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ID
644518
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

BPMN proporciona artefatos com a capacidade de exibir informações adicionais sobre o processo, e que não estão diretamente relacionados com a sequência de fluxo ou com o fluxo de mensagem do processo. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Artefatos permitem que sejam mostradas informações além da estrutura básica do fluxo do processo. São 3 tipos de artefatos padrão: Objetos de dados, grupos e anotações.
    Objeto de dado é um mecanismo para mostrar dados, são conectados às atividades com as associações. Tem o formato de uma folha de papel com a ponta dobrada.
    Grupo: Pode ser usado para finalidades de documentação e análise, representado por um retângulo tracejado.
    Anotações: Fornece informações adicionais para o leitor de um diagrama BPMN. Tem o formato de um colchete aberto.
  • São quatro categorias básicas de elementos:
    • Objetos de Fluxo: • Eventos
    • Atividades
    • Gateways • Objetos de Conexão: • Fluxo de Sequência (Sequence Flow)
    • Fluxo de Mensagem (Message Flow)
    • Associação • Swimlanes: • Pools (Entidade de negócio)
    • Lanes (Função de negócio) • Artefatos: • Objeto de Dados (Data Object)
    • Grupo
    • Anotação
  • Complementando a resposta do Jorge:


    Objetos de Fluxos (Flow Objects): Os objetos de fluxos são os principais elementos gráficos para definir o comportamento do processo de negócio.

    Objetos de Conexão (Connecting Objects): A conexão dos objetos de fluxos com outra informação é realizada por meio dos objetos de conexão.

    Raia de piscina (Swimlanes): Usadas para agrupar os elementos de modelagem básica.

    Artefatos (Artifacts): Os artefatos são usados para fornecer informações adicionais sobre o processo. Os fabricantes de software de modelagem estão livres para adicionar outros artefatos.

    Adaptado de: www.trainning.com.br/download/apostila_curso_bpmn_trainning.doc