SóProvas


ID
648037
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma sociedade de economia mista foi condenada em ação judicial movida por empresa contratada ao paga- mento por serviços executados e não pagos. Iniciada a execução judicial e recusando-se a pagar espontaneamente o débito, a sociedade de economia mista

Alternativas
Comentários
  • Letra c)
                      Conforme explica a Constituição Federal (art. 173, § 1º, II), a lei que estabelecer o estatuto jurídico das empresas públicas, das sociedades de economia mista e de suas subsidiárias, quando exploradoras da atividade econômica, deverá dispor sobre a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
  • A questão está duplicada, vide a   Q215883.  Bons estudos.
  • LETRA C

    OBSERVAÇÃO: se a sociedade de economia mista prestar serviços públicos, seus bens serão impenhorávei e inalienáveis, e ela terá imunidade tributária.
  • Percebir! Realmente esta duplicada. 

  • A questão não deixou claro se era uma SEM com fins econômicos ou prestadora de serviços públicos. No primeiro caso, a alternativa C estaria mesmo correta, mas no segundo, não poderia ter seu patrimônio penhorado, pois seus bens estão afetados pelo regime do serviço público e seus pagamentos, penso seu, seriam realizados por meio de precatórios.
  • Klaus Serra
    Eu procurei sobre essa sua explicação mas não achei.
    Você tem fontes?
    Em todos os lugares que olhei os autores dizem que as SEM e as Emp. Públicas estão sempre sujeitas à penhora.
  • Stephano, o colega Klaus está certo. Vi na doutrina de VP e MA:
    As empresas estatais (EP e SEM) possuem patrimônio próprio, sendo que seus bens são privados. Dessa forma, os bens das EPs e das SEMs podem ser penhorados. Entretanto, segundo o STF os bens das prestadoras de serviços públicos que estejam vinculados à prestação de um serviço não podem ser penhorados.
    Segundo a nova lei de falência a EP e a SEM NÃO podem falir.
    Questão passível de anulação, portanto...