SóProvas


ID
642520
Banca
PGE-RO
Órgão
PGE-RO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Em 2010 foi editada lei estadual em relação ao IPVA para 2011, observando todos os princípios constitucionais, sendo constatado, entretanto, a ausência normativa com relação ao prazo de vencimento. Diante de tal cenário, a Secretaria da Fazenda resolve encaminhar o carnê para pagamento do IPVA, com vencimento para 45 dias após a data da efetiva notificação do lançamento. O procedimento adotado pela Secretaria está

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO II

    Pagamento

     Art. 160. Quando a legislação tributária não fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crédito ocorre trinta dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lançamento.
  • Em outras palavras, o CTN diz que a "legislação tributária" (o que inclui decretos, atos normativos da Administração tributária e todas as outras espécies contidas nos artigos 96 e 100 do CTN) pode fixar prazo para o pagamento de tributo. Ou seja, não necessariamente lei em sentido estrito deve fixar o vencimento.

    Isso tudo sem violação ao princípio da anterioridade, como se observa na seguinte Súmula do STF:

    Súmula 669/STF. NORMA LEGAL QUE ALTERA O PRAZO DE RECOLHIMENTO DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA NÃO SE SUJEITA AO PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE.


    Abs
  • Exceções ao princípio da legalidade: (podem ser veiculados por norma infralegal)
    1-     Prazo para pagto de tributo;
    2-     Estipulação de obrigações acessórias;
    3-     Atualização monetária