SóProvas


ID
640396
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme a Lei de Arquivos (Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991),

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A) Art. 10. Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    B) Art. 7º Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.

    C) Art. 25. Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.

    D) Art. 10. Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.

    E) Art. 6º Fica resguardado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação do sigilo, sem prejuízo das ações penal, civil e administrativa.

    ;)
  • Em uma das alternativas você comenta o artigo 25, então fiquei em dúvida se o sujeito será responsável se danificar somento os arquivo permanente ou também os demais?
  • Lei n° 8.159

    Art. 17. A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

    Bons Estudos!
  • Jorge Eduardo,

    Para tentar ajudá-lo:

    Resolução nº. 27, de 16 de junho de 2008

    Considerando que o art. 62 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe que é crime destruir, inutilizar e deteriorar documentos de arquivo, protegidos por lei, ato administrativo ou decisão judicial, e estabelece as sanções penais dele decorrentes;

              Considerando que a perda, o extravio ou a destruição indiscriminada do patrimônio documental público podem acarretar danos irreparáveis à administração pública, aos direitos dos cidadãos, à produção do conhecimento, à memória e à história; e

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=245%09&sid=46

    O
    u seja, qualquer arquivo.

  • Uma dica: em nenhum momento a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991 fala sobre crime inafiançável.