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ID
639505
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Segundo Andrew S. Tanenbaum, numa conjugação de hardware, linguagens interpretadas e linguagens traduzidas, o computador pode ser dividido em uma máquina de seis níveis. Em um desses níveis, os objetos mais interessantes são denominados PORTAS, cada uma, contendo uma ou mais entradas para sinais digitais (representando 0 ou 1) e computando como saída alguma função simples dessas entradas, como AND ou OR . Trata-se do nível de arquitetura

Alternativas
Comentários
  • A questão trata do Nível Lógico Digital (Nivel 0), citado na Introdução do livro Organização Estruturada de Computadores - 5ª Edição -  página 3, do referido autor.

    A função lógica AND pode ser definida como aquela em que a saída será 1 se todas as variáveis de entrada forem 1.
    Essas funções podem ter duas, três, quatro ou quantas entradas quisermos e é representada pelos símbolos mostrados na figura abaixo:
    Nesse exemplo, há duas entradas oara uma função AND que podem ser 1 ou 0, ou seja, A pode valer 1 ou 0 e B pode valer 1 ou 0. gerando com isso uma tabela de possíveis resulatados para S.

    Tomando como exemplo uma porta ou função AND de duas entradas, escrevemos a seguinte tabela verdade:
     
     
    Entradas Saídas
    A B S
    0 0 0
    0 1 0
    1 0 0
    1 1 1

    Já a função OR é definida como aquela em que a saída será 1 se uma ou mais entradas for 1.

    Esta função é representada pelos símbolos mostrados na figura abaixo.

    Para uma porta OR de duas entradas podemos elaborar a seguinte tabela verdade:

    Entradas Saídas
    A B S
    0 0 0
    0 1 1
    1 0 1
    1 1 1

    Sendo assim, o gabarito da questão é a letra A.

    Para mais informação sobre o Nível Lógico, segue o link de onde foram tiradas as explicações acima: http://www.eletronicadigital.com/site/curso-eletronica-digital/8-licao2.html?start=1
  • 0 e 1 está sempre ligado a lógica digital
  • Segue imagem dos seis níveis da divisão de um computador, segundo Tanenbaum:

  •   
    http://www.inf.ufes.br/~zegonc/material/Introducao_Eng_Comp/AULA3.pdf


    Nível 0 (Nível de Lógica Digital) 
     
    Composto por circuitos lógicos digitais. Nesse nível, os objetos de interesse são as portas lógicas. As portas lógicas são dispositivos digitais construídas a partir de componentes analógicos (ex: transistores). Elas formam os elementos primários dos circuitos lógicos do computador. 

    Nível 1 (Nível de Microarquitetura)
     
    É nesse nível que se inicia o conceito de programa como umasequência de instruções a serem executadas diretamente pelos
    circuitos eletrônicos.
    Enxerga-se nesse nível um conjunto de 8 a 32 registradores (PC,MAR, MDR, SP, etc.) que formam uma memória local e uma ULA13
    MAR, MDR, SP, etc.) que formam uma memória local e uma ULA (Unidade Lógica e Aritmética), capaz de realizar operações
    aritméticas simples.
    Os registradores e a ULA são conectados para formar o caminho dedados (Data Path), estrutura sobre a qual os dados fluem.
    As operações são controladas por um microprograma ou diretamente por hardware

    Nível 2 (Nível ISA - Instruction Set Architecture)
     
     Denominado de “Nível Convencional”, define a interface entre o hardware e o software. Determina o conjunto de instruções de máquina executáveis pelo
    processador (“linguagem de máquina”). O nível 2 corresponde à linguagem de máquina ou ao código binário interpretado e executado pelo hardware. 
     Cada processador tem a sua própria linguagem de máquina, documentada em manuais específicos de cada fabricante. Além dos formatos e tipos de instrução, define-se tipos de dados, modelos de memória, modos de endereçamento, etc.  O nível 2 é interpretado para o nível de microprogramação (máquinas CISC) ou é executado diretamente pelo hardware (máquinas RISC). Manuais descrevem como as instruções são executadasinterpretativamente pelo microprograma ou como elas são executadas diretamente pelo hardware.
  • Nível 3 ou Nível do Sistema Operacional (SO)
     
     Esse nível suporta um conjunto de novas instruções, uma organização diferente da memória, a capacidade de rodar dois ou mais programas de forma simultânea, e outros. Fornece serviços básicos para os níveis acima 
    •  Interface (gráfica ou linha de comando) com o usuário 
    •  Gerenciamento de memória
    •  Escalonamento de processos 
    •  Acionamento de dispositivos de entrada e saída de dados, etc.
     Este nível é geralmente desenvolvido de forma híbrida, ou seja, parte em uma linguagem de alto nível (como C ou C++, por exemplo), e parte em linguagem de montagem.

    Nível 4 ou Nível de Linguagem de Montagem
     
     Uma forma simbólica de representação das linguagens dos níveis mais baixos. Provê um método para as pessoas escreverem programas
    para os níveis 1, 2, e 3 de uma maneira não tão desconfortável.
     
    •  Mnemônicos para as instruções de máquina.
    •  Linguagem Assembly
     Os programas escritos em linguagem de montagem são primeiramente traduzidos para a linguagem dos níveis 1, 2 ou 3, e depois interpretados.
    Montador (Assembler): programa que executa a tradução dos programas em linguagem de montagem para
    uma linguagem do nível 1, 2 ou 3.

    Nível 5 ou Nível de Linguagens de Alto Nível 
     
     Linguagens projetadas para serem utilizadas por programadores de aplicação com problemas a serem
    resolvidos.  Ex. de linguagens de alto nível: C, C++, Python, Java...
     Ex. de linguagens de alto nível: C, C++, Python, Java...
     Os programas escritos nessas linguagens são geralmente traduzidos para o nível 3 ou nível 4 por tradutores conhecidos como compiladores, embora às vezes sejam interpretados (como no caso de Java e Python).