SóProvas


ID
65059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma política de seleção define critérios segundo os quais os
documentos são julgados para se decidir a respeito de sua
incorporação ao acervo. Julgue os itens a seguir, a respeito desses
critérios.

Uma obra publicada por uma editora de excelência na área jurídica é um fator a ser considerado favoravelmente na sua avaliação para incorporação ao acervo, segundo critério de seleção relacionado ao conteúdo dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendo, quer dizer que o fato da editora ser excelente isso está relacionado ao conteúdo...não seria á autoridade??
  • Segundo Vergueiro 2010, p.18. Critérios que abordam o conteúdo dos documentos 1º AUTORIDADE: busca definir a qualidade do material a partir da reputação de seu autor, EDITORA ou patrocinador.
  • Estes critérios seriam ligados a autoridade, não ao conteúdo, certo? Acho que a resposta certa seria "Errado".
  • Questão: Certa.

    Critérios que abordam o conteúdo dos documentos


    Autoridade: procura definir a qualidade do material a partir da reputação de seu autor, editora ou patrocinador. Por exemplo, na área de biblioteconomia, por exemplo, um livro da editora Briquet de Lemos tem muitos pontos neste critério, pois é a principal editora nacional da área.

    Precisão: visa evidenciar o quanto a informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa, correta.

    Imparcialidade: busca identificar se há uma apresentação justa de todos os lados do assunto, sem favoritismos nem preconceitos.

    Atualidade: A velocidade com que as informações ficam desatualizadas irá variar de acordo com a área de conhecimento em que a biblioteca atua.

    Cobertura e tratamento: é a forma como o assunto é abordado. Se é superficial ou avançado, se os aspectos fundamentais foram cobertos ou se alguns foram deixados de fora. 

    A obra publicada por uma editora diz respeito a autoridade, logo, também se refere ao critério de conteúdo dos documentos.
  • Sim, mas a autoridade está dentro dos critérios relacionados ao conteúdo dos documentos. Segundo Vergueiro (2010):

    Critérios que abordam o conteúdo do documento:

    Autoridade: define a qualidade do material, segundo a reputação de seu autor, editora, etc.

    Precisão: evidencia o quanto a informação do documento é exata. Pode ser necessário a opinião de um especialista.

    Imparcialidade: verifica se todos os lados são apresentados de maneira justa. Pode ser encarada por um ângulo negativo (preconceito), como por um ângulo positivo (exteriorização de pontos de vista minoritários), o profissional deverá avaliar pelo contexto da biblioteca como abordar essa questão.

    Atualidade: verificar a atualidade da obra. Critério muito importante para bibliotecas especializadas que dependem de informações muito atualizadas.

    Cobertura/tratamento: como o assunto é tratado. Importante distinguir se abordagem é suficiente ou superficial e se todos os critérios importantes sobre tal assunto foram tratados.