SóProvas


ID
639301
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   A Amazônia, dona de uma bacia hidrográfica com cerca de 60% do potencial hidrelétrico do país, tem a chance de emergir como uma região próspera, capaz de conciliar desenvolvimento, conservação e diversidade sociocultural. O progresso está diretamente ligado ao papel que a região exercerá em duas áreas estratégicas para o planeta: clima e energia. Não se trata de explorar a floresta e deixar para trás terra arrasada, mas de aproveitar o valor de seus ativos sem qualquer agressão ao meio ambiente. Para isso, basta que o Brasil seja capaz de colocar em prática uma ampla e bem-sucedida política socioambiental, a exemplo do que faz a indústria cosmética nacional, que seduziu o mundo com a biodiversidade brasileira. É marketing e é conservacionismo também.

    Segundo o pesquisador Beto Veríssimo, fundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a floresta é fundamental para a redução global das emissões de gases de efeito estufa. "O Brasil depende da região para produzir mais energia e não sou contra a expansão da rede de usinas aqui, mas é preciso cautela, para não repetir erros do passado, quando as hidrelétricas catalisaram ocupação desordenada, conflitos sociais e desmatamentos. Enfrentar o desmatamento da Amazônia é crucial para o Brasil." 
(Trecho de Diálogos capitais. CartaCapital, 7 de setembro de 2011, p. 46) 

No último parágrafo, o pesquisador

Alternativas
Comentários
  • CORRETA A ASSERTIVA "D", residente na frase: "mas é preciso cautela..."

    Bons estudos!
  • Descartei a letra D, porque na alternativa diz "como já tem acontecido, fatos comprometedores do des. sustentavel da Amazônia" e o texto diz " nao repetir erros do passado, quando hidreletricas catalisaram...... "  Em primeiro lugar, o texto fala de hidreletricas e nao somente fatos comprometedores como na alternativa e as hidreletricas a que o texto se refere são de localização geral e nao especificamente na amazonia...
    Marquei a B, pois acho que no ultimo parágrafo há apontamentos dos problemas e dificuldades a serem enfrentadas na construção de usinas na Amazônia, como já ocorreu em outros tempos:  a ocupação desordenada, conflitos sociais e desmatamento, citados na ultima linha..
    =(

  • Entendo que o erro da B está em dizer que "surgirão (futuro) dificuldades", quando na verdade, o autor aponta a necessidade de cautela para que não se repitam os erros do passado.
  • Tmbém marquei a "B", mas lendo novamente a questão a letra D tem uma síntese melhor o texto.
  • Questão muito mal formulada.
    A letra B tem como afirmação "como já têm acontecido", ou seja, está acontecendo, o que, de acordo com a minha interpretação, não vai ao encontro do que está escrito no texto.
    De acordo com as palavras do  pesquisador que diz: "para não repetir os erros do passado" ,esses erros aconteceram no passado, mesmo que tenham reflexos no presente.
    Já a letra B, que para mim é a resposta correta, se baseia em fatos passados, relatados pelo pesquisador, para apontar as dificuldades que poderemos encontrar na implantação de novas hidrelétricas.
  • Acertei, a letra d resume o texto, a letra b apenas cita uma das idéias do texto

  • LETRA D: O AUTOR NÃO DIZ SOBRE ALGUMA DIFICULDADE NO ÚLTIMO PARÁGRADO DO TEXTO. O AUTOR DIZ QUE É FUNDAMENTAL, QUE NÃO É CONTRA, MAS É PRECISO TER CAUTELA.