Gabarito: letra D.
[I] Nesta linguagem de programação, a criação de objetos é gerenciada por um algoritmo de escalonamento, onde característica como prioridade, acesso a recurso, threads são considerados.
Gabarito: ERRADO.
A criação de objetos não tem nada a ver com escalonamento.
Veja o seguinte código:
Classe variavelObjeto = new Classe();
Quando é feito isso, é reservado uma porção da memória principal do Java (stack) para armazenar o endereço na memória auxiliar (heap) onde o objeto será armazenado. A variavelObjeto conterá o endereço do objeto recém-criado e armazenado na memória auxiliar.
Não há o que se falar em escalonamento. Esse termo é relacionado apenas ao gerenciamento de threads.
[II] Objetos são criados por expressões contendo a palavra-chave new. Criar um objeto a partir de uma definição de classe é também conhecido como instanciação; assim, objetos são muitas vezes chamados de instâncias.
Gabarito: CERTO.
Usando o exemplo do comentário anterior, o operador new realiza três tarefas:
- Aloca memória para o novo objeto (new Classe());
- Chama um método especial de inicialização da classe chamado construtor;
- Retorna a referência para o novo objeto, referência essa armazenada na variavelObjeto.
[III] Referências a objetos são null quando elas não referenciam algum objeto.
Gabarito: CERTO.
Só uma observação: vejam o código abaixo:
Classe varivalObjeto;
Percebam que a variavalObjeto é um referência que não está apontando para nada, ou seja, null. Com isso, não posso utilizar nada de um objeto que instância da Classe, como por exemplo, variavelObjeto.metodo();. Ora, se tenho uma referência para nada, como vou chamar um metódo da Classe se não há nenhum objeto referenciado?
[IV] Objetos recentemente criados são colocados em uma área de memória do sistema conhecido como heap. Todos os objetos são acessados via referências a objetos – qualquer variável que possa aparentar um objeto, na realidade, contém uma referência àquele objeto.
Gabarito: CERTO.
Com o que vimos nos comentários acima, matamos o item IV de boa na lagoa! =D
Referência:
[1] Orientação a objetos – Parte II: http://www.devmedia.com.br/orientacao-a-objetos-parte-ii/716