SóProvas


ID
643192
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na teoria da Contingência, as características ambientais funcionam como

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objectivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objectivos da organização.
  • Gabarito - C

    Complentando as preciosas informações do colega acima, o mapa mental abaixo resume as principais características da teoria da contigência na administração.

       
  • “Teoria da Contingência
    Ambiente
    Ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou o sistema). É a situação dentro da qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isso faz com que tudo externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização.”

    Fonte: Administração Geral e Pública
    Autor: Idalberto Chiavenato
  • Complementando=>A Abordagem Contingencial (ou Teoria da Contingência) surgiu, juntamente com a Abordagem Sistémica, na sequência da detecção de diversas limitações das escolas de gestão anteriores, nomeadamente a Escola Clássicae a Escola Comportamental. A Abordagem Contingencial apresenta como princípio base o fato de que as organizaçõesnão atuam isoladamente, estando sujeitas a diversos tipos de contingências (Contingênciasignifica algo cuja ocorrência é incerta ou eventual sendo a sua confirmação possível apenas pela experiência e pela evidência e não pela razão). Tudo o que acontece na sua envolvente externa, quer a nível sociológico, tecnológico político ou demográfico poderá condicionar a sua atividade, a sua estrutura organizacional, a sua gestãoe as decisões dos seus gestores. Por isso, segundo a Abordagem Contingencial, não é possível estabelecer uma única forma óptima de gerir as organizações: cada situação específica requer um tipo de gestãoespecífica. Estas conclusões foram obtidas a partir de estudos realizados por diversos investigadores (entre os quais Tom Burns, G. M. Stalker, Alfred D. Chandler, Paul Lawrencee Jay Lorsch), os quais incidiram na análise do impato ambiental sobre o funcionamento das organizações.
  • Teoria Contingencial.

    Para STONER (op cit) " é uma concepção de que a técnica de administração que melhor contribui para o alcançe dos objetivos organizacionais pode VARIAR em situações  ou CIRCUNSTÂNCIAS DIFERENTES"
  • Teoria contingencial:

    Existiria uma relação funcional entre o sistema e o ambiente. Teríamos as variáveis dependentes e as variáveis independentes. Todas as ações de dentro da empresa seriam variáveis dependentes do que vier a ocorrer no ambiente externo - que são as variáveis independentes.

    Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó 2013. Página 19

  • A estrutura e o comportamento organizacional são variáveis dependentes enquanto as variáveis independentes são o ambiente e a tecnologia.

    Administração Geral e Pública-Chiavenato,2012- pag.86
  • Chiavenato, 2012

    Para a Teoria da Contingência não existe uma universalidade dos princípios de administração e nem uma única e melhor maneira de organizar e estruturar as organizações. A estrutura e o comportamento organizacional são variáveis dependentes enquanto as variáveis independentes são o ambiente e a tecnologia. O ambiente impõe desafios externos à organização, enquanto a tecnologia impõe desafios internos.

  • Teoria Contingencial

    Não existe uma melhor maneira de administrar, um modelo ou uma solução universal que possa ser utilizada por organizações de diversos tamanhos e áreas de atuação. Cada situação pede uma resposta diferente. Tudo depende. Assim, tudo é relativo. Portanto, um bom gestor deve adaptar-se às mudanças conjunturais e conseguir aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente.

    Variáveis dependentes - ocorrem dentro da organização.

    Variáveis independentes - ocorrem fora da organização.