SóProvas


ID
640324
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Além de constituir um todo indivisível e inter-relacionado, os documentos de arquivo podem ser definidos pela

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    A principal finalidade do arquivo é armazenar arquivos importante do orgão produtor, que podem ser usados para fins de prova.
  • LETRA E
    De acordo com Heloísa Belloto: "... Constitui-sa na grande diferença entre os documentos de arquivo e os demais documentos: a sua funcionalidade e a organicidade de seus conjuntos. O documento de arquivo não nasce por razões informativas simplesmente e, sim, por razões probatórias."






  • Letra E - capacidade de provar as atividades do órgão produtor.

    Sabemos que as organizações desenvolvem diversas atividades de acordo com as suas atribuições e os documentos refletem essas atividades, porque fazem parte do conjunto de seus produtos.
    Portanto, são variados os tipos de documentos produzidos e acumulados, bem como são diferentes os formatos, as espécies, e os gêneros em que se apresentam dentro de um Arquivo.
  • a) Os documentos de arquivo não podem ser definidos pela veracidade porque os documentos podem ou não ser verídicos, ou seja, o conteúdo informacional pode ou não condizer com a realidade.

    b) Os documentos de arquivo possuem fórmulas na sua configuração. Essas fórmulas compõem a autenticidade deles.

    c)  Os documentos de arquivo não são acumulados com finalidades culturais e sim, administrativas.

    d) Os documentos de arquivo não são autônomos. Eles só fazem sentido dentro do seu contexto de produção.

    e) Sim, os documentos de arquivo são criados para registrar as atividades de uma instituição a partir de suas funções. Esse registro é a materialização das informações, que servirão de prova no futuro. Essa é o valor probatório intrínseco a todos os documentos arquivísticos.

    Resposta: E