SóProvas


ID
643222
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma estratégia que se confunde com uma série de outras e que surgiu mais recentemente visando compor novas frentes no mundo empresarial e organizacional. Há diversos tipos dessa estratégia, entre eles a Franquia e a Terceirização.

Trata-se da

Alternativas
Comentários
  • Parceria

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     

    Uma parceria é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns.

    Parcerias podem ser estabelecidas entre sujeitos públicos ou privados, individuais ou coletivos, para a realização de intervenções finalizadas sobretudo ao desenvolvimento econômico ou social de um determinado grupo ou território.

    Uma Parceria também é muito comum entre blog e sites. Por exemplo: Um site com o um determinado nome, coloca em seu site um link ou banner do seu parceiro denominado e vice-versa, para divulgarem determinado assunto ou produto que cada um publica nos seus respectivos sites, como forma de publicidade.

  • Penso que para esta resposta o empresário deve pensar dessa forma:

    a) Se ele abre possibilidade de Franquia, ele deve escolher os melhores franquiados para ceder sua franquia, pois a imagem da empresa original pode ficar comprometida caso, por exemplo, o franquiado faça mal uso da imagem da franquia ou mantenha o ambiente da franquia fora do padrões especificados pelo contrato, o que torna o franquiado um parceiro.

    b) Na terceirização, a empresa contratada deve zelar pelos mesmos valores da empresa contratante, pois muitas vezes trabalha internamente na empresa contratante. Nesse caso deve zelar pela imagem, pelas normas de segurança e etc da contratante. E a contratante deve averiguar constantemente se a empresa contratada está cumprindo o que fora contratado, pois a contratante pode responder solidariamente em alguns casos se a contratada falir por exemplo, nesse caso aparece a famosa "parceria" entre ambas.

    Espero que este simples comentário possa ajudar a esclarecer alguma dúvida...

     

    Abraço a todos!

  • Estratégia de manutenção

    Neste caso, a empresa identifica um ambiente com predominância de ameaças; entretanto, ela possui uma série de pontos fortes (disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologia, etc.) acumulados ao longo dos anos, que possibilitam ao administrador, além de querer continuar sobrevivendo, também manter a sua posição conquistada até o momento. Para tanto, deverá sedimentar e usufruir ao máximo os seus pontos fortes, tendo em vista, inclusive, minimizar os seus pontos fracos, tentando ainda, maximizar os pontos forte e minimizar os pontos fracos dos concorrentes.

    A estratégia de manutenção pode apresentar três situações: 

    Estratégia de estabilidade: procura, principalmente, a manutenção de um estado de equilíbrio ameaçado, ou ainda, o seu retorno em caso de sua perda.

    Estratégia de especialização: a empresa busca conquistar ou manter a liderança no mercado através da concentração dos esforços de expansão numa única ou em poucas atividades da relação produto/mercado. Sua vantagem é a redução dos custos unitários e a desvantagem é a vulnerabilidade pela alta dependência de poucas modalidades de fornecimento de produção e vendas.

    Estratégia de nicho: a empresa procura dominar um segmento de mercado que ela atua, concentrando o seu esforço e recursos em preservar algumas vantagens competitivas. Pode ficar entendido que este tipo de empresa tem um ambiente ecológico bem restrito, não procura expandir-se geograficamente e segue a estratégia do menor risco, executando-se aquele que é inerente a quem se encontra num só segmento. Assim a empresa dedica-se a um único produto, mercado ou tecnologia, pois não há interesse em desviar os seus recursos para outras atenções.