SóProvas


ID
643276
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O e-gov, enquanto uma modalidade de ação governamental, é

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://www.governoeletronico.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=29

    O que é E-GOV 22 de agosto de 2005 O E-GOV pode ser entendido como uma das principais formas de modernização do estado e está fortemente apoiado no uso das novas tecnologias para a prestação de serviços públicos, mudando a maneira com que o governo interage com os cidadãos, empresas e outros governos.
    O conceito não se restringe a simples automação dos processos e disponibilização de serviços públicos através de serviços on-line na Internet [Abramson, 2001], mas sim na transformação da maneira com que o governo, através da TIC, atinge os seus objetivos para o cumprimento do papel do estado.
    Tipos de Transações
         O governo eletrônico engloba, principalmente, três tipos de transações, a saber: G2G (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Government”) trata-se de uma relação intra ou inter-governos (Gestão interna: Sistemas Internos - Intranet) [Fernandes, 2000]; G2B (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Business”) caracteriza-se por transações entre governos e fornecedores (integração com a cadeia de valor: Sistemas Estruturadores - Extranet) [Fernandes, 2000]; G2C (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Citizen”) envolvendo relações entre governos e cidadãos (interação com cidadão: Portal de atendimento - Internet) [Fernandes, 2000]. Essas transações ocorrem não apenas por meio da Internet, mas também por meio de telefonia móvel, televisão digital, call centers e outros tipos de aplicações ligadas aos computadores [Fernandes, 2000].
    Portanto. e-gov é uma ação governamental que permite troca de informações entre cidadão, governo e empresas (fornecedores, contribuintes, etc) por meio de internet, telefonia, televisão, call centers, etc. Resposta c)
  • Governo eletrônico, ou e-gov, consiste no uso das tecnologias da informação — além do conhecimento nos processos internos de governo — e na entrega dos produtos e serviços do Estado tanto aos cidadãos como à indústria e no uso de ferramentas eletrônicas e tecnologias da informação para aproximar governo e cidadãos. Essa aproximação é feita para superar obstáculos da comunicação entre as duas esferas. As diferentes ferramentas usadas podem ser portais de internet com fóruns, exposição de bancos de dados, aplicativos para telefonia móvel e telefones de serviço. Essas ferramentas também podem ser usadas entre governos e entre governo e organizações privadas, públicas ou de terceiro setor.Muitas das tecnologias envolvidas e suas implementações são as mesmas ou similares àquelas correspondentes ao setor privado do comércio eletrônico (ou e-business), enquanto que outras são específicas ou únicas em relação às necessidades do governo. Visa construir uma arquitetura interoperável a fim de munir os cidadãos com acesso a informações e serviços.
  • Onde está o erro da letra D?

    Fiquei em dúvida entre a C e a D, porque na C diz "acesso a qualquer cidadão" e existe programas, como o SIAFI, que não são disponíveis a todos os cidadãos, só pessoas autorizadas...
  • Lara, também tive essa dúvida e acabei errando a questão.

    Analisando melhor, acredito que o erro esteja no final:


    "um programa governamental que se materializa por meio de portais de acesso de órgãos do governo federal."

    O e-gov não se limita ao governo federal, tem em todas as esferas, e me parece que a questão tentou restringir.
  • O e-gov é um ação governamental, já o SIAFI Lara é um instrumento da então açao governamental E-GOV, creio que seja esse o pensamento do elaborador.

  • FCC mais uma vez se enrolando nessa babaquice de "alternativa menos errada".


    Da mesma forma que o e-gov não é exclusivo do Governo Federal, ele também não é exclusivo para troca de informações entre um Estado e Fornecedores. Ambas "C" e "D" possuem o mesmo "grau de corretude".

  • avaliar grau de corretude sempre dá m####!

  • Questão absolutamente lixo. Elaborador burro e incompetente.

  • É foda. Definitivamente não é qualquer cidadão que tem acesso às informações do e-gov. É tanto que em diversas questões o candidato precisa guardar o entendimento de que (1)a inclusão digital ainda não é uma realidade, (2) a informação precisa ser de fácil entendimento. Daí ele vem com o termo "qualquer cidadão" e põe como verdadeiro. 

    A alternativa D não exclui outras formas de instrumentalização do e-gov, apenas exemplifica que os portais do gov. federal são um exemplo.

  • As questões da FCC de Administração Pública deveriam começar assim.

    Dentre as alternativas corretas marque a Mais Correta:

  • O e-governo é definido como uma forma de e-business no Governo, referindo-se a processos e estruturas necessários a disponibilizar serviços por meios eletrônicos, ao público, bem como interagir através de meios eletrônicos com agentes que possuem relações com o Governo.

     

    Fonte: Paludo. 

    Letra C. 

  • ENUNCIADO - O e-gov  é 

     

    F - a) um instrumento exclusivo dos poderes executivos em qualquer esfera pública.

    O governo eletrônico não deve ser exclusivo do poder executivo, seja ele de qualquer esfera governamental. As ações dos governos devem ser integradas e coordenadas. De acordo com o site do governo eletrônico, “A natureza federativa do Estado brasileiro e a divisão dos Poderes não pode significar obstáculo para a integração das ações de governo eletrônico”.
     

    F - b) uma ferramenta de TI - Tecnologia de Informação - que tem como demanda central a troca de informações internas, no âmbito da administração pública.

    O foco não deve ser apenas a troca de informação entre os órgãos internos, mas também a promoção da cidadania, ou seja, o atendimento aos cidadãos.
     

    V - c) uma ação governamental que permite acesso a qualquer cidadão e a troca de informações entre Estado e fornecedores.

    De fato, o e-gov envolve o atendimento ao cidadão e a troca de informações entre o Estado e seus parceiros.
     

    F - d) um programa governamental que se materializa por meio de portais de acesso de órgãos do governo federal.

    O erro da letra D está na limitação do e-gov aos portais do governo federal. O governo eletrônico também abrange os portais municipais e estaduais.

     

    F - e) um instrumento de ação que auxilia a inclusão digital de cidadãos, sendo um programa de fomento exclusivo da indústria tecnológica e de modernização da educação.

    O e-gov não é um programa de fomento exclusivo da indústria tecnológica.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.