SóProvas


ID
64228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e
revitalização do Estado.

Um aspecto importante para dar seguimento à reforma do Estado é a existência de governabilidade, conceito que descreve as condições sistêmicas de exercício do poder em um sistema político. Desse modo, é correto afirmar que uma nação é governável quando oferece aos seus representantes as circunstâncias necessárias para o tranqüilo desempenho de suas funções.

Alternativas
Comentários
  • GOVERNANÇA X GOVERNABILIDADEGOVERNANÇA: Capacidade de governar de um Estado.GOVERNABILIDADE: Poder para governar.
  • Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas.Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.Governabilidade, assim, diz respeito às condições estruturais e legais de um determinado governo para promover as transformações necessárias. Já a Governança está relacionada à capacidade de colocar em prática as condições da Governabilidade. Governança é transformar o ato governamental em ação pública, articulando as ações do governo.A Governabilidade deriva, ainda, da legitimidade dada pela sociedade ao Estado e a seu governo, enquanto a Governança é a capacidade abrangente financeira e administrativa de uma organização de praticar políticas. Sem condições de Governabilidade é impossível uma adequada Governança, embora esta possa ser deficiente ainda que haja boas condições de Governabilidade. Por outro lado, uma boa Governança pode aumentar a legitimidade que um povo confere a seu governo, aumentando, assim, a Governabilidade do país.Nota-se, portanto, que Governabilidade tem a ver com estrutura e Governança com processo. A primeira significa a existência de um arcabouço político, jurídico e social que permita a elaboração e o implemento de políticas públicas. A segunda, a capacidade do governo de bem administrar, articular os diversos interesses existentes e efetivamente implantar essas políticas.
  • QUER DIZER QUE SE NÃO FOR TRANQUILO O DESEMPENHO, TORNA-SE INVIÁVEL GOVERNAR?....BRINCADEIRA ESTA QUESTÃO.

  • Segundo Bresser-Pereira, Governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e de seu governo com a sociedade. Nesse mesmo sentido , o Caderno Mare 01 esclarece que um governo tem governabilidade na medida em que seus dirigentes contem com os necessários apoios políticos para governar, e que a capacidade política de governar ou governabilidade decorre do relacionamento do Estado e dos seu governo com a sociedade.

    Governança pública é compreendida como a capacidade de governar, de decidir, de implementar políticas que atendam às necessidades da população. Segundo Bresser-Pereira, a governança é a capacidade financeira e administrativa , em sentido amplo, de um governo implementar políticas públicas, ou seja, existe governança em um Estado quando seu governo tem condições financeiras e administrativas para transformar em realidade as decisões que toma. Uma boa governança fortalece a legitimidade do governo e aumenta sua governabilidade.
  • "Sem Governabilidade é impossível Governança"

  • Me faz lembrar da Dilma... ela perdeu as condições de governabilidade, logo acabaram as condições de governança. Ou estou errado? Ela perdeu a governabilidade por causa de uma má governança? Pois bem, voltamos à máxima "quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". Risos.

  • Gente onde vcs encontram essas informações? dicas de livros? estudar letra de lei, não da certo pra cespe

  • Renan, procura Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato.

  • Lucia, também errei por conta do "tranquilo"... 

  • O "tranquilo" me fez errar a questão. Não achei esse conceito em nenhuma Teoria...

  • esse "tranquilo" não tem nada de tranquilo.

  • Gabarito CERTO

     

    Esse "tranquilo" o CESPE tirou daquele lugar "onde o sol não bate".

  • Logo governabilidade não existe em lugar algum do mundo. É praticamente um unicórnio.

     

    Aff

  • substantivo feminino

    1.

    qualidade do que é governável.

    2.

    conjuntura de estabilidade política, social e financeira, em que o poder executivo pode exercer plenamente as suas atribuições.

    Fonte: Google

  • Questão Correta

    "Governabilidade É a capacidade política de governar. Trata-se da capacidade política de governar derivada da legitimidade exercida pelo governo e do grau de exercício da autoridade política para fazer-acontecer as decisões. São as condições sistémicas que possibilitam o poder a um determinado governo perante sua sociedade. Está associada, portanto à capacidade de um governo reunir em torno de suas ações os vários interesses de diferentes membros da sociedade que, a princípio, possuem interesses conflitantes. Note que a governança é um instrumento/meio/forma através da qual o governo exerce sua governabilidade."

    Prof. Rodrigo Rennó

  • Segundo Bresser-Pereira (1998), a governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. A governabilidade estabelece uma dimensão política através da legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

    Para o mesmo autor, a governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas. A governança está relacionada a forma de dimensão de gestão que decorre da capacidade financeira e administrativa, ou seja, associada à reforma do aparelho de Estado.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • CERTO