-
Departamentalização por Produto, organizando-se em unidades independentes responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos;
-
Departamentalização funcional => departamentos formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns. Tipo mais comum nas organizações.
Departamentalização por produtos / serviços => agrupamento das atividades e tarefas de acordo com os produtos ou serviços realizados. Todos as principais atividades e tarefas, relacionadas com um produto ou serviço são reunidos e alocados em um específico departamento.
-
"A departamentalização por produto ou serviço agrupa num mesmo órgão
todas as atividades diretamente relacionadas a determinado produto ou serviço,
independente da sua natureza ou especialidade. já
Na departamentalização funcional, as atividades empresariais são agrupadas
de acordo com as funções principais desenvolvidas na organização. EX:
as funções fundamentais de uma empresa consistem em produção, venda e
financiamentos, e etc.
Fonte: ponto dos concursos
-
Uma empresa que, no intuito de melhorar a qualidade do serviço de atendimento ao público, encaminhe os clientes a setores específicos, em função do tipo de produto/serviço que buscam, utiliza uma abordagem de produtos e serviços e não departamentalização funcional.
A departamentalização é dividida em partes distintas, que embora diferentes são iguais em essência. São elas:
FUNCIONAL Agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. Exemplo: produção, finanças, material, RH, Marketing e vendas.
GEOGRÁFICA Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado e ser servida pela empresa. É geralmente utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos (multinacionais).
POR PRODUTOS OU SERVIÇOS Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado.
De acordo com o que diz a QUESTÃO: "setores específicos, em função do tipo de produto/serviço" - CORRETA
POR FASES DO PROCESSO DE PRODUCÃO utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. A diferenciação e o agrupamento se fazem por meio de seqüência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e disposição racional do equipamento utilizado.
POR CLIENTES A organização na base da clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. Características antropológicas (idade, sexo, classe social, tipo de consumidor etc) constituem a base desse tipo de departamentalização. As lojas de departamento são exemplos, sendo divididas por seções (perfumaria, lingerie, roupas femininas e masculinas, calçados femininos e masculinos, eletroeletrônico, eletrodoméstico etc).
POR PROJETOS Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com um ou a vários projetos da empresa. É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvem grande concentração de recursos e prolongado tempo para a sua produção. Exemplos: estaleiros navais e empresas de construção civil (construção de edifícios, fábricas e usinas hidrelétricas). Exige tecnologia sofisticada, equipe especializada, planejamento individual e detalhado e extenso período para execução, requerendo uma estrutura flexível e mutável.
Referências: CHIAVENATO, Introdução à Teoria Geral da Administração.
-
Uma empresa que, no intuito de melhorar a qualidade do serviço de atendimento ao público, encaminhe os clientes a setores específicos, em função do tipo de produto/serviço que buscam, utiliza uma abordagem de departamentalização por produto/serviço.
-
ERRADA.
Essa é a departamentalização por produtos.
-
http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao
-
Onde que tem isso no edital de 2008?
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL: É a mais conhecida e utilizada forma nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. As pessoas são agrupadas de acordo com a semelhança das atividades, das habilidades e dos recursos disponíveis para as funções ou especialidades das empresas;
§ VANTAGENS: Junta especialistas em um só departamento, melhorando a interação e o treinamento. É indicado para organizações em setores mais estáveis;
§ DESVANTAGENS: Falta de coordenação entre os departamentos, dificuldade de adaptação às mudanças e visão voltada "para dentro" dos seus membros.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO: Os departamentos são divididos por tipo de produto ou serviço. Este sistema é escolhido pelas instituições quando os produtos e serviços oferecidos são muito diferentes uns dos outros e demandam uma atuação muito específica;
§ VANTAGENS: Melhora a coordenação entre os departamentos de cada divisão e gera maior capacidade de inovação e flexibilidade;
§ DESVANTAGENS: Os especialistas ficam dispersos pelos departamentos e o treinamento e o desenvolvimento deles fica em segundo plano.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS (Profº Rodrigo Rennó)
-
Questão errada!
Trata-se da departamentalização por produto/serviços!
-
ERRADO.
Trata-se da departamentalização por produtos/serviços.
-
Na funcional você divide as funções em departamentos para que a ação conjunta desses departamentos gere um ou mais produtos. Na por produto você cria equipes(departamentos) completas para determinado produto, sendo que um departamento não sabe nada sobre o outro.
-
Uma empresa que, no intuito de melhorar a qualidade do serviço de atendimento ao público, encaminhe os clientes a setores específicos, em função do tipo de produto/serviço que buscam, utiliza uma abordagem de departamentalização funcional. Resposta: Errado.
Nem continua caso você saiba a diferença entre departamentalização funcional e por produto/serviço.
-
Uma empresa que, no intuito de melhorar a qualidade do serviço de atendimento ao público, encaminhe os clientes a setores específicos, em função do tipo de produto/serviço que buscam, utiliza uma abordagem de departamentalização por produtos ou serviços.