a) se a renda dos consumidores aumenta, dependendo do tipo do bem, é possível que a curva de demanda se desloque para a direita ou para a esquerda de sua posição original.
Correto. Sendo o bem normal, o aumento da renda dos consumidores terá um efeito positivo sobre a curva da demanda, deslocando-a para a direita. Porém, sendo o bem inferior, o aumento da renda dos consumidores terá um efeito negativo sobre a curva da demanda, deslocando-a para a esquerda.
b) a instituição de um imposto sobre vendas implicará aumento do preço de mercado exatamente igual ao valor do imposto, qualquer que seja a elasticidade-preço da demanda.
Errado. A repartição do ônus tributário depende das elasticidades da oferta e demanda. Se a demanda é mais elástica, o produtor arca mais com o ônus e não repassa a maior parte do valor para o mercado já que se repassar por a demanda ser elástica terá uma perda muito grande.
Se a oferta é mais elástica, o consumidor é quem arca mais com o ônus. O produtor repassa a maior parte ou todo o ônus tributário para o consumidor já que os efeitos serão menores sobre ele (consumidor).
c) há um grande número de pequenos compradores e um pequeno número de grandes vendedores.
Errado. Uma concorrência perfeita se trata de um mercado atomizado, há um grande número de vendedores e compradores, de tal forma que ninguém consegue isoladamente influir nos preços do mercado. Diz-se que os agentes econômicos são tomadores de preços.
d) a firma maximizará seus lucros quando seu preço for igual ao seu custo médio de produção.
Errado. Uma empresa em um mercado perfeitamente competitivo maximiza seus lucros quando seu preço for igual ao seu custo marginal.
e) os custos fixos da firma são uma variável fundamental para ela decidir qual será a quantidade ótima que deve produzir para vender no mercado.
Errado. Uma empresa escolhe o nível de produção em que seu lucro é máximo, o que ocorre, como vimos, quando o preço iguala o seu custo marginal. Logo, é o custo marginal a variável fundamental para a decisão de produção da empresa.
Apesar do Custo Marginal ser a variável fundamental para a decisão da produção da empresa, não se deve ignorar os Custos Médio e Variável Médio para decidir a quantidade ótima a ser produzida.
Gabarito: A