SóProvas


ID
643030
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos processos de tratamento dos esgotos sanitários, a sedimentação consiste em uma operação física de separação de partículas sólidas com densidade superior à do líquido circundante. No tratamento de esgotos, tem-se basicamente quatro tipos distintos de sedimentação: discreta, floculante, zonal e compressão. A sedimentação discreta caracteriza-se pela

Alternativas
Comentários
  • Partículas discretas (tipo I)

    A sedimentação de partículas discretas é caracterizada por uma velocidade uniforme de sedimentação. Não existe interação entre partículas no meio. O tipo de partículas que são caracterizadas por este movimento são as de saibro e areia. Não há variação da massa da partícula ao longo do percurso (forma, tamanho e densidade).

  • Partículas Discretas - A sedimentação de partículas discretas é caracterizada por uma velocidade uniforme de sedimentação. Não existe interação entre partículas no meio. O tipo de partículas que são caracterizadas por este movimento são as de saibro e areia. Não há variação da massa da partícula ao longo do percurso. Trajetória retilínea.

    .

    Partículas Floculentas - A decantação floculenta é caracterizada por um aumento gradual da velocidade de decantação do corpo em suspensão. Este fenômeno acontece quando os sólidos em suspensão interagem entre si ligando-se por adsorção ao hidróxido do metal em forma de gel(o fenômeno da coalescência não se aplica na floculação), aumentam a sua massa obrigando a uma queda acelerada. Trajetória curvilínea com a concavidade voltada para baixo.Esse mecanismo é denominado de varredura.

    .

    Retardada ou Zonada (Zonal) - A decantação retardada ou zonada é caracterizada por uma diminuição gradual da velocidade de decantação das partículas em suspensão. Este fenômeno deve-se a um aumento de concentração de partículas e devido à perturbação que o movimento de uma partícula provoca na vizinha, retardando o seu movimento. Pode-se então formar um agregado denso de partículas que decantam em conjunto deixando acima deste o líquido com o aspecto de limpo.

    .

    Compressão - Este tipo de fenômeno ocorre quando a densidade de partículas é tal que a decantação faz-se por densificação apenas pelo peso das partículas que estão acima e das que vão sendo adicionadas a estas.

  • a) Zonal

    b) Floculenta

    c) A sedimentação propriamente dita

    d) Compressão

    e) Discreta