SóProvas


ID
64852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o
resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos
cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um
caminho não muito longo.
Antonia Heredia Herrera. Archivistica general. In: Teoria y práctica.
Sevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações).

Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os
itens a seguir.

O princípio da ordem natural é subsidiário ou decorrente do princípio da cumulatividade.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística da Associaçãodos Arquivistas Brasileiros (1996), o princípio de proveniência é o“Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição oude uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturadosaos de origem diversa” (p. 61).Este princípio é o primeiro que define um conjunto de documentos como arquivo. Enquanto os demais conjuntos documentais são coleções de itens selecionados, escolhidos previamente, o conjunto de documentos que forma o arquivo se faz num processo natural de acumulação, a partir do fluxo da sua produção/recepção por um único sujeito, seja uma entidade coletiva ou uma pessoa. Os documentos são acumulados à medida que são produzidos em decorrência de atividades que são necessárias para a realização da missão do seu produtor.Quanto ao princípio de manutenção da ordem original , Duranti (1994b) o considera como um princípio de proveniência sob o ponto de vista interno do arquivo (p. 57). A ordem original seria aquela em que os documentos de um mesmo produtor estão agrupados conforme o fluxo das ações que os produziram ou receberam. Se o documento é a corporificação de ações que ocorrem em um fluxo temporal, a ordem original, ou melhor, a ordem dos documentos em correspondência com o fluxo das ações torna-se indispensável para a compreensão dessas ações e, conseqüentemente, para a compreensão do significado do documento.Sousa (2003) discute o papel dos princípios de proveniência e de manutenção da ordem original na classificação de arquivos de uso corrente:Podemos [...] entender os princípios de respeito aos fundos e o da ordem original como princípios de divisão ou de classificação naturais, pois são atributos essenciais e permanentes ao conjunto (arquivo) a ser dividido. [...] a origem [do] conjunto de documentos é sua marca indelével, inseparável, é o que lhe dá inteligibilidade e identidade. (p .251).
  • Cumulatividade10 - Bellotto (2002) assim define a Cumulatividade que ela chama de qualidade de Naturalidade na acumulação: “os documentos não são colecionados e sim Acumulados, naturalmente, no curso das ações, de maneira contínua e Progressiva”. (p. 25). Os itens documentais de um arquivo não são escolhidos previamente para serem acumulados, eles se acumulam à medida que são produzidos.Mas uma boa Cumulatividade, aquela que promove a perfeita organicidade do arquivo, se realiza quando os documentos são organizados de acordo como desenvolvimento das ações; quando o fluxo de acumulação acompanha ofluxo das ações que criam os documentos. Isso dificilmente se realizaperfeitamente sem que haja uma ação orientada para esse fim. O que orientaráessa ação será o chamado Plano de Classificação que se constitui na principalatividade da gestão de documentos de uso corrente.Organicidade - Se um arquivo é formado por um conjunto de documentos que se originam de ações articuladas em prol da missão de uma entidade, tem-se que ele resulta em um todo orgânico cujas partes são inter-relacionadas de modo a fornecer o sentido do conjunto.A Organicidade do arquivo realiza-se através da acumulação dos documentos. Um arquivo sempre tem alguma Organicidade, as próprias atividades acabam por impor alguma ordem aos documentos gerados. Mas a acumulação com base em um Plano de Classificação, de modo correspondente ao fluxo do desenvolvimento das ações, de modo que as inter-relações existentes entre as funções atividades tarefas reflitam-se nos documentos, essa acumulação faz com que o arquivo reflita, no seu todo, a missão realizada.
  •  Seria o contrario verdadeiro? Pelo comentário anterior que foi baseado na Belloto me parece que sim.

  • O princípio da ordem natural é subsidiário ou decorrente do PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA. É o 2º grau deste princípio.
  • Cumulatividade é: “os documentos não são colecionados e sim Acumulados, naturalmente, no curso das ações, de maneira contínua e Progressiva”. Ou seja, a cumulatividade decorre do princípio da ordem natural de maneira contínua e progressiva. 

    Questão errada!

    Bons estudos!

  • QUESTÃO ERRADA

    Logo não se prenda a afirmativa. Mistureba danada.......

    1º - O Princípio do respeito à ordem original ou ordem primitiva e não PRINCÍPIO DA ORDEM NATURAL; 

    2º ...Inicia-se pela exposição do conceito de “naturalidade” ou cumulatividade do arquivo que vem a ser condição para a sua organicidade que, por sua vez é condição para a Imparcialidade dos documentos que, também, ao seu turno, é condição para a sua Autenticidade.

    fonte: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/LHLS-69UR3J/mestrado___ana_m_rcia_lutterbach_rodrigues.pdf?sequence=1
  • É correto afirmar que inverteram os conceitos?