentários
  • Art. 81. A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração, caracteriza o descumprimento TOTAL da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.
  • Temos sempre que lembrar que a administração nunca poderá levar prejuízos....
  • lembrar que ao vencedor da licitaçao ele nao tem direito absoluto de que a administração assine contrato com ele.

    vale dizer. há discricionariedade da adminsitração de assinar ou nao contrato com o vencedor.

    a administração só está vinculado se, ao decidir que vai assinar o contrato, deve obrigatoriamente ser com o vencedor da licitaçao.

    já para o vencedor da licitaçao, caso a administração deseje assinar contrato com ele. ele tem obrigatoriamente que assinar.

    a faculdade é so da adminstraçao, nao sendo o mesmo ao vencedor.

  • "O termo ADJUDICAÇÃO possui diversos conceitos relacionados às áreas de sua aplicação.

    No Direito Civil, por exemplo, adjudicar significa o ato pelo qual uma pessoa declara ceder ou transferir a propriedade para outra pessoa, enquanto que no Direito Processual adjudicar é o ato de transferência de bens, sobre os quais incide uma execução, ao exeqüente ou terceira pessoa. 
     
    No Direito Público, e especificamente no processo de licitação, adjudicação é a atribuição do objeto do certame ao seu vencedor, garantindo-lhe a expectativa do direito de contratar."
  • Ele só não responderá se a ADM chamar ele após o prazo de 60 dias.

  • O item está perfeito. Comentários consolidados:


    A Lei 8.666, de 1993, é categórica ao afirmar que a recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração, caracteriza o descumprimento TOTAL DA OBRIGAÇÃO ASSUMIDA, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas (art. 81 da Lei).


    No entanto, as penalidades não se aplicam aos licitantes convocados DEPOIS DA DESISTÊNCIA DO LICITANTE VENCEDOR, afinal deverão aceitar a contratação, nas mesmas condições propostas pelo primeiro adjudicatário, inclusive quanto ao prazo e preço.


    SOBRE O VENCEDOR e a ADMINISTRAÇÃO


    lembrar que ao VENCEDOR DA LICITAÇÃO não tem direito absoluto de que a administração assine contrato com ele.


    Vale dizer: há DISCRICIONARIEDADE da administração de assinar ou não contrato com o vencedor.


    A administração só está vinculada se, ao decidir que vai assinar o contrato, deve obrigatoriamente ser com o VENCEDOR DA LICITAÇÃO.


    Já para o VENCEDOR DA LICITAÇÃO, caso a administração deseje assinar contrato, tem obrigatoriamente que assinar.


    ADJUCAÇÃO: O termo ADJUDICAÇÃO possui diversos conceitos relacionados às áreas de sua aplicação.


    No Direito Civil, por exemplo, adjudicar significa o ato pelo qual uma pessoa declara ceder ou transferir a propriedade para outra pessoa, enquanto que no Direito Processual adjudicar é o ato de transferência de bens, sobre os quais incide uma execução, ao exeqüente ou terceira pessoa.    


    No Direito Público, e especificamente no processo de licitação, ADJUDICAÇÃO é a atribuição do objeto do certame ao seu vencedor, garantindo-lhe a expectativa do direito de contratar."


    Gabarito: CERTO.

  • Em relação às licitações públicas e aos contratos administrativos, é correto afirmar que: O adjudicatário que se recusar, injustificadamente, a assinar contrato administrativo está sujeito às penalidades pelo descumprimento total da obrigação assumida.

  • adjudicação é o ato formal pelo qual a Administração atribui, ao licitante detentor da melhor proposta, o objeto da licitação.