-
Pra mim o item I também está incorreto, pois um nível de capacidade é definido por metas genéricas e específicas, não práticas.
-
Pra mim também Camila,
Marquei a a) por eliminação, pois em III - as áreas são as mesmas, II - correto e I - metas definem a capacidade, lógico que alcançadas através das práticas.
-
O item 1 esta correto, porque as patricas estao contidas nas metricas.
-
Oi Pessoal, o item I está correto pois o nível de capacidade observa somente as práticas genéricas, realmente. Porém, a 1a prática genérica diz para implementar todas as práticas específicas.
-
Pra mim, o item I está errado pois cada nível de capacidade, a partir do 1, possui uma meta genérica.
-
Uma meta específica descreve as características que devem estar presentes para uma implementação adequada de uma área de processo. Ela é um componente requerido do modelo utilizada nas avaliações para determinar se uma área de processo está implementada.
As metas genéricas são componentes requeridos do modelo utilizadas nas avaliações para determinar se uma área de processo está implementada e são denominadas “genéricas” porque a mesma declaração de meta se aplica a várias áreas de processo. Elas descrevem as características necessárias para institucionalizar os processos que implementam a área de processo em questão.
Uma área de processo é um conjunto de práticas relacionadas a uma área que, quando implementadas, satisfazem a um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas naquela área.
Um nível de capacidade é composto por uma meta genérica (e suas práticas genéricas relacionadas como descrito na área de processo) que pode melhorar os processos da organização associados àquela área de processo. À medida que a meta genérica (e suas práticas genéricas) de cada nível de capacidade é satisfeita, podem ser colhidos os benefícios da melhoria de processo para aquela área de processo.
-
Os níveis de capacidade, na verdade, têm relação DIRETA com as Metas e Práticas Genéricas, pois elas definem o nível de institucionalização de cada processo.
Entretanto, perceba que a Meta Genérica 1, por exemplo, diz que "o processo atinge as suas metas específicas" (que estão relacionadas a práticasespecíficas). Eu sei que é um relacionamento INDIRETO, mas, conceitualmente, acredito que não é incorreto dizer que níveis de capacidade podem estar relacionados a práticas específicas, então. (Fernando Pedrosa)
fonte: http://www.itnerante.com.br/forum/topics/d-vida-em-quest-o-sobre-cmmi
-
O que é estranho na alternativa I é que as práticas genéricas não precisam ser executadas necessariamente, já que são componentes esperados. Logo ela não define o nível de capacidade, já que nem é obrigatória. As metas, por sua vez, são obrigatórias.
Eu considero esta alternativa errada.
-
A sorte dessa questão é que a banca não colocou uma opção 'II, apenas', senão eu a marcaria fácil.