SóProvas


ID
645139
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O processo de Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI, no ciclo de vida dos serviços baseados no ITIL, é executado na fase de

Alternativas
Comentários
  • Projeto de Serviço ou Desenho de serviço (Service Design)

    O volume de desenho do serviço é um guia sobre boas práticas no projeto de serviços de IT, processos, e outros aspectos no esforço de gerenciamento de serviços.

    Projeto com ITIL é entender para englobar todos os elementos relevantes à entrega de serviços de tecnologia, ao invés de focar somente no projeto da tecnologia propriamente dita. Assim, projeto de serviços aponta como uma solução planejada de serviço interage com o negócio e ambiente técnico.

    Com ITIL, trabalho de projetar um serviço de TI é agregado em um simples pacote de projeto de serviços (Service Design Package - SDP). SDP, em conjunto com outros serviços de informação, são gerenciados com um catálogo de serviços.

    Processos inclusos neste volume incluem:

    • Gerenciamento do nível de serviço (Service Level Management - SLM)
    • Gerenciamento de disponibilidade
    • Gerenciamento de capacidade
    • Gerenciamento de serviços de IT continuados
    • Gerenciamento de segurança da informação
    • Gerenciamento de fornecedores
    • Gerenciamento de catálogo de serviços..
  • Resposta Correta: "B" - Desenho de Serviços.

    Conforme o Livro ITIL V3 SERVICE DESIGN (DESENHO DE SERVIÇOS), páginas 388-389:

    "Service Continuity Management:
    Responsibility for ensuring that all components within their support domain have up-to-date and tested recovery plans that support agreed and documented business requirements. This should include assistance with the technical assessment of risk and its subsequent management and mitigation."

    Fonte: OGC - ITIL Version 3 - Service Design
  • O objetivo do Gerenciamento de Continuidade (estágio: Desenho de Serviço) é suportar o Plano de Continuidade do Negócio. Sendo assim, o Plano de Continuidade NÃO é um plano exclusivo de TI, e sim um planejamento maior de continuidade do negócio da empresa. Continuidade tem a ver com a capacidade da empresa em prever eventos de riscos que possam afetar seriamente o negócio e com a habilidade da empresa em estar preparada para reagir caso esses eventos ocorram.
  • RWerneck, você teria uma fonte que confirmasse que o foco é na continuidade do Negócio em geral e não apenas da área de serviços de TI?

    Pois nos livros e apostilas que encontrei um dos principais produtos é "Planos de continuidade (Prevenção, Contingencia, recuperação) de serviços de TI, tanto que em alguns materiais o nome não é nem "Gestão de Continuidade", mas "Gestão de Continuidade de Serviços de TI (IT Service Continuity Management)". Ou seja, foco na gestão de continuidade dos serviços de TI.

    Alguém poderia esclarecer? Obrigado.
  • Desenho de Serviço: fornece orientação para o desenho e
    desenvolvimento dos produtos e serviços para os processos de gerenciamento
    de serviços, detalhando aspectos do gerenciamento do catálogo de serviços, do
    nível de serviço, da capacidade, da disponibilidade, da continuidade, da
    segurança da informação e dos fornecedores.


    Gerenciamento da Continuidade do Serviço de TI: certifica que as
    facilidades de TI possam ser recuperadas dentro das escalas de tempo
    requeridas pelo negócio. É a derivação natural do gerenciamento da
    continuidade do negócio (ISO 27002), que se preocupa com a recuperação de
    desastres em tempo hábil para a continuidade do negócio.

    Processos da continuidade do serviço.


    Recuperação gradual (Cold Standby)
    Recuperação intermediária (Warm Standby):
    Recuperação Rápida (Hot Standby):
    Recuperação Imediata (também chamada de Hot Standby):

    A diferença é que no desenho de serviço temos o Gerenciamento de continuidade do serviço que indica possíveis reparos para restabelecimento do serviço de TI, já Melhoria continuada de Serviço inclui o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) que por sua vez é um clico de vida do serviço a questão possivelmente seria passível de recurso, pois ela falou em ciclo de vida do serviço de ti e não de continuidade perante a incidentes ou eventos que venha a interromper ou atrapalhar a execução do serviços de ti.

    Abraço a todos.

  • Questão capciosa essa.

    O processo de Gerenciamento de continuidade dos serviços tem o ciclo de vida que perdura a partir da fase de Desenho de serviços terminando na Melhoria continuada de serviços. Então ele é "executado" todas as fases, mas criado na fase de desenho dos serviços.

  • O desenho de serviço é como se fosse um projeto.

    Exemplo: Quando um engenheiro civil e um Engenheiro Eletricista projetam um prédio, eles deves se atentar nas normas técnicas (ABNT-NR) como: Segurança na base, paredes corta fogos, sistemas antí-incêndios,saídas de emergências etc.

    A mesma coisa, o Desenho de Serviço, pois primeiro deve-se coletar dados para verificar as necessidades do projeto, para só então desenvolver.