SóProvas


ID
640330
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A ideia de que o arquivo é uma formação espontânea, natural, progressiva e sedimentar, conforme o caracterizou Elio Lodolini, fundamenta o princípio da

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Não entendi bem, alguém pode me esclarecer?
  • Princípio da cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. (não está do dicionário de terminologia arquivistiva)

    Os documentos de um arquivo não são COLECIONADOS, como ocorre nas bibliotecas, eles vão sendo ACUMULADOS, de acordo com as atividades do orgão produtor ou receptor. Qto mais atividades desempenhadas, mais documentos, por conseguinte, serão ACUMULADOS.

    A escolha sobre ACUMULAR, ou não, um documento recai sobre a possibilidade de prova (valor primário) ou conhecimento da história (valor secundário).
  • A ideia de que o arquivo é uma formação espontânea, natural, progressiva e sedimentar, conforme o caracterizou Elio Lodolini, fundamenta o princípio da :

    Isso aqui tá mais pro princípio do respeito a ordem original, não?
  • Vamos por eliminação.

    Procedência e impresccritibilidade não fazem parte dos princípios arquivísticos. Imprescritibidade signifca a não perca de validade dos documentos. E o princípio na verdade é proveniência. 

    Princípio da Unicidade: , os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos., os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos

    Princípio da Indivisibilidade: 
    *Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. 
    Fundos de arquivo: documentos de arquivo que não devem ser  ser mesclados a documentos de outro conjunto gerado por outra instituição, 

    Princípio da Cumulatividade: 
    *O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica
  • a) Incorreta. O Princípio da Proveniência está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – é um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição. O organograma mostra a estrutura da instituição; os órgãos que a compõem e suas ligações; relações e hierarquia.
    b) Incorreta. O Princípio da Unicidade, preconiza o documento como sendo único, produzido em virtude de uma necessidade, sob um contexto específico. Não se produzem documentos sem uma razão específica ou uma necessidade emergente. Vale dizer que os documentos são únicos em termos de conteúdo, podendo ser produzidos em exemplares únicos ou em número limitado de cópias (entendendo-se estas últimas como vias e não como reproduções).
    c) Incorreta. O Princípio da Indivisibilidade consiste no respeito aos conjuntos documentais que guardam relações orgânicas entre si, proporcionando à Arquivologia seu perfil único e inconfundível dentre as ciências da informação.
    d) Correta. O Princípio da Naturalidade ou Cumulatividade, no qual consideram-se os arquivos como uma formação progressiva, natural e orgânica, isto é, os documentos vão surgindo em um contexto específico, ao longo do tempo e das necessidades da instituição ou pessoa e mantêm uma relação orgânica entre si, justificando sua acumulação/reunião.
    e) Incorreta. Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis. (lei nº 8.159 de 08/01/1991, art. 10). Prescrição: condição pela qual se extinguem prazos para aquisição ou perda de direitos contidos nos documentos.

    Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=tBI4iOeG2Wr_HzpWvhEVaUzD3R26x-X_xh0bMOfhdZo~
  • LETRA D - CUMULATIVIDADE

    Princípio da cumulatividade:
     
    O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
    Ou seja, os documentos vão se acumulando de forma espontânea e natural durante as atividades do órgão produtor.

    A informação arquivística é uma informação acumulada institucionalmente para provar, ou informar, como a instituição ou pessoa persegue seus objetivos, com quem se relaciona, quais direitos e deveres ela representa.
  • cumulatividade. Os arquivos são uma formação progressiva, natural e orgânica. Diferente da bibliotecaa e de outros órgãos de documentação, em que a cumulação de documentos se dá de forma gradativa, o arquivo acumula seus documentos conforme seu produtor realiza suas atividades. Os documentos de arquivo são, então, um produto imediato, natural e direto dessas atividades.
  • Princípios arquivísticos

    Além do princípio da Proveniência, existem outros princípios da Arquivologia. Destacaremos, de forma resumida, os mais importantes, que são:

    a) Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.

    b) Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.

    c) Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

    d) Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    e) Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.

    (Fonte: BELLOTTO, Arquivos permanentes: tratamento documental)

  •  Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.