SóProvas


ID
64858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o
resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos
cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um
caminho não muito longo.
Antonia Heredia Herrera. Archivistica general. In: Teoria y práctica.
Sevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações).

Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os
itens a seguir.

Tradição documental é o atributo que se origina do objetivo de cada um dos exemplares dos documentos arquivísticos (original, cópia e minuta).

Alternativas
Comentários
  • A Tradição Documental é a parte da Diplomática que se ocupa dos vários modos de transmissão do documento no decorrer do tempo. Ela estabelece a ingenuidade documental, isto é, o grau de relação entre o documento e sua matriz. Conforme o grau de ingenuidade em que esteja, o documento apresenta-se em diferentesformas. Forma, portanto, é a configuração do documento segundo o estágio de transmissão ou gradação de ingenuidade documental. Nesta escala, o básico é o original, sendo as outras formas as de antes e depois dele. Há, assim, três momentos na tradição documental: o anterior ao original, o original e o posterior ao original.Reiterando, segundo a forma, o documento apresenta-se comopré-original, original e pós-original. No entanto, como se verá adiante, é possível ainda discernir as chamadas categorias ntermediárias, já que há estágios do documento em que ele, sem ser original, não chega a ser cópia, na real acepção da palavra.O pré-original é o texto anterior ao original genuinamentedefinitivo. Pode apresentar-se em duas etapas:1) o rascunho, o texto sujeito a correções e a rasuras, contendosupressões, acréscimos e substituições e2) a minuta, que pode ser tomada em dois sentidos. Como a forma diminuta, diminuída e abreviada do original, seria umescrito preparatório e reduzido para que, a partir dele, sepudesse confeccionar o original, isto é, um conjunto de dadosessenciais para a redação definitiva do documento. Em outrosentido, o mais considerado pela Diplomática, a minuta é ooriginal, portanto, o rascunho já passado a limpo, porém, semos sinais de validação (assinaturas, carimbos e selos). Na verdade, sem validação, as minutas não podem ter “fé”, não sendo levadas em conta do ponto de vista jurídico. Na arquivística, muitas vezes, as minutas é que ficam acumuladas no órgão de produção, sendo o original, constando de algumprocesso ou isoladamente, enviado para outra entidade ou pessoa, que o acumula em seu arquivo.
  • O original “é o documento feito por direta vontade dos autorese conservado em matéria e formas genuínas sob as quais foioriginalmente emitido” (PAOLI; REAL DIAZ, 1980). O originalconserva todos os caracteres externos e internos com os quais foiemitido. Diplomaticamente, considera-se no original: 1. o seu caráterde primeiro, de matriz; 2. o seu caráter de acabado, perfeito, limpo.
  • Fonte desta questão:  Livro: Arquivos Permanentes Tratamento Documental - Heloísa Liberalli Bellotto, 4ª edição, página 105 - Capítulo 5: "Tradição documental".

    Tenho visto há algum tempo que, em Arquivologia, a Cespe explora bem o livro da Bellotto, então pessoal, sebo nos neurônios!

    Bons estudos e boa sorte pra nós!
  • Q21617 - Tradição documental é o atributo que se origina do objetivo de cada um dos exemplares dos documentos arquivísticos (original, cópia e minuta).

    Resposta: (Certo)
    A assertiva está de acordo com os ensinamentos de Bellotto.
    Tradição documental refere-se aos momentos evolutivos de um documento desde sua criação até a sua chegada à terceira idade. Um documento, ao ser criado, pode nascer como minuta, ser convertido em original e depois ser copiado por motivos ou finalidades diversas.
    Um exemplo, dentre vários possíveis, seria o livro que pode nascer como uma minuta (instrumento preparatório), ser convertido em livro de fato (objeto original) e posteriormente ser copiado para distribuição.
    Bellotto, na página 106 do livro citado abaixo diz: “Há, pois, três momentos na tradição documental: o anterior ao original, o original e o posterior ao original.”
    Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 3ª ed. – Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2005.
  • QUESTÃO CERTA.

    Dica: Tradição documental - começou com um pequeno rascunho e depois tomou forma e conteúdo até 3ª idade. 

    Sim, o cespe gosta muito da Bellotto e Schellenberg e a  Quadrix - Marilena Paes. Eu tb......


  • Além do livro da Bellotto, outra fonte bacana para estudar tradição documental, da mesma autora, é o manual "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo". Pode ser encontrado facilmente na internet. ;)