SóProvas


ID
64915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes,
julgue os itens subseqüentes.

Os documentos de um órgão público extinto formam, até a data da extinção, um fundo fechado, com data inicial e final.

Alternativas
Comentários
  • FUNDO ABERTO'É o conjunto de documentos ao qual vão continuar a juntar-se documentos.'FUNDO FECHADO'É o conjunto de arquivo ao qual não irão juntar-se mais documentos.':)
  • Eu nao concordo! Está subentendido no texto q  ATÉ A DATA DA EXTINÇÃO, o órgao estava funcionando, e portanto, AINDA era um fundo aberto! A partir da data de sua extinção, ele passou a ser um fundo fechado!

  • FUNDO DE ARQUIVO: é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência ( = origem);

    FUNDO ABERTO: podem ser acrescentados novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade.

    FUNDO FECHADO: não podem receber acréscimos de documentos, pois a entidade produtora não se encontra mais em atividade.

  • Essa questão está com gabarito errado. Concordo com vocês!

    Quando a banca afirma "até a data da extinção" fica evidente que o fundo ainda não foi encerrado, ou seja até aquele momento ele acumulava documentos normalmente.

    bons estudos.

  • Até a data da extinção, o órgão funcionava normalmente, logo, o fundo era aberto e não, fechado. Resposta do gabarito, para mim, está errada. A resposta correta é: ERRADO.
  • Também concordo que o gabarito esta errado. A reposta é ERRADA, já que como colocaram os colegas, subtende-se que a instiuição funcionava até a data de sua extinção, portanto o fundo era aberto recebia documentos até a instituição ser extinta.
  • GABARITO ERRADO!
  • Cara, que isso. Essa questão é completamente errada. Como a banca não alterou esse gabarito? Só pode ser de implicância mesmo. Se alguns colega tiver uma explicação, por favor, compartilhe comigo;.

    Abraço e bons estudo!
  • Q21636 - Os documentos de um órgão público extinto formam, até a data da extinção, um fundo fechado, com data inicial e final.

    Resposta: (Certo)
    Inicialmente marquei ERRADO, mas relendo a questão percebi que o enunciado afirma que o órgão já encontra-se extinto. Assim sendo, todos os seus documentos, de hoje (data final) voltando até a data que marcou a extinção do órgão (data inicial), formam um fundo fechado.
    Acredito que a intenção do examinador foi mesmo a de confundir quando elaborou a questão.

  • O comentário mais certo é o da Kémelly Castro, segundo o autor Renato Valentini, do livro "Arquivologia para Concursos" da editora Campus.

  • Pessoal, a explicação é simples:

    O fundo pode ser aberto (se a instituição estiver realizando suas atividades) ou fechado (se a instituição estiver encerrada). Depois de fechado, o fundo não pode receber mais documentação após a data-limite que indica o encerramento das atividades da instituição.


    Ou seja, após a extinção, a instituição continua exercendo suas atividades, como uma espécie de "liquidação" de empresas no âmbito do Código Civil, até uma data-limite. A questão está correta, apesar de eu também ter errado e ido dar uma pesquisada. hehehehe

    Bons estudos. 

  • Pessoal, vocês estão viajando e extrapolando o que a questão pede.
    Vocês estão olhando para a questão de uma posição que não é necessária para respondê-la. Aqui não importa o momento em que a instituição estava (funcionamento normal) e sim que a instituição encerrou suas atividades e, portanto, o fundo é fechado. Questão corretíssima. 

  • correta

    A empresa encerrou suas atividades e o fundo é fechado.

  • comentário do victor hugo é o único que da pra engolir mais ou menos, mas tb acho q deveria ser anulada por gerar dupla interpretação! já que a matéria te obrigar a saber que uma empresa extinta é diferente de empresa fechada é pegar pesado demais!