-
Papel de pH neutro ou ligeiramente alcalino é de degradação mais difícil.
O valor do pH é o grau de concentração de íons de hidrogênio num suporte. É expresso numa escala logarítmica de 0 a 14, sendo 7 o ponto neutro. Os valores acima de 7 caracterizam o estado alcalino e os inferiores, a acidez.
-
JÁ LI EM APOSTILAS E ASSISTI EM AULAS DE ARQUIVOLOGIA QUE NÃO EXISTE FORMA DE SE ELIMINAR AS CAUSAS DE DETERIORIZAÇÃO O QUE HÁ SÃO MÉTODOS QUE DIMINUEM DETERIORIZAÇÃO. ALGUÉM AJUDA?????
-
Mateus, pensei da mesma forma que você. É impossível ELIMINAR as causas de deterioração do documento. O que se pode fazer é tentar REDUZIR ao máximo a ação dos agentes deteriorantes. Mas como a questão foi do CESPE(banca que não mantém uma postura padronizada na formulação de suas questões), acabou-se que, dessa vez, passando por batido a palavra ELIMINAR.
Digo isto porque em várias questões CESPE, a alternativa encontra-se errada, pois se utiliza de um termo impróprio para o tema. Neste questão que estamos comentando, a palavra ELIMINAR é imprópria para tal tema, mas isto não foi considerado. Coisas do CESPE.
-
vide
Q280039 Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo
-
Questão deveria ser anulada.
impossível ELIMINAR.
Tudo um dia vai se acabar.
-
Não tenho a fonte agora, mas li em vários locais que o papel adequado seria o alcalino! Droga! :/
-
CORRETO
Ao elaborarmos invólucros com papel procura-se sempre utilizar papel permanente e acid free
PAPEL PERMANENTE = Papel que em condições normais de utilização e acondicionamento não se altera por pelo menos 100 anos.
Tecnicamente um papel só poderá ser considerado permanente se atender as normas internacionais de procedimentos de métodos de análises, assim como especificações mínimas. Estas normas determinam que o pH do papel deve ser de 7,5 a 10; não podendo conter mais de 1% de lignina e uma reserva alcalina mínima de 2%.
PAPEL ACID FREE = papel livre de ácidos, com pH neutro ou ligeiramente alcalino.
Associação de Arquivistas de São Paulo = ARQSP
-
Eu posso estar completamente enganada!!! Mas eliminar as causas da deterioração é diferente de eliminar a própria deterioração.
Na minha cabeça, eliminar a causa é evitar que a deterioração chegue a acontecer. Ou seja, o uso do papel neutro contribui significativamente para isso. Se o papel for ácido, pode provocar o início da deterioração.
Agora se a deterioração já aconteceu... não tem porque dizer que o papel é fonte de eliminação dessa situação.
Questão correta!
-
Questão
O uso do papel de pH neutro é uma das medidas mais importantes para eliminar ou diminuir as causas da deterioração sofrida pelo documento.
O Livro "Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas", disponível em
https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf
em sua página 38 conceitua:
- PAPEL NEUTRO – Papel não ácido ou ligeiramente alcalino e que, portanto, não se deteriora com facilidade. pH – Medida da acidez ou alcalinidade de uma substância. A escala de pH varia de pH 1 (acidez máxima) a pH 14 (alcalinidade máxima), sendo o pH 7 considerado neutro.
- pH – Medida da acidez ou alcalinidade de uma substância. A escala de pH varia de pH 1 (acidez máxima) a pH 14 (alcalinidade máxima), sendo o pH 7 considerado neutro.
O gabarito da questão foi correto ✅, porém a doutrina indica que a banca se equivocou.