SóProvas


ID
640045
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fotografias
Toda fotografia é um portal aberto para outra dimensão:
o passado. A câmara fotográfica é uma verdadeira máquina do
tempo, transformando o que é naquilo que já não é mais, porque
o que temos diante dos olhos é transmudado imediatamente
em passado no momento do clique. Costumamos dizer
que a fotografia congela o tempo, preservando um momento
passageiro para toda a eternidade, e isso não deixa de ser
verdade. Todavia, existe algo que descongela essa imagem:
nosso olhar. Em francês, imagem e magia contêm as mesmas
cinco letras: image e magie. Toda imagem é magia, e nosso
olhar é a varinha de condão que descongela o instante aprisionado
nas geleiras eternas do tempo fotográfico.
Toda fotografia é uma espécie de espelho da Alice do
País das Maravilhas, e cada pessoa que mergulha nesse
espelho de papel sai numa dimensão diferente e vivencia experiências
diversas, pois o lado de lá é como o albergue espanhol
do ditado: cada um só encontra nele o que trouxe consigo. Além
disso, o significado de uma imagem muda com o passar do
tempo, até para o mesmo observador.
Variam, também, os níveis de percepção de uma fotografia.
Isso ocorre, na verdade, com todas as artes: um músico,
por exemplo, é capaz de perceber dimensões sonoras inteiramente
insuspeitas para os leigos. Da mesma forma, um fotógrafo
profissional lê as imagens fotográficas de modo diferente
daqueles que desconhecem a sintaxe da fotografia, a “escrita
da luz”. Mas é difícil imaginar alguém que seja insensível à
magia de uma foto.
(Adaptado de Pedro Vasquez, em Por trás daquela foto. São
Paulo: Companhia das Letras, 2010)

No contexto do último parágrafo, a referência aos vários níveis de percepção de uma fotografia remete

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA B

    b) às diferenças de qualificação do olhar dos observadores.

    De acordo com a qualificação da pessoa ela consegue observar aspectos mais intrínsecos e técnicos, maior é sua percepção sobre música no caso dos músicos e fotografia no caso dos fotógrafos.

    os níveis de percepção de uma foto-grafia. Isso ocorre, na verdade, com todas as artes: um músico, por exemplo, é capaz de perceber dimensões sonoras inteiramente insuspeitas para os leigos. Da mesma forma, um fotógrafo profissional lê as imagens fotográficas de modo diferente daqueles que desconhecem a sintaxe da fotografia, 

  • Errei, porque considerei a C como verdadeira. No final do texto o autor diz, após fazer a análise dos diferentes tipos de percepções, que: "Mas é difícil imaginar alguém que seja insensível à magia de uma foto." Logo, pensei que para o autor os níveis de percepção variam de acordo com a sensibilidade do agente. Mesmo porque, explicitamente, nada no último parágrafo reporta a qualificação.

    O que vcs acham??
    abs e bons estudos
  • Eu me recuso a clicar numa só estrela da resposta dada acima pela Natasha!
    Sinceramente, acho que ela só fez isso para ganhar pontos! Ou está subestimando a minha ignorância!
    kkkkkkkkkkkkkk

    Por que a (B)?

    Isso ocorre, na verdade, com todas as artes: um músico, por exemplo, é capaz de perceber dimensões sonoras inteiramente
    insuspeitas para os leigos (os leigos são capazes também). Da mesma forma, um fotógrafo profissional lê as imagens fotográficas de modo diferente daqueles que desconhecem a sintaxe da fotografia, a “escrita da luz”. Mas é difícil imaginar alguém que seja insensível à magia de uma foto.

    Depende do ponto de vista!
  • Eu também penso assim irmão. Mas infelizmente depois de errar muitas questões seguindo esse entendimento, realmente percebi que as respostas as vezes são as mais óbias possíveis e a gente procura difilcutá-las erroneamente. Na passagem do texto onde fala:  Além disso, o significado de uma imagem muda com o passar do tempo, até para o mesmo "observador".  Nos entrega a resposta, mas lembrando, que nem sempre é assim. 
  • O último parágrafo nos diz que os níveis de percepção de uma foto se modificam de acordo com a qualificação de seu observador: se for um músico, ele perceberá as dimensões sonoras da imagem; se for um fotógrafo profissional, ele observará certos aspectos que só um fotógrafo conhece. Assim, a referência aos vários níveis de percepção de uma fotografia nos remete às diferenças de qualificação do olhar dos observadores: se existem vários níveis de percepção em uma fotografia, isso se deve às diferentes qualificações de seus observadores.

  • Por que não a (D)? 

  • A penúltima frase de último parágrafo traz essa visão de qualificação ao dizer que um fotógrafo profissional lê as imagens fotográficas de maneira diferente daqueles que as desconhecem.