SóProvas


ID
6511
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de Internet, protocolos TCP/IP e Segurança da Informação.

I. A assinatura digital é o processo de manter mensagens e dados em segurança, permitindo e assegurando a confidencialidade. Quando utilizam apenas chaves privadas, as assinaturas digitais são usadas para fornecer serviços de integridade de dados, autenticação e não repúdio.

II. Um algoritmo de criptografia simétrica requer que uma chave secreta seja usada na criptografia e uma chave pública diferente e complementar da secreta, utilizada no processo anterior, seja utilizada na decriptografia. Devido à sua baixa velocidade, a criptografia simétrica é usada quando o emissor de uma mensagem precisa criptografar pequenas quantidades de dados. A criptografia simétrica também é chamada criptografia de chave pública.

III. Na Internet, O UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte que presta um serviço de comunicação não orientado a conexão e sem garantia de entrega. Portanto, as aplicações que utilizam este tipo de protocolo devem ser as responsáveis pela recuperação dos dados perdidos.

IV. Os servidores de diretório responsáveis por prover informações como nomes e endereços das máquinas são normalmente chamados servidores de nomes. Na Internet, os serviços de nomes usado é o Domain Name System (DNS). O DNS apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários

  •                                                       UDP

    O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.

    O protocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowlegments, controle de fluxo, etc. Cada datagrama UDP tem um tamanho e pode ser considerado como um registro indivisível, diferentemente do TCP, que é um protocolo orientado a fluxos de bytes sem início e sem fim.

  •   DNS


    O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    • Examinar e atualizar seu banco de dados.
    • Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

    O sistema de distribuição de nomes de domínio foi introduzido em 1984, e com ele, os nomes de hosts residentes em um banco de dados pode ser distribuído entre servidores múltiplos, diminuindo assim a carga em qualquer servidor que provê administração no sistema de nomeação de domínios. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele. Este tipo de servidor usa como porta padrão a 53.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System

  • I) Assinatura digital não garante confidencialidade, só garante Autenticidade, Integridade e Não repúdio. 
    II) É criptografia Assimétrica e não simétrica.