SóProvas


ID
639256
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O gerenciamento do processo de projeto incorpora ferramentas específicas para o planejamento e controle das etapas. Existem muitos fatores que influenciam a duração de cada atividade e nesse sentido, a metodologia que considera as incertezas, utilizando 3 diferentes tipos de estimativas¹ para determinar os parâmetros da distribuição de probabilidade, é
Nota¹:
m = estimativa mais provável de duração de uma atividade.
o = estimativa otimista da duração de uma atividade.
p = estimativa pessimista da duração de uma atividade.

Alternativas
Comentários
  • segundo Aldo Dórea Matos - Planejamento e controle de obras

    8.1 ORIGENS DO PERT/CPM 
    Em 1957, a Indústria química norte-americana E.l, du Pont de Nemours and Co. (DuPont) possuía o computador mais potente da época, o ünivac I, produzido pela Remlngton Rand, porém o utilizava muito pouco. Buscando mais aplicações para o Univac I, os matemáticos Morgan Walker e James Kelley se puseram a investigar uma maneira de entender melhor a correlação tempo-custo para os projetos de engenharia das plantas da empresa. Eles sabiam que acelerar todas as atividades de um projeto na o era a maneira mais eficiente de obter prazo reduzido e desconfiavam que o cerne do problema era achar as atividades "certas"para acelerar o projeto sem incorrer em significativo aumento de custo. Walker e Kelley batizaram 
    de "cadeia principal" o que pouco depois seria imortalizado como "caminho crítico" e que seria a base do Criticai Path Method (Método do Caminho Crítico], cuja sigla é CPM, A soluçâodos matemáticos foi estabelecer eventos (nós) interligados por atividades (flechas), as quais usavam a notação í-j, Nascia ali o Método das Flechas, ou Activity-on-Arrow ou Arrow Diagram í;ígMer/rod(ADM).Oprimeiroprojetoquesurgiumonitoradopelanovatécnicafoi 
    o George Fischer Works, com 61 atividades e 1& atividades-fantasma (Weaver, 2006), Nessa época, o maior limitador ã disseminação da etodologia era o custo de processamento — manter uma rede de 150 atividades requeria mais de 300 horas por mês de computador de grande porte. Os resultados, contudo, desafiavam qualquer ceticismo: a DuPont passou a ter uma redução de 25% no prazo de suas paradas de manutenção programada e construção de novas unidades. 

    O Program Evaluation and Review Technique (Técnica de Avaliação e Revisão de Programas), cuja sigla é PERT, também remonta ao ano de 1957, Ele foi desenvolvido na Marinha Americana em parceria com a Booz Allen & Hamilton (empresa de consultoria) e a Lockheed Aircraft Corporation, para planejamento e controle do Projeto Polaris, cujo escopo era o desenvolvimento de um míssil balístico essencial para os planos americanos 
    naquela época de Guerra Fria. 0 Polaris era de uma complexidade sem par, envolvendo 250 fornecedores e 9 mil subempreiteiros (Hirschfield, 1969), com duração estimada de sete anos, O PERT permitiu à Marinha executá-lo em apenas quatro anos, Por se tratar de um projeto novo, com atividades nunca antes desempenhadas em nenhum projeto similar, a equipe de criadores do PERT recorreu à idéia de durações probabilísticas, atribuindo para cada atividade uma duração otimista, uma pessimista e uma mais provável. Foi no PERT que surgiu o termo 'caminho crítico" embora o CPM é que o tenha incorporado ao nome. 

    por esse motivo a resposta correta deveria ser a letra A
  • "Enquanto PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista), CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto. Desta maneira, classificando-os em função do tratamento, a rede PERT é probabilística e o CPM é determinístico." (http://pt.wikipedia.org/wiki/PERT)

    Também concordo que a questão correta seria letra A.
  • Tambem entendo que a resposta deveria ser a letra "a". Pois o CPM trata do caminho critico, e o PERT aborda os conceitos do provavel, pessimista e otimista, segundo o PMBOK 5° edicao

  • GABARITO ERRADO, A RESPOSTA É LETRA A!

    Criada em 1958 nos Estados Unidos, pela NASA, a técnica PERT consiste em descobrir a duração de uma atividade baseando-se em três estimativas possíveis para a atividade: estimativa Otimista (O), Pessimista (P) e Mais Provável (MP).

    Trata-se de uma forma de reduzir as chances de falhas na implementação dos novos projetos, por meio de estimativas que demonstram os riscos inerentes de cada etapa. Para chegar a uma estimativa correta, é preciso contar com a experiência dos especialistas.

    A combinação dessas três possibilidades é o grande diferencial do método PERT, pois ele pondera as incertezas e riscos envolvidos na atividade.

    Em primeiro lugar, é preciso obter com os especialistas as estimativas Otimista, Pessimista e Mais Provável para atividade. Considere que:

    otimista: é o cenário perfeito, onde tudo dá certo;

    pessimista: é o pior cenário, onde tudo vai dar errado;

    mais provável: é um cenário razoável, onde tudo ficará dentro da normalidade, sem grandes surpresas (nem boas nem ruins).