SóProvas


ID
64219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e
revitalização do Estado.

Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública patrimonialista.

Alternativas
Comentários
  • Não lembro direito, mas acho q é Gerencial.
  • Na revisão da máquina do Estado, ou seja, do aparato prestador de serviços do Estado, incluem-se, direta ou indiretamente, quase todos os temas deste Congresso, mas, de modo especial, o que nos reúne neste Painel: a evolução da administração pública burocrática para a administração pública gerencial.
  • Com o Plano Diretor da Reforma do Estado (1995), NO Governo do então Presidente FHC e Ministro Bresser Pereira (MARE), o Brasil passou do Modelo de Administração Pública Burocrático para o Gerencial. Mesmo assim podemos constatar que nenhum dos anteriores foi totalmente suprimido: ainda resistem o patrimonialismo(e seu nepostismo caracteristico) e em alguns lugares a rígidez de algumas disfunções da Brocrácia. Lembro que a Burocrácia não é algo ruim, pois tem a ver com a Estrutura do Aparelho do Estado e das Organizações mesmo as privadas, porém seus excessos(disfunções) são a própria causa do mudança de modelo: Necessidade de um melhor serviço Público, a excelencia na gestão e O Cidadão como cliente.
  • Síntese da trajetória administrativaPatrimonialista -> Burocrático(1930) -> Gerencial(1990)
  • Atualmente o modelo vivenciado é a administração pública gerencial.Segue abaixo um resumo básico acerca da evolução da administração pública:1- Administração pública patrimonialista: O aparelho do estado funciona como uma extensão do poder soberano e os seus auxiliares e servidores atuam com status de nobreza real. Com isso a corrupção e o nepotismo são marcantes neste tipo de administração.2- Administração pública burocrática(1930): surgiu na época do estado liberal para combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. A qualidade fundamental da administração pública burocratica é a efetividade no controle de abusos.Os principais defeitos são a ineficiência, auto-referência, e a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos com clientes.3-Administração pública Gerencial: Esta é a administração adotada atualmente. Surgiu como resposta a expansão das funções econômicas e sociais do estado e ao desenvolvimento tecnológico e a globalização da economia mundial. A principal característica é a EFICIÊNCIA.
  • Complementando o comentário dos colegas:Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública GERENCIAL. O chamado “modelo gerencial” começa a ser implantado em 1995, durante o governo FHC, com a edição do “Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado”.A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.
  • A EC 19 de 1998 incluiu a eficiência como princípio da Admnistração Pública no Brasil, o que prova o modelo gerencial de administração adotado atualmente.

  • Administração pública patrimonialista: O aparelho do estado funciona como uma extensão do poder soberano e os seus auxiliares e servidores atuam com status de nobreza real. Com isso a corrupção e o nepotismo são marcantes neste tipo de administração.
    Alguém tem alguma dúvida que atualmente vivemos esse modelo de administração pública? É só olhar o que acontece diariamente no Congresso Nacional...
  • Agora que o Sarney entramos finalmente na Administração Pública Gerencial. Ufa. 

  • Errado. O modelo buscado pela administração pública no Brasil é o da administração gerencial, mas ele convive com características da burocracia e do patrimonialismo!

  • Do jeito que está a corrupção e ladroagem nos mais altos cargos da política e da administração, acho que deveriam alterar o gabarito para correta. rs

  • Administração Pública Patrimonialista

    Também chamada de "Patriarcal", é aquela característica dos Estados absolutos, o patrimônio público e o patrimônio do soberano confundiam-se. Todas as decisões político-administrativas concentravam-se no monarca (L’état c’est moi) e beneficiavam apenas o clero e a nobreza; conseqüentemente, a corrupção, o empreguismo e o nepotismo eram marcantes.


    Administração Pública Burocrática

    Nasceu no século XIX – época do Estado Liberal em que o capitalismo passou a dominar – da necessidade de distinguir não só o público do privado, mas também distinguir o administrador público do ser político, visando a proteger o Estado da corrupção, do empreguismo e do nepotismo. Caracteriza-se pela centralização das decisõespela hierarquia funcionalpelo profissionalismopelo formalismo (legalidade) e pelo controle passo a passo dos processos administrativos, controle sempre a priori, objetivando, acima de tudo, a substituir a Administração Patriarcal.


    Administração Pública Gerencial

    Concentrada nos resultados diretamente voltados para o interesse público, objetiva promover aumento da qualidade e da eficiência dos serviços ofertados pelo Estado, valorizando o servidor e enfatizando a descentralização. Busca, também, a eficiência das empresas e dos serviços sociais, com ênfase nos controles de resultados, de competição e social, ou seja, apóia-se em controles a posteriori e não-burocráticos. A gestão gerencial adota várias inovações operacionais e organizacionais provenientes da iniciativa privada, como a diminuição de níveis hierárquicos, a adoção do sistema de custos e a difusão de sistemas de informações gerenciais

    FONTE: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/auditor-fiscal-do-trabalho-2009/modelos-teoricos.html

  • GABARITO: ERRADO.




    Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública GERENCIAL.


    BONS ESTUDOS!!!!


  • Gabarito ERRADO

    é o GERENCIAL

  • Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública gerencialista. 

  • Saudades desse tipo de questão :)

  • Em certo sentido também.

  • Uma coisa é a adoção de um modelo, outra é a prática de atos de determinado modelo. De fato, não adotamos mais o modelo patrimonialista, mas algumas práticas perduram até hoje.

  • Na vida real sim, mas na teoria nao..haha

  • errado

    é o Gerencial!

  • Foi uma indireta?

    ...

  • Para resposta de prova, não, não é esse o modelo que vivemos e sim o gerencial. Mas para realidade, sim, é esse sim o modelo que prevalece. 

  • ERRADO

  • Praticamente viu! rsrsrs

  • Gabarito errado, o atual na teoria é o gerencial, mas na prática é muito próximo do patrimonialista, triste