SóProvas


ID
640237
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme os Princípios de Contabilidade aprovados pela Resolução CFC nº 750/93 e alterações posteriores, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) a observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão, mas não constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Errada. Conforme a resolução em seu § 1º. A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). 

    b) na aplicação dos Princípios de Contabilidade em situações concretas, os aspectos formais devem prevalecer sobre a essência das transações. Errada. § 2º. Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.

    c) são Princípios de Contabilidade: o da Entidade; o da Continuidade; o da Oportunidade; o do Registro pelo Valor Original; o da Atualização Monetária; o da Competência e o da Prudência. Errada. O erro está em citar a Atualização Monetária, tal princípio foi revogado conforme Art. 3º São Princípios de Contabilidade: (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10): I) o da ENTIDADE; 
    II) o da CONTINUIDADE; 
    III) o da OPORTUNIDADE; 
    IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; 
    V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC nº. 1282/10) 
    VI) o da COMPETÊNCIA; e 
    VII) o da PRUDÊNCIA. 


    d) o Princípio da Oportunidade determina que a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, portanto é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. Correta.

    e) conforme determina o Princípio do Registro pelo Valor Original, a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso comos agentes externos ou da imposição destes. Errada. Art. 7º. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.