SóProvas


ID
643378
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um dos fatores que tornam o setor governamental menos ágil do que o privado é que na gestão pública

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "d".

    O princípio da legalidade tem sentidos distintos para particulares e para a administração pública: enquanto para esta só é possível fazer o que determina a lei (em sentido amplo), para aqueles tudo é permitido fazer, salvo o que a lei proibir de modo expresso.

    O fato de ter que seguir os ditames legais, os prazos e condições legais, além de esperar as sanções das autoridades públicas e dos órgãos de controle faz com que o processo administrativo da via pública seja mais lento do que o da via privada, onde geralmente é necessária uma transação menos formal.
  • Gabarito - D

    O mapa mental abaixo conceitua os princípios constitucionais da administração pública. Clique para ampliar.

     

  • Princípio da legalidade


     

    Princípio da legalidade é um princípio jurídico fundamental que estabelece que o Estado deve se submeter ao império da lei.

    A origem e o predominante sentido do princípio da legalidade foram fundamentalmente políticos, na medida em que, através da certeza jurídica própria do estado democrático de direito, cuidou-se de garantir a segurança político-jurídica do cidadão. O princípio da legalidade é a expressão maior do Estado Democrático de Direito, a garantia vital de que a sociedade não está presa às vontades particulares, pessoais, daquele que governa.

    Ótimos estudos !

  • DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA

     

                                                                                       

     

    A Administração Pública deve seguir os seus princípios constitucionais (LIMPE), mas a gestão privada não tem esta necessidade (ou tem em diferente grau, como no caso do princípio da legalidade – o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido, já o gestor público só pode fazer o queestiver autorizado em lei.).

     


     A motivação das autoridades públicas é a reeleição, a dos empresários é o lucro.

     

     

     Enquanto as empresas se motivam pelo lucro, a gestão pública tem como motivação a consecução do interesse público.

     

     

    As empresas recebem seus recursos dos clientes que consomem seus produtos, enquanto o governo recebe por meio de impostos, sendo esta uma de suas fontes de receita.

     

     

    As empresas normalmente trabalham em regime de competição; os governos usam habitualmente o sistema do monopólio.

     

     

    O controle das empresas é feito pelo mercado; o da administração pública é feito pela sociedade mediante políticos eleitos.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Opa beleza? Reuni os meus 2 anos de estudo de português p/ banca FCC num treinamento completo pra ajudar o pessoal aqui do QC. Se quiser participar o link é este: http://sergiofarias.kpages.online/inscricaotreinamento

     

    Dicas de estudos voltadas ao português da FCC -->  https://www.instagram.com/_sergiofarias_/?hl=pt-br

  • Se o gestor público levar muito a ferro e fogo o princípio da equidade, não prejudicará a eficiência econômica? Alguém poderia comentar?