SóProvas


ID
64864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o
resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos
cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um
caminho não muito longo.
Antonia Heredia Herrera. Archivistica general. In: Teoria y práctica.
Sevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações).

Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os
itens a seguir.

O princípio da territorialidade no plano institucional determina que os arquivos sejam conservados o mais perto possível do lugar da sua criação, e a sua aplicação significa que eles devem ser guardados pela instituição que os criou.

Alternativas
Comentários
  •  CORRETO!!!!

    O principio da territorialidade defende a conservação dos documentos próximo da instituição ou órgão que os tenham produzidos, para facilitar acesso e coordenação das atividades de arquivos. E sua aplicação é o arquivamento permanente também próximo de quem produziu tais documentos.

    Exemplo disso é os arquivos federais estarem na esfera federal arquivados, estaduais nas estaduais e municipais arquivados em seus arquivos municipais, não há mistura, para manter essa proximidade.

  •  Não concordo com a parte "e a sua aplicação significa que eles devem ser guardados pela instituição que os criou.", oras, o Arquivo Publico é uma instituição que guarda documentos de instituições publicas da sua esfera de poder, mas não é a mesma instituição que os criou. Territorialidade ao meu ver está muito mais ligado a jurisdição do que localização física. Me corrijam se estiver errado.

  • O princípio da territorialidade define-se como sendo «o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último». Este território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.

    O princípio da territorialidade distingue-se, pois, do Princípio da Pertinência Territorial «segundo o qual, sem se ter em conta o seu lugar de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles se refere».

    A aplicação deste último princípio pode levar, como é óbvio, à dispersão física dos documentos de um mesmo fundo ou à criação de colecções, contrariando, por isso, um dos fundamentos da arquivística.

    O valor do princípio da territorialidade reside no facto de «para que os arquivos permaneçam vivos e sejam utilizados e melhor entendidos, eles devem, o mais possível, ser conservados nos meios donde emanam ou que influenciaram a sua produção».

    Este princípio ficou oficializado com a assinatura, em 1978, da Convenção de Viena sobre a Sucessão dos Estados em Matéria de Bens, Arquivos e Dívidas de Estado

    fonte: Arquive-se
     
  • Tael Michael da Cruz Sarmento

    tenho a mesma visão que você, faltou uma palavrinha mais adequada na questão para não torna-la tão ambigua.

    mas, enfim vamos que vamos.
  • Certo, outra questão ajudaria a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.

    GABARITO: CERTA.

  • QUESTÃO .....CORRETA!!!

    Couture traz a ideia do Principio Pertinência Territorial ao Plano Institucional, nacional e regional também. 

    O plano institucional dá um sentido mais lato (amplo) ao Princípio da Territorialidade. Defende que os arquivos institucionais devem ser conservados no meio que foi produzido, ou seja, na instituição que daria a este fundo o máximo de pertinência e significado.
    fonte: file:///C:/Users/Claudia/Downloads/000855550.pdf

  • Se estivesse assim: "e a sua aplicação significa que eles devem ser guardados na instituição que os criou." estaria errada.

  • https://linktr.ee/mariliacristina

    Gabarito: Certo

    Questão extraída do Livro de Rousseau e Couture, Os Fundamentos da Disciplina Arquivística:

    Aplica-se o princípio da territorialidade a três níveis: 1. Nacional; 2. Regional; 3. Institucional.

    Nacional

    • Referência: Estados soberanos
    • Convenção de Viena sobre sucessões de Estados em matéria de bens, dívidas e arquivos de Estado
    • Utiliza-se o princípio da pertinência territorial

    Regional

    • Parecido com o nível Nacional
    • Delimita-se o lugar de produção do fundo

    Institucional

    • Sentido lato ao princípio da territorialidade
    • Conservação dos arquivos o mais perto possível do lugar da sua criação
    • Os arquivos devem ser guardados pela instituição que os criou