SóProvas


ID
64225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e
revitalização do Estado.

Visando-se ao fortalecimento da regulação coordenada pelo Estado, é importante reforçar a governança, que diz respeito à maneira pela qual o poder é exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econômicos de um país, e que engloba, desse modo, as técnicas de governo.

Alternativas
Comentários
  • GOVERNANÇA X GOVERNABILIDADEGOVERNANÇA: Capacidade de governar de um Estado.GOVERNABILIDADE: Poder para governar.
  • Complementando o comentário do colega: Vale destacar que o Brasil pretende reforçar a governança - a capacidade de governo do Estado - através da transição programada de um tipo de administração pública burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si própria e para o controle interno, para uma administração pública gerencial, flexível e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão. O governo brasileiro não carece de "governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, na medida em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa.
  • GOVERNANÇA é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota. Governança é transformar o ato governamental em ação pública, articulando as ações do governo. Portanto, a questão está CORRETA.
  • Complementando:Do artigo: Desafios da administração pública brasileira: governança,autonomia, neutralidade, de Maria das Graças Rua:"A outra (GOVERNANÇA, inserção nossa) diz respeito à maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais, tendo em vista o desenvolvimento e envolve os modos de uso da autoridade, expressos medianteos arranjos institucionais que coordenam e regulam as transações dentroe fora dos limites da esfera econômica (MELO, 1996). Trata-se da dimensãoda governança, cujo conceito — de formulação bastante recente — podeser resumido como o conjunto das “condições financeiras e administrativasde um governo para transformar em realidade as decisões que toma”(BRESSER PEREIRA, 1997).A governança compreende duas importantes capacidades: a financeirae a administrativa. A primeira refere-se à disponibilidade derecursos para realizar investimentos, assegurar a continuidade das políticasem andamento e introduzir novas políticas públicas. A segunda dizrespeito à disponibilidade de quadros executivos, ao estilo de gestão eaos limites impostos à ação administrativa.
  • São dois termos que não se confundem, pois são distintos entre si, senão vejamos a diferença: enquanto a Governabilidade é a capacidade de identificar necessidades e anseios sociais e transformá-los em políticas públicas que produzam resultados na sociedade, dando respostas efetivas aos problemas que pretende enfrentar, Governança seria certamente a capacidade de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos.

    Portanto a 
    Governabilidade é o exercício do poder, e a governança a implantação de politicas públicas. 
  • Técnicas, finanças, administração, gestão, etc. Tudo o que leva a entender que é a manifestação da IMPLEMENTAÇÃO de políticas públicas, ou seja, a atuação efetiva dos gestores a fim de alcançar os objetivos do Estado a prestar serviços à sociedade, falamos de governança. 

  • Gab C. povo esquece o mais importante pra quem tem só as 10 diárias kk

  • Governança e governabilidade são conceitos distintos, contudo fortemente relacionados, até mesmo, complementares.

    Governabilidade se refere às condições substantivas (que evidenciam a substância, a essência) de exercício do poder e de legitimidade do Estado. (TEORIA)

    Governança representa os aspectos instrumentais do exercício do poder, ou seja, a capacidade do Estado de formular e implementar políticas públicas. (PRÁTICA)

  • Questão Correta

    Governança pode ser definida como a forma com que os recursos econômicos e sociais de um país são gerenciados, com vistas a promover o desenvolvimento e o atendimento dos interesses da sociedade e seus cidadãos, sendo esta a visão apresentada pelo Banco Mundial. Em outras palavras, a organização do Estado e o uso de ferramentas para a melhor gestão da máquina administrativa, preservando-se o equilíbrio financeiro e os interesses governamentais (que devem refletir os da sociedade). 

  • GOVERNANÇA----CAPACIDADE DE GERIR OS RECURSOS PÚBLICOS.

    GOVERNABILIDADE---CAPACIDADE POLÍTICA DE GOVERNAR.

  • Governança Pública é compreendida como a capacidade de governança, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendem às necessidades da população, preservando o equilíbrio de poder e interesses entre governo, administração pública e sociedade/cidadãos.

    Técnicas, finanças, administração, gestão, etc. Tudo o que leva a entender que é a manifestação da IMPLEMENTAÇÃO de políticas públicas, ou seja, a atuação efetiva dos gestores a fim de alcançar os objetivos do Estado a prestar serviços à sociedade, falamos de governança. 

  • Segundo Bresser-Pereira (1998), a governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. A governabilidade estabelece uma dimensão política através da legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

    Para o mesmo autor, a governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas. A governança está relacionada a forma de dimensão de gestão que decorre da capacidade financeira e administrativa, ou seja, associada à reforma do aparelho de Estado.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • CERTO

  • Governabilidade condições substantivas (que evidenciam a substância, a essência) de exercício do poder e de legitimidade do Estado. (TEORIA)

    Governança representa os aspectos instrumentais do exercício do poder, ou seja, a capacidade do Estado de formular e implementar suas políticas públicas. (PRÁTICA)

    (Comentários da comunidade Qc)