SóProvas


ID
640504
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os conceitos relacionados à modelagem funcional, analise:
I. A modelagem funcional se preocupa com a modelagem das funções que o sistema deverá executar para atender aos anseios dos usuários do sistema.

II. Um Diagrama de Fluxo de Dados (DFDs) é um instrumento para a modelagem de processos, que representa um sistema como uma rede de processos, interligados entre si por fluxos de dados e depósitos de dados.

III. DFDs utilizam quatro símbolos gráficos, visando representar os seguintes componentes: Processos, Fluxos de Dados, Depósitos de Dados e Entidades Externas.

IV. Além dos DFDs, são necessários, para uma completa modelagem das funções, o Dicionário de Dados e uma descrição da lógica dos processos simples que não mereçam ser decompostos em outros.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 5.5 - Modelagem Funcional 

    A partir deste momento, passaremos a nos preocupar com a modelagem das funções que o sistema deverá executar para atender aos anseios dos usuários do sistema.  (I)
     
    A técnica mais difundida para esta finalidade é a utilização de Diagramas de Fluxo de Dados - DFDs, proposta por Gane e Sarson em [10] e por De Marco em [11]. Muitos outros autores citam esta técnica em suas obras, sendo que destacamos como referência [12] e [6]. 
     
    Um Diagrama de Fluxo de Dados é um instrumento para a modelagem de processos, que representa um sistema como uma rede de processos, interligados entre si por fluxos de dados e depósitos de dados.(II)
     
    DFDs utilizam-se de quatro símbolos gráficos, visando representar os seguintes componentes: Processos, Fluxos de Dados, Depósitos de Dados e Entidades Externas (III)
    ...
     
    Além dos Diagramas de Fluxo de Dados, são necessários para uma completa 
    modelagem das funções: 
    • Dicionário de Dados; 
    • Descrição da lógica dos processos simples que não mereçam ser decompostos em 
    outros. (IV)


    Fonte:  http://www.inf.ufes.br/~falbo/download/aulas/es-g/2005-1/NotasDeAula.pdf



  • Não seria uma "descrição" simples "da lógica dos processos"? Entendo que, a partir do momento em que assumimos a descrição de um processo que não merece ser decomposto em outros, estamos, automaticamente, assumindo que descreveremos todos os processos (uma vez atômicos*).

    Para contribuição dos colegas...

    *"peguei o termo emprestado" de BD que, por sua vez, tomou empréstimo com a Química. :)