SóProvas


ID
64240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação à responsabilidade socioambiental corporativa,
julgue os itens seguintes.

A noção de responsabilidade socioambiental relaciona-se ao propósito de maximização dos lucros da corporação, que termina por beneficiar a sociedade na forma de empregos, salários e impostos, parte dos quais pode ser empregada em conservação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Não se relaciona com o princípio de maximização dos lucros, porque as empresas terão de gastar mais afim tornarem-se, quanto as suas práticas, ambientalmente corretas.
  • Ao assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, as empresas maximizam os benefícios de suas operações para a sociedade, melhorando ainda mais seu posicionamento estratégico e competitivo.
  • Como regra as medidas socioambientais são antagônicas à idéia de maximização dos lucros, pois aquelas acabam por exigir da empresa cuidados rigorosos quanto à fonte da matéria prima, métodos de processamento, descarte dos resíduos,  transporte, etc; Essas ações normalmente ocasionam aumento de suas despesas.
  • Responsabilidade socioambiental, portanto, é uma postura, é a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano, por meio de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social e o apoio ao combate à ilegalidade. FONTE: http://www.terceirosetoronline.com.br/responsabilidade-social/

  • A banca está "por fora". Consulte a NATURA que gasta bilhões de reais na busca pela qualidade socioambiental, cuja marca trás o selo da sustentabilidade industrial e seu faturamento é astronômico. A "responsabilidade socioambiental", tem tudo a ver com o lucro.

  • Concordo com o colega Erivaldo Braga. Responsabilidade se relaciona sim ao propósito de maximização dos lucros. Inclusive esse é um do modelos de responsabilidade social, conhecido por modelo Shareholder. Nesse modelo cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os proprietários ou acionistas da organização. Ao maximizar lucros, a organização maximiza a riqueza e a satisfação dos proprietários e acionistas. A organização não deve assumir responsabilidade social direta, mas apenas buscar a otimização do lucro dentro das regras da sociedade. A organização lucrativa beneficia a sociedade ao criar novos empregos, pagar salários justos que melhoram a vida dos funcionários e melhorar as condições de trabalho, contribuir para o bem-estar público pagando impostos e oferecendo produtos e serviços aos clientes.

    Se a banca fosse a Cesgranrio essa questão estaria errada. Agora vou ficar ligado, pois percebo que a Cespe não considera o modelo shareholder de responsabilidade social.

  •  

    E em relação o que pensa Denis Donaire? No seu livro muito utilizado no meio acadêmico: Gestão Ambiental Empresarial, ele fala de benefícios.

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    Denis Donaire ( 1.995) afirma que existem benefícios estratégicos e econômicos advindos da implantação de Gestão ambiental. Ainda que exista dificuldade para se estimá-los especialmente quanto a questão financeira estes podem ser detectados. A figura 6.1 abaixo mostra quais são estes benefícios na visão deste autor.
    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    BENEFÍCIOS ECONÔMICOS
    Economia de custos: - Economias devido à redução do consumo de água, energia e outros insumos. - Economias devidos à reciclagem, venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes. - Redução de multas e penalidades por poluição.

    Incremento de receitas: - Aumento da contribuição marginal de ‘produtos verdes’ que podem ser vendidos a preços mais altos. - Aumento da participação no mercado devido a inovação dos produtos e menos concorrência. - Linhas de novos produtos para novos mercados. - Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuição da poluição.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    BENEFÍCIOS ESTRATÉGICOS
     

    - Melhoria da imagem institucional. - Renovação do ‘portifólio’ de produtos. - Aumento da produtividade. - Alto comprometimento do pessoal. - Melhoria nas relações de trabalho. - Melhoria e criatividade para novos desafios. - Melhoria das relações com órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas. - Acesso assegurado ao mercado externo. - Melhor adequação aos padrões ambientais.