SóProvas


ID
645349
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais

Assinale a alternativa INCORRETA sobre as diretrizes da política neoliberal implementada por tecnocratas das instituições financeiras internacionais e aplicada aos países da América do Sul na década de 90 do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Apenas o item A não se coaduna com as diretrizes da política neoliberal implementadas na década de 90. já que essas políticas tendem a aumentar as taxas de juros, consequentemente, diminuindo a liquidez e os investimentos.
    -
    Os tecnocratas mencionados na questão são os teóricos do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Consenso de Washington.
    - No Brasil, a adoção do modelo neoliberal se iniciou com o ex-presidente Fernando Collor de Melo e continuou com o governo de Fernando Henrique Cardoso.
    " Algumas características do Neoliberalismo:
    - mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; - pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; - política de privatização de empresas estatais;  - livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; - abertura da economia para a entrada de multinacionais; - adoção de medidas contra o protecionismo econômico; - desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas; - diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; - aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico; - contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços; - a base da economia deve ser formada por empresas privadas; - defesa dos princípios econômicos do capitalismo. "

  • A resposta certa é a letra A. A década de 90 foi caracterizada pelo neoliberalismo. Os países latino-americanos apresentaram caracterísiticas similares. Algumas delas foram: políticas de redução do Estado, privatizações, abertura do mercado interno para investimentos externos.

  • Correta letra A.

    Em relação a letra d) Liberalização do comércio e fim das restrições aos investimentos estrangeiros.
    Acredito que não poderia afirmar, cabalmente, o fim das restrições pois nelas abrangem: cota, espécie de investimento, relacionado a segurança pública etc... 
  • Provas de Atualidades sempre podem pedir assuntos dos úlitmos 20 anos com suas "vinculações históricas".
  • Afinal, vivemos dos reflexos dessas 'atualidades'.
    É sempre bom saber os principais fatos mundiais, aqueles que mais marcaram e repercutiram.
    Acesse - www.confsystem.com.br

  • Tenho dúvida sobre a alternativa (B), Reforma tributária e disciplina fiscal. Reforma tributária é um assunto muito sério e acho que tem muito que debater. A disciplina fiscal eu concordo que teve avanço.

  • A alternativa e esta correta ??? Então a prova era referente a outro país !!!!

    O pleno restabelecimento das leis de mercado, com eliminação de medidas protecionistas, tais como: reserva de mercado para os produtos nacionais, taxação elevada de produtos estrangeiros ou manipulação das taxas de câmbio, segundo interesses do país.
  • Pessoal,

    Um excelente livro de Administração Pública, bem didático, com vários exercícios, que comentam o tema de sta questão entre outros é:

    Administração Pública - Teoria  e mais de 500 questões - Augustinho Vicente Paludo - Editora Elsevier.

    Fica aí a dica...
  • O neoliberalismo propõe uma desregulamentação da economia (controles públicos menos rígidos das atividades econômicas), a privatização das empresas estatais como as usinas de energia, as indústrias de base, a construção e administração de estradas, a administração de portos e até parte de setores de fundamental interesse público como saúde e educação. Segundo o neoliberalismo, ao enxugar os gastos com políticas sociais e obras públicas, o governo tende a diminuir os impostos e estimular as atividades produtivas. Portanto, o livre funcionamento do mercado, sem controles inibidores do Estado, é o caminho para a elevação da produção e, conseqüentemente, geração de emprego e de renda, acarretando efeitos sociais positivos.

    O neoliberalismo propõe:      - Retirada do Estado da economia;

                                                  - Abertura da economia;

                                                  - Privatização das estatais;

                                                  - Desregulamentação da economia.

    Essa política aumenta os fluxos de capitais, mercadorias e informações, reduzindo a capacidade de intervenção e controle do Estado sobre esses fluxos. Dessa forma, o Estado nacional perde poder e se torna vulnerável ao capital especulativo e às multinacionais.

    fonte:http://educacao.uol.com.br/geografia/neoliberalismo.jhtm













  • Uma vez que a redução das taxas de juros não era uma das diretrizes da política neoliberal vigente na década de 1990. Essas diretrizes tiveram como base o Consenso de Washington, formulado pelo Fundo Monetário Internacional e composto de 10 regras: disciplina fiscal, redução das despesas públicas, reforma tributária, liberalização financeira e comercial, taxa cambial de mercado, juros de mercado, abertura aos investimentos estrangeiros, privatização das estatais, desregulamentação e garantia de contratos e direitos de propriedade. Essas regras, se seguidas pelos países em desenvolvimento que estavam em crise, deveriam ser capazes de fazê-los superar a crise. Entretanto, essas diretrizes favoreciam países desenvolvidos e seus investimentos e comércio em detrimento da economia nacional dos países afetados pela crise. Caso concreto interessante foi o da Malásia, que, diante da crise que afetava os países asiáticos na década de 1990, tomou medidas opostas às diretrizes do Consenso de Washington e acabou saindo da crise de maneira muito mais rápida e eficaz do que os países que adotaram as medidas neoliberais. O próprio FMI revisou os parâmetros do Consenso de Washington quando ficou claro que as medidas não beneficiavam os países periféricos em crise. A alternativa incorreta é a letra (A).


    RESPOSTA: (A)