SóProvas


ID
645361
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre Engenharia de Software orientada a reúso e seus estágios intermediários em um processo orientado ao reúso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Dada a especificação de requisitos, é feita uma busca por componentes para implementar essa especificação. Em geral, não há correspondência exata, e os componentes que podem ser usados apenas fornecem alguma funcionalidade necessária. Esse é o estágio da Análise de componentes.

II. A engenharia de software orientada a reúso, em relação ao modelo Cascata, tem a vantagem da obtenção do feedback dos clientes sobre o desenvolvimento que foi feito.

III. No estágio da Modificação de requisitos, requisitos são analisados usando-se informações sobre os componentes que foram descobertos. Em seguida, estes serão modificados para refletir os componentes disponíveis. No caso de modificações impossíveis, a atividade de análise de componentes pode ser reinserida na busca por soluções alternativas.

IV. Do ponto de vista de gerenciamento, esta abordagem tem um problema que é o de o processo não ser visível. Os gerentes precisam de entregas regulares para mensurar o progresso.

Alternativas
Comentários
  • I. Dada a especificação de requisitos, é feita uma busca por componentes para implementar essa especificação. Em geral, não há correspondência exata, e os componentes que podem ser usados apenas fornecem alguma funcionalidade necessária. Esse é o estágio da Análise de componentes. (correto) Lembrando que, tipicamente, em termos técnicos, os componentes utilizam Orientação a Objetos.

    II. A engenharia de software orientada a reúso, em relação ao modelo Cascata, tem a vantagem da obtenção do feedback dos clientes sobre o desenvolvimento que foi feito. (errado) O feedback dos clientes está relacionado a prototipação.

    III. No estágio da Modificação de requisitos, requisitos são analisados usando-se informações sobre os componentes que foram descobertos. Em seguida, estes serão modificados para refletir os componentes disponíveis. No caso de modificações impossíveis, a atividade de análise de componentes pode ser reinserida na busca por soluções alternativas. (correto)

    IV. Do ponto de vista de gerenciamento, esta abordagem tem um problema que é o de o processo não ser visível. Os gerentes precisam de entregas regulares para mensurar o progresso. (errado) Acredito que seja possível realizar planejamento prévio na orientação a componentes, sendo viável outras formas de mensurar o progresso, não necessariamente entregas regulares.
  • LETRA B.

    O modelo orientado a reuso visa o desenvolvimento de sistemas tendo como base uma gama de componentes reutilizáveis e sistemas COTS (sistemas comerciais de prateleira ) disponíveis no mercado. Partes do software que não puderem ser comprados são desenvolvidos e integrados a estes componentes.
    Este modelo se diferencia dos outros já citados por possuir atividades específicas:

    • Análise de Componentes - Com base na especificação dos sistemas, os componentes disponíveis que possam ser utilizados são selecionados e analisados.
    • Modificação de Requisitos - Os requisitos são analisados com base nos componentes que foram encontrados e se necessário são adaptados de tal forma que os componentes possam ser utilizados e que o sistema cumpra satisfatoriamente com as necessidades do cliente. Caso não seja possível, a análise de componentes pode ser refeita.
    • Projeto de Sistemas - A infra-estrutura do sistema é projetada (podendo reutilizar de uma já existente) tendo em vista integrar os componentes reutilizáveis e softwares a serem desenvolvidos.
    • Desenvolvimento e integração - Partes do sistema são desenvolvidas e integradas com os componentes e sistemas COTS. A integração pode ser parte do desenvolvimento.

    Este modelo tem a vantagem de reduzir a quantidade de software a ser desenvolvida e assim reduzir custos e riscos, e geralmente propicia a entrega mais rápida do software. Porém as adequações nos requisitos são inevitáveis, podendo resultar em um sistema que não atenda às reais necessidades dos usuários. Além disso, quando os componentes reutilizáveis não estão sob o controle da organização que os utiliza, perde-se o controle sobre a evolução do sistema.
    Fonte: http://www.linux.ime.usp.br/~cef/mac499-05/monografias/rec/daw/eng_soft.html