SóProvas


ID
648016
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No contexto da organização de sistemas de computadores,

I. o ciclo busca-decodificação-execução pode ser executado, também, por um interpretador de software que roda em um nível mais baixo.

II. computadores paralelos incluem processadores matriciais, nos quais a mesma operação é efetuada sobre múltiplos conjuntos de dados ao mesmo tempo.

III. computadores paralelos incluem multiprocessadores, nos quais várias CPUs compartilham uma memória em comum.

IV. computadores paralelos podem ser formados por multicomputadores, cada um com sua própria memória, mas se comunicando por transmissão de mensagens.

Está correto o que afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. o ciclo busca-decodificação-execução pode ser executado, também, por um interpretador de software que roda em um nível mais baixo. (Correto, São os chamados microprogramas da CPU)

    II. computadores paralelos incluem processadores matriciais, nos quais a mesma operação é efetuada sobre múltiplos conjuntos de dados ao mesmo tempo. (Um exemplo de processador matricial moderno são as GPUs. Algumas como as da NVidea possuem linguamgens próprias (CUDA) para transformar a GPU em uma GPGPU - General Pourpose Grapycal Processing Unit)

    III. computadores paralelos incluem multiprocessadores, nos quais várias CPUs compartilham uma memória em comum. (Basta lembrar dos SMPs - Symmetric multiprocessors)

    IV. computadores paralelos podem ser formados por multicomputadores, cada um com sua própria memória, mas se comunicando por transmissão de mensagens.(Um exemplo são os Cluster)
  • A afirmação I está ambígua e cabe anulação.

    o ciclo busca-decodificação-execução pode ser executado, também, por um interpretador de software que roda em um nível mais baixo

    Mais baixo em relação a que?
    • Se for em relação à execução "tradicional" do ciclo busca-decodificação-execução, está errada. Microprogramação é um nível mais alto.
    • Se for em relação aos interpretadores de software "tradicionais", está certa.
  • Justificando as 2 ultimas alternativas: Na área de processamento paralelo existem dois paradigmas principais de programação, Memória Compartilhada(fortemente acoplados) e Troca de Mensagens(fracamente acomplados).

    E existem 4 arquiteturas: SISD, MISD, SIMD e MIMD, sendo esta última mais usada e dividida em:

    - Multiprocessadores, com memória compartilhada;

    - Multicomputadores, com memória distribuida.

    O modelo de programação em memória compartilhada é direcionado para arquiteturas nas quais múltiplos processadores compartilham um único espaço de memória. A comunicação entre os processadores ocorre através da leitura(STORE) e escrita(LOAD) nesses dados compartilhados.

    Um outro modelo de processamento paralelo é direcionado para arquiteturas de troca de mensagens. Nesse modelo, processadores não compartilham memória. Ao invés disso, eles enviam(SEND) e recebem(RECEAVE) mensagens através da rede de interconexão. Todos os dados são privados e a única forma de um processador obter uma informação que não está na sua memória local é requisitando-a ao processador que a possui.

    Existe ainda a possibilidade de usar um modelo híbrido de comunicação com troca de informações por memória compartilhada dentro do nó SMP e troca de informações por mensagens entre os nós.