SóProvas


ID
640327
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa, conforme estabelece o princípio da

Alternativas
Comentários
  • princípio da proveniência

    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade

    coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.


    Fonte: dicionário de arquivologia.
  • Achei no SUBSÍDIOS PARA UM DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA.

    integridade arquivística
    Objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de
    misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas

    inalienabilidade
    Princípio pelo qual é impedida a alienação de arquivos públicos(1) a terceiros

    proveniência
    Termo que serve para indicar a entidade coletiva, pessoa ou família produtora de um dado
    arquivo(1).

    reintegração
    1 Recondução de arquivos(1) e/ou documentos ao fundo ou arquivo(2) a que pertencem.
    Ver também entrada de documentos.
    2 Processo de restauração, manual ou mecânico, em que se usa uma suspensão de fibras para
    reparar documentos danificados por perda de suporte
  • Os arquivos orginários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem mais se misturarem aos de origem diversa, conforme estabelece o princípio da PROVENIÊNCIA

    Letra c) Correta

    Complementando:

    Vamos ver o que diz o Princípio da Proveniência.
    Princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família, não deve ser misturado aos de outras entidade produtoras. Também chamado Princípio do Respeito aos Fundos.

    Ou ainda: "Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa" 

    É Considerado, na Literatura Internacional, como a base teórico-metodológica do fazer Arquivístico. É o princípio fundamental da Arquivística. 

    Espero ter ajudado!! 
  • Princípio da Proveniência
    Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor, por esse princípio os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação, ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro do seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
    #
  • LETRA C - PROVENIÊNCIA

    Princípio da proveniência:
    Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Sabemos que as organizações desenvolvem diversas atividades de acordo com as suas atribuições e os documentos refletem essas atividades, porque fazem parte do conjunto de seus produtos. Portanto, não devem ser misturados com outros de origem diversa.
  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA(também chamado de Princípio de Respeito ao Fundo): É aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa, ou seja, o(s) fundo(s) de arquivo de determinada proveniência, a tratar, não podem ser misturados com outros diferentes proveniências.
  • letra C. Princípio da proveniência ou do respeito aos fundos, os documentos e aquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados  com os arquivos de origem diversa. Os documentos de arquivo são complementares e possuem mais valor quando em conjunto. O arquivo deve refletir a organização e funcionamento de seu produtor, razão pela qual não deve ser alterado. Ao conjunto arquivístico de uma pessoa ou entidade chamamos de fundo arquivístico.
  • Segundo o DBTA, reintegração é a recondução de arquivos e/ou documentos ao fundo ou arquivo a que pertencem. O Dicionário também dá outra definição de reintegração como processo de restauração, manual ou mecânico, em que se usa uma suspensão de fibras para reparar documentos danificados por perda de suporte.

    Em relação ao princípio da proveniência, gabarito da questão, você deve estar atento quando o examinador falar em misturar documentos de diferentes origens. Pode ter certeza que ele estará falando do Princípio da Proveniência.

    Resposta: C