SóProvas


ID
64519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Projetos de instalações elétricas refletem uma previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes. Acerca desse assunto, julgue
os itens que se seguem.

Em todos os prédios, no ponto de alimentação de energia elétrica, é obrigatória a existência de um eletrodo de terra, que também funciona como o condutor neutro da instalação.

Alternativas
Comentários
  • O neutro e o terra são dois condutores distintos, portanto não devem ser ligados no mesmo ponto.QUESTÃO ERRADA!
  • O neutro e o terra podem sim ser ligados em um memso eletrodo. Sistema TN.. O erro da questão é falar que ele funciona como o condutor neutro da instalação.

  • A questão está errada, pois:

    1o) Os condutores neutro e terra podem ser ligados concomitamente, conforme previsto na NBR5410, referentes aos esquemas de aterramento TN, sejam eles, TN-C, TN-S ou TN-C-S;
    2o) O terra também pode funcionar como neutro conforme previsto na NBR5410 referente aos esquemas de aterramento TN-C e TN-C-S. Os quais formam o condutor PEN. O PEN é um condutor que combina as funções de neutro e condutor de proteção.
    3o) MAIS IMPORTANTE: Esta questão é de 2008, portanto o novo padrão de tomadas ainda não era obrigatório. O novo padrão se tornou obrigatório a partir da data de 01/07/2011. Sendo assim, se considerarmos a regra antiga sobre ponto de alimentação a questão está errada por dizer que é obrigatório a presença de um eletrodo terra nas tomadas, a qual não era.
    Se considerarmos a regra vigente o gabarito dessa questão mudaria para CERTO, pois conforme relata o Inmetro  "as tomadas terão sempre 3 (três furos), sendo um relativo ao terra, e os plugues terão dois ou três pinos redendos. O pino chato (relativo ao seu formato) não existirá mais."

    Adendo, relembrando os esquemas de aterramento conforme NBR5410:
    Primeira letra: Situação da alimentação em relação à terra:
    T = um ponto diretamente aterrado; I = isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento de um ponto através de impedância; Segunda letra: Situação das massas da instalação elétrica em relação à terra: T = massas diretamente  aterradas,  independentemente do  aterramento  eventual  de  um ponto  da alimentação; N = massas  ligadas ao ponto da alimentação aterrado  (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro); 
    Outras letras (eventuais):   Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção: S = funções de neutro e de proteção asseguradas por condutores distintos; C = funções de neutro e de proteção combinadas em um único condutor (condutor PEN).
  • Em regra, o esquema de aterramento a ser utilizado é o TN, com condutor neutro e condutor de proteção ambos ligados ao eletrodo de aterramento no ponto de alimentação de energia elétrica. Entendo, portanto, que o início da questão está correta. 
    Contudo, dizer que um eletrodo de aterramento vai funcionar como condutor neutro da instalação é outra coisa. Para mim, estaria errado dizer até que o eletrodo de aterramento funcionaria como o próprio condutor de proteção (ambos são elementos do sistema de aterramento, mas cada um é uma coisa diferente), mais errado ainda dizer que o eletrodo vai funcionar como condutor neutro, que, além de não ser a mesma coisa, nem a mesma função tem. Portando, a questão está errada.